ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Vereadores acompanham:
 
Como havia programado anteriormente, a Sanepar pro
 
08/04/2015
Fonte: assessoria
Um gerador de energia móvel foi contratado para manter o sistema até a complementação da rede de energia
Crédito:

Como havia programado anteriormente, a Sanepar promoveu na última terça-feira, 07, a ativação do novo sistema de abastecimento de água tratada implantado no Município de Prudentópolis, e que envolve a obra de ampliação da captação de água junto ao Rio dos Patos, elevação das bombas e remodelação do sistema elétrico, aumento da rede distribuidora, construção de um novo reservatório na Rua Domingos Luiz de Oliveira, novo módulo de tratamento de água na estação, e bombas de elevação em vários pontos da cidade, com vistas a suprir o abastecimento em regiões mais altas. Durante todo o dia, uma equipe composta por técnicos e funcionários da Sanepar, além de empresas contratadas, fizeram testes de bombeamento e de suprimento de água desde a captação até as redes distribuidoras, para avaliar o comportamento e capacidade de resistência dos novos equipamentos e materiais, observando se não havia problemas de pressão fora dos padrões ou vazamentos em virtude de ruptura de tubulações, além da regulagem e aferição de todo o sistema. Para acompanhar de perto este trabalho, o Presidente Júlio César Makuch, acompanhado dos vereadores José Petez, Maurício Bosak, Valdir Krik, Marcos Roberto Lachovicz, Osmar Pereira, e do Vereador licenciado Adriano Cardozo, além do Prefeito Adelmo Luiz Klosowski, e o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Alex Fabiano Garcia, estiveram em visita às unidades da companhia de abastecimento, onde observaram as explanações dos técnicos sobre todas as etapas cumpridas até agora. “Praticamente foi uma inauguração extraoficial do novo sistema de abastecimento de água, já que a obra principal foi concluída e colocada em funcionamento, para suprir os problemas constantes de falta de água na cidade”, comentou o Presidente Makuch.
Neste período ainda estão ocorrendo interrupções no sistema de abastecimento, justamente por vazamentos que estão ocorrendo na nova tubulação, que precisa de ajustes, além de conclusão da parte elétrica da captação. O Presidente Júlio Makuch enfatizou o empenho de toda a equipe da Sanepar no sentido de envidar esforços para entrega total do sistema em prazo hábil, pois a falta de água constante na cidade vinha sendo cobrada de forma contínua pela população. A obra envolvendo desde a captação em Linha Rio dos Patos, Estação de Tratamento de Água na Rua Marechal Cândido Rondon, o reservatório da Rua Domingos Luiz de Oliveira e as unidades de bombeamento para parte alta da cidade, além de vários ramais da tubulação, demandou um tempo excessivo, haja vista que após todo o projeto concluído, houve a enchente do Rio dos Patos, em meados de julho passado, a qual acabou por cobrir toda a estrutura existente na captação. Assim todo o projeto precisou ser redimensionado, inclusive com elevação dos motores e painéis de controle elétricos, para evitar problemas futuros desse gênero. A Sanepar estima que a falta de água na cidade deve ser solucionada em definitivo com a entrega total da obra de ampliação e remodelação do sistema, suprindo a demanda por vários anos.

HISTÓRICO DA OBRA

Após a licitação para contratação da empresa responsável pela execução das obras de ampliação do sistema de captação, tratamento e distribuição de água tratada em Prudentópolis, a Martins Engenharia S/A, pela Sanepar, os trabalhos de implantação de nova rede adutora e reservatórios foram iniciados em Prudentópolis, em meados de abril de 2013. Duas frentes de trabalho passaram a atuar simultaneamente, envolvendo a implantação da duplicação da tubulação de captação de água, desde a estação coletora, junto ao Rio dos Patos, em Linha Inspetor Carvalho, seguindo-se até a estação de tratamento, na Rua Marechal Cândido Rondon. Aliado a isso, se iniciou a construção de um novo reservatório, na Rua Domingos Luiz de Oliveira, próximo ao Colégio Nosso Futuro. As obras contemplam uma nova captação, novo módulo de tratamento, o qual vai aumentar a capacidade de produção de água tratada, um novo reservatório, além de melhorias na rede de distribuição como um todo. Os investimentos contratados são da ordem de R$ 4, milhões, além de melhoramentos no sistema elétrico, que ocorreu no decorrer das obras de ampliação, que servirá para reforçar a rede de energia e motores do sistema de captação.
A previsão da Sanepar e da empreiteira responsável, é de que a conclusão aconteceria até fevereiro de 2014, período em que as unidades descritas estariam em condições de operação, envolvendo a etapa final. No entanto, uma série de fatores interferiu no trâmite dos projetos que sofreram diversas alterações em suas execuções. A própria enchente registrada em julho do ano passado, provocou essa mudança, já que o volume de água na captação cobriu todo o complexo, superando índices da enchente verificada em 1983, que foi um dos maiores da história. Com base nisso, foi projetado um sistema de bomba flutuante, para não haver risco de a captação ficar submersa. O mesmo aconteceu com o quadro de alta tensão da energia elétrica, que também teve de ser erguido para evitar problemas quando de enchentes. Dessa forma, diversos sistemas tiveram de serem recalculados e projetados novamente, com necessidade de se adquirir equipamentos com medidas dimensionadas para esse fim. O projeto contempla a construção de um reservatório de água com capacidade para armazenar 1 milhão de litros; construção de uma nova estação de captação; nova adutora do Rio dos Patos até a estação de tratamento; construção de mais um modulo de tratamento, aumentando a capacidade de tratamento de água; nova rede de distribuição, entre outros. Atualmente, a capacidade dos reservatórios existentes no município fica em torno de 750 mil litros. O sistema de reserva atual não tem condições de abastecer o nosso município todo, e as soluções apresentadas para esse problema foram sempre emergenciais. Com a nova obra, a previsão é de que até 2015 o sistema dê suporte à demanda. 


A questão do abastecimento de água e coleta de esgotos é uma reivindicação antiga que vem sendo cobrada pelo Poder Legislativo Municipal, o qual já constituiu uma Comissão Especial Mista, em meados de 2009, para levantar toda a questão do sistema de água e esgotos, e elaborou relatórios, os quais foram encaminhados para os poderes públicos e autoridades, enfatizando o grande problema de interrupção e insuficiência do abastecimento de água, e coleta de esgotos. Nesta legislatura, a comissão foi recriada e já realizou reuniões anteriores com representantes da Sanepar, além de uma vistoria em todo o sistema. A Câmara de Vereadores acompanhou de perto a luta e reivindicação da população, durante esse  tempo, através da Comissão Especial Mista, composta por membros da Prefeitura e Câmara Municipal, para analisar toda a questão da distribuição de água tratada e coleta de esgotos sanitários no município.

 

 
 Galeria de Fotos
Um gerador de energia mvel foi contratado para manter o sistema at a complementao da rede de energia Na visita  estao de tratamento, vereadores acompanham as obras implantadas Novo mdulo da estao de tratamento de gua foi implantado Comisso de Vereadores junto do pessoal tcnico da Sanepar, junto ao sistema de captao no rio Vereadores e equipe tcnica da Sanepar na estao de captao no Rio dos Patos Motores acoplados s bombas de suco, com sistema blindado contra gua
 
 Outras Notícias
» VEREADOR BELÓ PEDE LICENÇA E POLOVEI ASSUME COMO SUPLENTE
» FALECE O EX-VEREADOR ABEL ZAIAS
» FELIPÃO DEIXA A SECRETARIA DA AGRICULTURA E RETORNA À CÂMARA
» SESSÕES DA CÂMARA COMEÇAM NESTA TERÇA-FEIRA, DIA 06
» FUNCIONALISMO TERÁ REPOSIÇÃO SALARIAL DE 3,71%
» EDITAL DE CONVOCAÇÃO:
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: 08:30h às 17:00h - Email: atendimento@cmprudentopolis.pr.gov.br
Telefone: (42) 3446-8600