ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Pulseira de controle de infectados:
 
QUESTÃO DA COVID E FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO É DISCUTIDA NA CÂMARA
 
11/05/2021
Fonte: assessoria
Crédito:

Reunião realizada na sexta-feira na Câmara Municipal de Prudentópolis, 07, entre vereadores e o Presidente da Aciap, Jean Gerei, discutiu a situação atual relacionada ao aumento de casos de covid-19, e a situação do funcionamento dos estabelecimentos comerciais neste período. Ao abrir a reunião, o Presidente da Câmara, Lucas Sanches, fez um apanhado da situação atual vivenciada na cidade, com relação ao aumento de casos de covid, que está preocupando a população e os setores de saúde. Citou o caso da Santa Casa, que é referência em atendimento da pandemia, onde há lotação comprometida de pacientes contaminados em atendimento, com grande aumento no consumo de oxigênio, o que está forçando a adaptação de novos espaços para abertura de mais leitos para dispor atendimento. Observou que boa parte da população, no entanto, não está seguindo corretamente as orientações sanitárias de prevenção, fazendo aglomerações, deixando de se prevenir com uso de máscara e álcool gel, o que compromete ainda mais a situação. Aliado a isso, alguns estabelecimentos comerciais também registram aglomerações de clientes, principalmente em dias de movimentação de pagamentos dos aposentados. “Observamos nos dias de pagamentos dos nossos aposentados, centenas de pessoas aglomeradas defronte a bancos, lotéricas, supermercados e outros tipos de comércio, o que nos preocupou muito, pois pode disseminar ainda mais a doença esta situação”, comentou.

         Com relação a questão de aglomerações no comércio, indagou ao presidente da Aciap, Jean Gerei, como o setor empresarial vem acompanhando esta situação vivida, e que posicionamento possui a respeito. Jean, ao se manifestar aos vereadores, foi taxativo em afirmar que, com relação ao segmento comercial, na questão de lockdown, é de opinião que “ou se fecha tudo, até farmácias, postos, bancos e mercados, ou não se fecha nada”. Esse controle parcial de  parte do comércio, no seu entender, não trará resultados efetivos, haja vista que muitas pessoas continuarão circulando nos estabelecimentos que permanecem abertos. Com relação às lojas, pode se observar que há um controle por parte dos seus proprietários e funcionários, e em sua maioria, não há grande fluxo de clientes num mesmo momento, o que dificilmente gera aglomerações. Até mesmo em restaurantes, há distanciamento com mesas vagas e boa parte se utiliza do serviço de delivery. “Os bancos, nos dias de pagamentos de aposentados, e de auxílios, tiveram grande movimentação, o que preocupou a todos”, salientou.

         Durante a reunião se levantou sobre alguns casos onde pessoas contaminadas não respeitam isolamento, inclusive frequentando locais de trabalho. Geralmente são pessoas assintomáticas ou com sintomas leves, os quais permanecem infectados em contato direto com colegas de trabalho ou público em geral, com possibilidade de grande foco de transmissão. Com relação a isso, o Presidente Lucas afirmou que está tramitando em regime de urgência, um projeto de lei que estipula o uso de pulseiras por contaminados, as quais serão lacradas e deslacradas pela equipe da vigilância sanitária, enquanto perdurar o isolamento, o que permitirá a identificação de pessoas contaminadas, em se desrespeitando o isolamento social, com punições em multas e demais penalidades existentes. “Seria uma forma de controle dessa situação, haja vista que não há consciência de boa parte dos pacientes nesse sentido”, disse.

         “Nós estamos extremamente preocupados com a situação e diariamente buscamos levar as situações existentes aos órgãos oficiais, como Secretaria de Saúde, Comitê do Covid, e administração municipal. Nós somos fiscalizadores e não administradores. Temos cobrado, reivindicado, apoiado, e dividido ações de diversas formas para a questão, mas precisamos da consciência de toda a população, que precisa fazer sua parte, do contrário não adiantam medidas restritivas dos setores oficiais”, concluiu o presidente durante a reunião

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» VEREADOR BELÓ PEDE LICENÇA E POLOVEI ASSUME COMO SUPLENTE
» FALECE O EX-VEREADOR ABEL ZAIAS
» FELIPÃO DEIXA A SECRETARIA DA AGRICULTURA E RETORNA À CÂMARA
» SESSÕES DA CÂMARA COMEÇAM NESTA TERÇA-FEIRA, DIA 06
» FUNCIONALISMO TERÁ REPOSIÇÃO SALARIAL DE 3,71%
» EDITAL DE CONVOCAÇÃO:
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: 08:30h às 17:00h - Email: atendimento@cmprudentopolis.pr.gov.br
Telefone: (42) 3446-8600