ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Nominao de ruas:
 
PROJETOS PRESTAM HOMENAGENS PSTUMAS
 
03/07/2014
Fonte: assessoria
Stefaniak durante a solenidade de posse ao cargo de Vereador na Cãmara Municipal
Crédito:

Um Padre, duas Professora e um Radialista receberam homenagem póstuma da Câmara Municipal de Prudentópolis, com a aprovação de projetos que tratam da nominação de vias públicas ainda sem identificação, localizadas no quadro urbano de Prudentópolis. A nominação vai passar a constar do cadastro imobiliário municipal e do mapa do quadro urbano, após o trâmite dos projetos, que foram aprovados pela câmara e sancionados pelo Prefeito Municipal, seguidos da publicação em Diário Oficial, transformando-se em Leis Municipais. As homenagens prestam reconhecimento às pessoas que faleceram há algum tempo e deixaram o convívio dentre seus entes mais próximos, e que, ao longo de suas vidas, desempenharam atividades relevantes e de destaque em seus meios de atividades, com atuação em outros segmentos como sociais, educativos e comunitários. As matérias foram propostas por autoria do Vereador João Michalichen Neto (PSD) e integram um conjunto de leis que servirão para alimentar o banco de nomenclaturas do Departamento de Urbanismo da Prefeitura Municipal, que utilizará os respectivos nomes para nominar novas vias públicas que são implantadas em várias regiões da cidade, principalmente dentro de novos loteamentos que estão surgindo na cidade nos últimos tempos. Durante a votação final, o autor das proposições destacou o grande papel e importância que as pessoas lembradas por essa homenagem tiveram em nossa comunidade e até ao nível externo, inclusive no exterior. Os Projetos homenagearam o Radialista e ex-Vereador Antonio Stefaniak Sobrinho; as Professora e Catequistas Antonia Chulhan e Nádia Chulhan; e o Padre Josafat Agostinho Ditkun. As matérias em homenagem aos cidadãos, são as seguintes:
PROJETO DE LEI Nº 007/2014 - Autoria : Ver. JOÃO MICHALICHEN NETO (PSD) Súmula: “Denomina de “RUA ANTONIO STEFANIAK SOBRINHO” uma das vias públicas de nossa cidade que ainda não possua denominação, e dá outras providências.”
PROJETO DE LEI Nº 015/2014 - Autoria : Ver. JOÃO MICHALICHEN NETO (PSD) - Súmula: “Denomina de “RUA PADRE JOSAFAT AGOSTINHO DITKUN” uma das vias públicas de nossa cidade que ainda não possua denominação, e dá outras providências.” 
PROJETO DE LEI Nº 017/2014 - Autoria : Ver. JOÃO MICHALICHEN NETO (PSD) - Súmula: “Denomina de “RUA PROFESSORA ANTONIA CHULHAN” uma das vias públicas de nossa cidade que ainda não possua denominação, e dá outras providências.”
PROJETO DE LEI Nº 018/2014 - Autoria : Ver. JOÃO MICHALICHEN NETO (PSD)- Súmula: “Denomina de “RUA PROFESSORA NÁDIA CHULHAN” uma das vias públicas de nossa cidade que ainda não possua denominação, e dá outras providências.”
Segundo lei municipal, para denominação de vias e logradouros públicos do município serão escolhidos, dentre outros, nomes de pessoas, datas ou fatos históricos que representem, efetivamente, passagens de notória e indiscutível relevância; nomes que envolvam acontecimentos cívicos, culturais e desportivos; nomes de obras literárias, musicais, pictóricas, esculturais e arquitetônicas consagradas; de veículos marítimos, terrestres, aéreos e espaciais famosos; de divindades, inclusive mitológicas; de personagens do folclore; de corpos celestes; de acidentes geográficos; topônimos; e de animais, vegetais e minerais. Na escolha do nome de pessoas deverão ser obedecidos critérios como, que se trate de pessoas falecidas; que o homenageado tenha prestado serviços relevantes à Pátria, ao Estado, à cidade, à comunidade ou à humanidade, nos diversos campos do conhecimento humano, da política, da cultura, da educação, do esporte e da filantropia. Pode ainda ser adotado, como denominação, o apelido, alcunha ou pseudônimo do homenageado.
CURRÍCULOS DOS HOMENAGEADOS:
Antonio Stefaniak Sobrinho, conhecido popularmente em nossa cidade como “Stefa”, foi Vereador na Legislatura de 1997 a 2000, pelo Partido Trabalhista Brasileiro – PTB, quando obteve 681 votos, durante a campanha eleitoral de 1996. Em 1992, já havia se lançado como candidato, pelo mesmo PTB, obtendo apenas 358 votos, ficando na suplência. No meio radiofônico teve grande papel em nossa cidade, mantendo programas esportivos e transmissões futebolísticas, além do papel político que desempenhou, não apenas na câmara, mas também na prefeitura, onde foi titular da Secretaria Municipal de Esportes, durante o mandato do prefeito Vilson Santini.  O rádio paranaense também perdeu uma grande voz, com a morte do locutor e narrador esportivo, Antonio Stefaniak Sobrinho, aos 62 anos de idade. Antonio era irmão do também radialista e repórter da Radio Najuá, da cidade de Irati, Tadeu Stefaniak. “Stefa” teve passagens por várias emissoras de rádios da região, tendo trabalhado por maior tempo em Prudentópolis. Em Irati, sua terra natal, era conhecido por “Tocho”. Trabalhou na Najuá e Difusora, de Irati, Central e Difusora, de Ponta Grossa, Esperança, de Prudentópolis, e Panorama, de Itapejará do Oeste.  Seus amigos e ex-companheiros de transmissões esportivas lembram de sua constante descontração e brincadeiras, e também de seu tradicional bordão “É fogo no barbaquá”. Durante seu mandato legislativo, utilizou sempre da Tribuna para suas manifestações, com diversas discussões sobre questões diversas. Também foi autoria de vários projetos de Declaração de Utilidade Pública para Associações de Pais e Mestres de comunidades interioranas, nominações de vias públicas e concessão de título de “Cidadão Honorário de Prudentópolis” ao ex-Senador, ex-Deputado e ex-Governador do Paraná, Paulo Pimentel, honraria que foi entregue na legislatura seguinte, sob a Presidência do Vereador Elzevir Saviski, quando o autor da homenagem foi convidado para fazer a entrega. Stefaniak comemorou o aniversário de 62 anos, no dia 30 de janeiro de 2013 e na sexta-feira, 15 de fevereiro, como de costume apresentou o programa Desperta Sudoeste, da rádio Panorama, de Itapejara do Oeste. Vítima  de um Acidente Vascular Cerebral (AVC),  Antonio Stefaniak Sobrinho, ex-vereador da Câmara Municipal de Prudentópolis, faleceu no domingo, 17 de fevereiro, na cidade de Itapejara do Oeste, onde atuava profissionalmente na rádio Panorama.
Josafat Agostinho Ditkun – data de nascimento: 25/03/1931; Localidade: Linha Capanema, município de Prudentópolis; Filiação: Pai: Nicolau Ditkun – Ternopil, Ucrânia; Mãe: Ana Bodnarczuk – Ternopil, Ucrânia. Escolaridade: Ensino primário: Linha Capanema – Linha Capanema, Prudentópolis (1939-1945); Ginásio: Seminário São José, Prudentópolis, PR (1951-1955); Ensino médio: Iracema, Santa Catarina (1946-1948); Filosofia: Ivaí, Paraná (1956-1955). Ingressou no noviciado dos Padres Basilianos no dia 02 de fevereiro de 1949. Fez os votos simples no dia 31/12/1950 e professou os votos solenes em 26/02/1956. Foi ordenado sacerdote, em Roma, na Itália, no dia 25/03/1962, pelo Dom A. Horniak.
 Trabalhos pastorais: 1962 – Vice-mestre, em Ivaí; 1963 – Diretor espiritual no Seminário em Prudentópolis; 1964 – Coadjutor em Campo Mourão; 1965-1967 – Diretor espiritual no Seminário em Prudentópolis; 1972 – Coadjutor em São Paulo; 1972-1982 – Pároco em São Paulo; 1984-1986 – Diretor espiritual no Studium, Batel, Curitiba; 1986-1990 – Pároco, Martim Afonso, em Curitiba; 1990-1991 – Trabalho missionário na Austrália; 1991-1993 – Coadjutor em Martim Afonso, Curitiba; 1993 – Trabalho missionário na Ucrânia. 
Adoeceu repentinamente em Rohaten, na Ucrânia, onde trabalhava e lá faleceu no dia 20/05/1995. Seu enterro aconteceu em Lviv, Ucrânia, no dia 22/05. Pe. Agostinho era uma pessoa alegre, zeloso pregador. Suas homilias cativavam os fiéis e faziam-nos assimilar com facilidade os ensinamentos cristãos. Tinha muita facilidade em fazer amizades e agregar os fiéis em torno das causas que abraçava. Estava sempre disposto a trazer apoio e palavras de alento e incentivo, especialmente, ás pessoas que se encontram em dificuldade. Sua companhia era sempre agradável e animadora. Foi um exemplar seguidor de Cristo e pastor na seara do Senhor.
  Antonia Chulhan nasceu na Linha Maurício Faivre, Prudentópolis, no dia 25 de junho de 1915.   Seus pais: João Chulhan e Anastácia Spak.  Os estudos primários fez na Linha Maurício faivre, no Colégio Imaculada Virgem Maria, completando-os no Grupo Escolar Barão de Capanema. Nos anos de 1943-1944 estudou no Colégio São José, em Castro, Paraná. Cursou o Magistério no Colégio Regente Feijó, em Ponta Grossa, PR. No Instituto das Catequistas, Dona Antonia exerceu o cargo de Diretora Geral durante 13 anos, foi Conselheira e Tesoureira. Dirigiu todas as construções da entidade. Tem grandes méritos  na função de entidade jurídica do Instituto – a Associação Educativa Santa Olga, que durante os setenta e quatro anos de existência educou milhares de jovens, dando a elas uma formação religiosa, cultural e moral. Como professora da rede pública, exerceu o magistério na comunidade de Papanduva de Baixo, Prudentópolis. Durante 25 anos foi professora de religião no Grupo Escolar Barão de Capanema. Exerceu também o cargo de Inspetora Estadual da Educação. Paralelamente a sua vida profissional na escola pública, no Instituto Santa Olga durante décadas de sua vida foi professora e mestra de várias gerações de jovens que por ele passaram. Como reconhecimento pela sua dedicação e trabalho em prol do povo e principalmente das crianças e jovens prudentopolitanos, em 1990, por ocasião do jubileu áureo do Instituto, foi concedido a ela pela Câmara Municipal o Titulo de Cidadã Benemérita de Prudentópolis.
NÁDIA SCHULAN - Nádia Schulan nasceu na Linha Maurício Faivre, Prudentópolis, no dia 08 de junho de 1924. Seus pais: João Chulhan e Anastácia Spak. Fez os estudos primários  no Colégio Imaculada Virgem Maria e no Grupo Escolar Barão de Capanema. Nos anos de 1943 e 1944 cursou o ginásio no Colégio São José, em Castro, Paraná e, posteriormente, nos anos de 1945 e 1946, o Magistério no Colégio Regente Feijó, em Ponta Grossa, PR. Fez curso de aperfeiçoamento, no setor de economia doméstica rural, no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, MG, no México e Estados Unidos.  No instituto das Catequistas exerceu o cargo de Diretora Geral durante 18 anos, foi Conselheira e Tesoureira. Foi co-fundadora da entidade jurídica do Instituto – Associação Educativa Santa Olga, que durante os setenta e quatro anos de existência educou milhares de jovens, dando a elas uma formação religiosa, cultural e moral.   Nádia sempre foi muito ativa nos movimentos culturais e sociais. Foi co-fundadora e primeira professora de dança, teatro, língua e cantos do Grupo Amador da Cultura Ucraniana, junto a Paróquia São Josafat, hoje Grupo Folclórico Ucraniano Vesselka. Na década de 1970, fez um brilhante trabalho de evangelização destinado ao povo ucraniano, durante o regime comunista ateu da antiga União Soviética. Ela reunia um grupo de crianças, com as quais gravou 60 lições de catequese, que foram transmitidas pela Rádio Vaticana para a Ucrânia. Durante muitos anos foi coordenadora do Movimento Cursilho da Cristandade, como também iniciou a Pastoral dos Ícones, na Paróquia São Josafat.  Na área profissional exerceu o magistério em Candói, PR e no Grupo Escolar Barão de Capanema. Foi coordenadora de Merenda Escolar do município de Prudentópolis. Foi diretora da Escola Federal de Economia Doméstica Rural, junto à Associação Educativa Santa Olga. Dona Nádia prestou relevantes serviços para a comunidade prudentopolitana. Em 1990 recebeu do Poder Legislativo Municipal o título de Cidadã Benemérita de Prudentópolis.   

 

 
 Galeria de Fotos
Stefaniak durante a solenidade de posse ao cargo de Vereador na Cmara Municipal
 
 Outras Notícias
» FELIPÃO DEIXA A SECRETARIA DA AGRICULTURA E RETORNA À CÂMARA
» SESSÕES DA CÂMARA COMEÇAM NESTA TERÇA-FEIRA, DIA 06
» FUNCIONALISMO TERÁ REPOSIÇÃO SALARIAL DE 3,71%
» EDITAL DE CONVOCAÇÃO:
» PORTARIA HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO E CLASSIFICAÇÃO
» PORTARIA SOBRE EXPEDIENTE
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: 08:30h às 17:00h - Email: atendimento@cmprudentopolis.pr.gov.br
Telefone: (42) 3446-8600