INDICAÇÃO N°. 257/2025
Autoria: Ver. VALDECIR ANTONIO;
Súmula: “Indica ao setor de saúde para que veja da viabilidade de se fornecer o novo equipamento FreeStyle Libre, para fazer o controle da glicemia em pacientes com diabetes Tipo 1, pela rede pública municipal;”
Excelentíssimo Senhor Presidente;
Excelentíssimos Senhores Vereadores:
Obedecendo os termos contidos no Regimento Interno desta casa legislativa e tendo votação favorável dos demais componentes do Soberano Plenário, a matéria adiante-assinada INDICA ao setor de saúde da municipalidade, para que veja da viabilidade de se fornecer esse novo equipamento de controle da glicemia em diabéticos, o qual dispensa a necessidade de se picar o dedo para medição, sendo substituído por um aplicativo no telefone, aproximando-se o celular de um sensor fixado na região do braço, o qual faz a leitura e controle imediato.
Sala do Plenário, em 14 de novembro de 2025.
Vereador VALDECIR ANTONIO
JUSTIFICATIVA:
Atualmente, segundo dados da Saúde Municipal, em torno de dois mil pacientes estão cadastrados como diagnosticados com diabetes, os quais recebem tiras de reagentes/testes de glicose, num total estimado de quase 50 mil unidades, além de aproximadamente 35 mil lancetas, para procedimentos no sistema tradicional de picar o dedo, envolvendo gastos da ordem de 100 mil reais. Assim, como já se investe nesse sistema de controle da glicemia em diabéticos, há de se analisar esse novo método, o qual elimina esse transtorno de picar o dedo e passar a fita de medição. Assim, seria um grande avanço no método, que levaria grande melhoria na qualidade de vida dessa população. O Diabetes Tipo 1 é uma condição Crônica que exige esse monitoramento constante dos níveis de glicose no sangue. Muitos pacientes necessitam fazer o controle até três vezes ao dia, com picadas doloridas e incômodas, situação que se agrava em crianças, que apresentam resistência e pânico à medida. Esse sistema, em muitas cidades reduziu os gastos públicos e ocorrências de descompensação glicêmica. Inicialmente pode se implementar a medida em crianças e jovens e, após, gradativamente aos adultos e idosos.