INDICAÇÃO No. 178/2025
Autoria: Ver. ANTONIO MICHALCHESZEN;
Súmula: “Indica ao setor ambiental da municipalidade para que veja da necessidade de se promover estudos técnicos visando a perfuração de poço artesiano com vazão e qualidade de água, visando atender a região de Cachoeirinha, neste Município;”
Excelentíssimo Senhor Presidente;
Excelentíssimos Senhores Vereadores:
A presente proposição assinada por este Vereador, após aprovação plenária e estando dentro dos termos regimentais da casa legislativa, INDICA ao setor responsável da municipalidade, para que sejam envidados esforços no sentido de se implementar um levantamento técnico buscando a perfuração de poço artesiano que permita abastecimento adequado à referida comunidade, com implantação subsequente de um microssistema de abastecimento de água tratada aos seus moradores
Sala do Plenário, em 04 de agosto de 2025.
Ver. ANTONIO MICHALCHESZEN
JUSTIFICATIVA:
A região de Cachoeirinha apresenta graves problemas de abastecimento de água potável aos seus moradores, que sofrem em períodos de estiagem prolongada, com dificuldade de obter o líquido essencial ao abastecimento humano. Dois poços artesianos já foram perfurados próximo da escola e posto de saúde e, no entanto, ambos apresentam problemas de gás inflamável expelido do interior dos mesmos, com riscos de combustão e, a água obtida, totalmente imprópria ao consumo. Assim há de se contatar empresas especializadas em sondagens, para ver da viabilidade técnica de perfuração de um poço com água de qualidade, que permita a consequente implantação de um microssistema de abastecimento aos moradores. Inclusive, nas comunidades adjacentes de Barra Seca, e Santana, já existem poços artesianos particulares que apresentam boa vazão e produto adequado ao consumo, surgindo como opção de exploração pelo sistema, com interligação entre as comunidades, que poderia suprir a demanda existente. Inclusive, as comunidades atualmente são abastecidas com caminhão-pipa, com viagens diárias para suprimento de duas caixas de 10 e 5 mil litros, respectivamente, que são insuficientes para a demanda existente. Somente Cachoeirinha reúne mais de cinquenta famílias residentes.