ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Infraestrutura em saúde:
 
CÂMARA ENTREGA PEDIDOS DE TOMÓGRAFO E UTI AO GOVERNO
 
06/05/2021
Fonte: assessoria
Crédito:

Durante a solenidade de entrega da obra de pavimentação asfáltica realizada na manhã de segunda-feira (03), pelo governador Ratinho Júnior e o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, dos primeiros 20 quilômetros da PR-364, entre Irati e São Mateus do Sul, o Presidente da Câmara Municipal de Prudentópolis, Vereador Lucas Augusto Thomé Sanches, esteve presente, onde em conversa com o Governador Ratinho Júnior e o Secretário Sandro Alex, expôs sobre a questão da falta de leitos de UTI em Prudentópolis, uma reivindicação antiga da comunidade e, que está pleiteando junto aos segmentos governamentais, para viabilizar esse projeto, de fundamental importância para a cidade. Na ocasião, entregou Ofício da Câmara Municipal, endereçado ao Governador Ratinho Júnior expondo a situação e vendo da viabilidade de o Governo do Estado incluir Prudentópolis na ação emergencial de instalação de leitos de UTI em várias cidades paranaenses, promovidas emergencialmente com o aumento de casos da Covid-19. Já com o Secretário Sandro Alex, Lucas deu continuidade ao entendimento iniciado há algum tempo, onde também já havia protocolado ofício, no sentido de liberação de um equipamento de tomografia para Prudentópolis, o qual é de extrema necessidade para casos de traumas e situações de maior gravidade. Ambos os pedidos recebidos pelo Governo devem ser encaminhados para análise técnica e viabilidade financeira. Inicialmente, houve intenção de se buscar ações que possam ser inseridas em cronogramas futuros. O teor do Ofício protocolado junto ao governador é o seguinte:

                              “A inexistência de leitos destinados a tratamento em Unidade de Terapia Intensiva – UTI -, nas casas hospitalares de nossa cidade, é uma questão que vem sendo debatida e cobrada há muito anos, sem que haja uma ação efetiva de sua implantação, o que seria de grande valia no atendimento a muitos casos de saúde que se complicam e agravam durante o tratamento hospitalar e em especial, nessa época, no tratamento de combate a COVID-19. Existe grande determinação de parte dos profissionais e administradores da saúde local em implementar ações nesse sentido, em busca de abertura de leitos destinados a UTI, os quais, no entanto, demandam de recursos para adequação da infraestrutura e equipamentos necessários para sua efetiva instalação. Destaca-se que profissionais habilitados para esse tipo de trabalho, principalmente equipe médica intensivista e demais profissionais do corpo de apoio técnico a Irmandade da Santa Casa de Prudentópolis já possui, ainda, existe uma vontade imensa de profissionais especialistas em se instalar na nossa cidade caso seja criado leitos de Terapia Intensiva.

 

Recentemente foi noticiado pelo Governo do Estado, a implantação de vários leitos de Unidade de Terapia Intensiva em cidades de até 50.000 (cinquenta mil) habitantes, quais sejam: Assis Chateaubriand, no Hospital Moacir Miqueletto, com 28 leitos; Palotina, no Hospital Abrão Delazzari, com 10 leitos; Chopinzinho, no Instituto São Rafael, com 10 leitos; Nova Aurora, no Hospital Dr. Aurélio, com 6 leitos; Cerro Azul, no Hospital Bom Samaritano, com 3 leitos; Missal, no Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Fátima, com 3 leitos; Colorado, no Hospital Santa Clara, com 20 leitos; Goioere, na Santa Casa, com 10 leitos; Astorga, no Hospital Cristo Rei, com 3 leitos; e em Santo Antonio da Platina, no Hospital Regional do Norte Pioneiro, com 15 leitos.

 

Assim sendo, Prudentópolis, uma cidade com mais de 52.000 mil habitantes e com infraestrutura quase pronta para receber os leitos de tratamento de terapia intensiva, eis que como dito acima, já conta com profissionais habilitados para esse tipo de trabalho, principalmente equipe médica intensivista e demais profissionais do corpo de apoio técnico, roga pela atenção do Excelentíssimo Senhor Governador no sentido de gestionar a instalação da referida Unidade de Terapia Intensiva no Hospital Santa Casa de Misericórdia, na cidade de Prudentópolis – Paraná”.

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» MENSAGEM DO PODER LEGISLATIVO:
» SESSÕES COMEÇAM NESTA TERÇA, 03/08, ÀS 17 HORAS
» CÂMARA VOLTA A TER SESSÕES EM 03 DE AGOSTO
» APROVADA LEI QUE DIVULGA NOMES DE PACIENTES POSITIVADOS
» PODER LEGISLATIVO MANIFESTA SEUS SENTIMENTOS PELO FALECIMENTO DO PREFEITO MARCOS CHIARADIA
» CÂMARA REQUER ALTERAÇÕES NA COMPOSIÇÃO DO COMITÊ DO COVID
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: 08:30h às 17:00h - Email: atendimento@cmprudentopolis.pr.gov.br
Telefone: (42) 3446-8600