ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Marcha Nacional dos Vereadores:
 
PROGRAMA VEREADOR MIRIM DE PRUDENTPOLIS CONQUISTA TROFU DESTAQUE EM BRASLIA
 
09/12/2014
Fonte: assessoria
Presidente Júlio Makuch e Vereadores prudentopolitanos recebem o troféu e certificado de Cãmara destaque, da UVB.
Crédito:

Organizado pela União dos Vereadores do Brasil (UVB), e contando com representantes de todas as unidades federativas, principalmente dos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo, mais de 1.600 vereadores participam da Marcha dos Vereadores no Congresso Nacional, em Brasília, no período de 02 a 05 de dezembro. De Prudentópolis, além do Presidente Júlio César Makuch (PSD), participaram os vereadores Marcos Vinício dos Santos (PT), Osmar Pereira (PTB), José Adilson dos Santos (PSC), José Petez (PSD) e Adriano Cardozo (SD). O objetivo da Marcha foi de reunir os agentes do poder legislativo municipal do país, representantes do poder executivo, além de especialistas em gestão pública, personalidades políticas administrativas de amplo conhecimento nos temas para pensar o Brasil numa visão municipalista, segundo destacou o presidente da UVB, Gilson Gonzatti. A marcha visou chamar a atenção do Brasil para a importância do Poder Legislativo Municipal, debatendo os reflexos das decisões tomadas em Brasília voltada às cidades e discutindo uma política que dê mais poder de decisão para os vereadores. Durante os painéis e palestras, agentes políticos de todas as esferas e poderes, mostraram temas que buscam a reformulação que o Brasil tanto precisa e que, passa pelo fortalecimento dos legislativos municipais. Na abertura, os vereadores representantes dos municípios participantes marcharam pela Praça dos Três Poderes com a bandeira que representa seu Município e Estado. Temas como o pacto federativo, orçamento impositivo, repasse de recursos aos municípios, defesa do municipalismo, reforma política, contabilidade pública, improbidade administrativa, participação dos municípios na segurança pública, dentre outros foram discutidos e apresentados.
 O Presidente Júlio Makuch destacou que para Prudentópolis, foi a oportunidade de os representantes do Legislativo manterem contatos com diversos representantes da esfera federal, não apenas da Câmara e Senado, mas também de inúmeros ministérios e secretarias federais, dentre outros órgãos governamentais. “Os vereadores prudentopolitanos aproveitaram para manter contatos com agentes políticos, visando encaminhamento direto de reivindicações e pedidos de vários segmentos, os quais podem se traduzir em mais recursos e projetos para nosso município”, destacou Makuch. Inclusive, todo o grupo esteve visitando os gabinetes dos Senadores Álvaro Dias (PSDB) e Gleisi Hofmann (PT), os quais tiveram grande apoio em Prudentópolis, onde foram solicitados recursos, através de emendas parlamentares, para a saúde, educação, transportes, agricultura, dentre outros. O Presidente Júlio Makuch também apresentou durante a Marcha, o Programa Vereador Mirim, desenvolvido pela Câmara Municipal de Prudentópolis a partir de 2014, visando desenvolver a formação cidadã dos jovens e integra-los dentro do sistema público. Inclusive, dentro do programa, as ações sócio-educativas envolvendo alunos de diversas escolas participantes, como o concurso de redação, visita à Assembleia Legislativa do Paraná, distribuição de mudas de árvores no início da primavera, teatro infantil e arrecadação de livros para distribuição às escolas municipais. O programa foi inscrito no Concurso Câmara Destaque 2014, realizado pela UVB e conquistou o troféu vencedor como melhor programa desenvolvido, recebendo elogios de toda a organização e participantes.
RELATO DO PRESIDENTE JÚLIO MAKUCH:
“MARCHA DOS VEREADORES 2014 ENTRE OS DIAS 02 E 05 DE DEZEMBRO DE 2014.
 O evento que é realizado anualmente para tratar de muitos assuntos de interesse não apenas do legislativo mais também das situações municipalistas de interesse público, foi mais uma vez realizado em Brasília no “Centro de Convenções Ulisses Guimarães”, com o objetivo maior do fortalecimento do Poder Legislativo e a defesa da municipalidade, com o contexto de trazer um olhar mais voltado aos municípios, onde as coisas realmente acontecem, demonstrando a necessidade de políticas e investimentos mais significativos para atender a demanda da população.
Anualmente a ‘Marcha’ ganha mais força e representatividade. Pudemos fazer um movimento na ‘Praça das Bandeiras’ e, principalmente no Congresso Nacional, buscando  chamar a atenção para esse assunto em especial, de mudança significativa ao sistema atual, com uma atualização no modelo do Pacto Federativo e principalmente sobre a reforma política. Nos manifestamos, se fazendo representar e levar os anseios da sociedade na busca por serviços públicos de melhor qualidade, e com mais investimentos principalmente na saúde.
 Tivemos ainda a oportunidade de participar do espaço das audiências livres no Congresso, onde procuramos agendar diversas reuniões com deputados e senadores que fazem parte da base política do nosso Estado. Num ato sem distinções politicas e bandeiras partidárias, acompanhados dos Vereadores José Adilson dos Santos, José Petez, Adriano Cardozo, Marcos Vinício dos Santos e Osmar Pereira, protocolamos pedidos para serem atendidos, encaminhados e empenhados para a nossa cidade, visando atender demandas por mais habitações, recursos para saúde e outras áreas de grande importância, as quais foram protocoladas e sinalizadas, para serem desenvolvidas com prioridades ainda no Orçamento da União para 2015, pelos parlamentares que nos representam.
 Tivemos uma grande oportunidade de troca de informações, mas, principalmente, aprimorar nossos conhecimentos e trazer um novo conteúdo que poderá nos auxiliar em nossas atividades legislativas relacionadas a ‘BOA E EFICAZ GOVERNANÇA’, quando poderemos colocar em prática várias ações deste relatório para qualquer outro vereador desta casa que possa interessar. Um diagnóstico das questões em foco do nosso setor público foi apresentado em uma excepcional apresentação, pelo Presidente do Tribunal de Contas da União, Ministro João Augusto Ribeiro Nardes.
 Além dos assuntos debatidos como a defesa do municipalismo, pacto federativo, reforma política, foi tratado também sobre o orçamento impositivo, onde poderemos estar colocando em prática em nosso município. Recebemos atualização sobre os mais recentes apontamentos dos Tribunais de Contas Estaduais, reforçando o conteúdo relacionado a improbidades administrativas e sobre o planejamento estratégico municipal, que nos dará mais condições de cobrarmos o Executivo Municipal, para realizar muitas ações que estão sendo necessárias em nossa cidade.
 Outro pondo importante nesta oportunidade foi a conquista do ‘Prêmio Câmara Destaque UVB 2014’, pela Câmara Municipal de Prudentópolis, advindo da apresentação e defesa do Programa Vereador Mirim, o qual foi instituído por nosso legislativo em 2013 e colocado em prática desde o início de 2014, o qual irá servir de exemplo e modelo para o Brasil todo. Foi um momento muito especial a conquista deste prêmio, o que nos leva a crer que estamos no caminho certo, desenvolvendo com louvor nossos objetivos. Desta forma queremos ainda agradecer a todos que participaram e colaboram para que isso tornasse o programa uma realidade, pois é grande o compromisso da atual mandato frente ao legislativo, com a transparência, proximidade da populaçãoe principalmente desempenhar e aprimorar a cidadania em nossa cidade, com maior participação da população nos assuntos relacionados a política local, incentivando e construindo uma sociedade cada vez mais crítica e participativa no processo democrático de Prudentópolis”.

 

 
 Galeria de Fotos
Presidente Jlio Makuch e Vereadores prudentopolitanos recebem o trofu e certificado de Cmara destaque, da UVB.
 
 Outras Notícias
» FELIPÃO DEIXA A SECRETARIA DA AGRICULTURA E RETORNA À CÂMARA
» SESSÕES DA CÂMARA COMEÇAM NESTA TERÇA-FEIRA, DIA 06
» FUNCIONALISMO TERÁ REPOSIÇÃO SALARIAL DE 3,71%
» EDITAL DE CONVOCAÇÃO:
» PORTARIA HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO E CLASSIFICAÇÃO
» PORTARIA SOBRE EXPEDIENTE
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: 08:30h às 17:00h - Email: atendimento@cmprudentopolis.pr.gov.br
Telefone: (42) 3446-8600