ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Infestação do Aedes:
 
VEREADORES QUEREM AÇÕES AMPLIADAS NA PREVENÇÃO
 
26/04/2017
Fonte: assessoria
Depósito de sucatas do parque de máquinas serve de criadouro
Crédito:

 

Uma reunião realizada ao final da tarde desta terça-feira, 25, no Plenário da Câmara Municipal de Prudentópolis, reunindo diversos representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Departamento de Fiscalização, e da Administração, com os Vereadores, discutiu a questão preocupante que vem se verificando em Prudentópolis, com alto índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor do vírus da Dengue, Febre Chikungunya, e Zika Vírus, que já alcança a faixa de 5,2%, com alto risco de epidemia. A partir da discussão do tema pela Comissão Permanente de Saúde, Educação e Assistência Social da câmara, composta pelos Vereadores Anderson Lemos e Áudio Charachouski e Vereadora Soraia Bubniak, com representantes da Vigilância em Saúde, foi marcada esta nova discussão entre os demais legisladores e os servidores municipais, representados por Luiz Carlos Mendes Júnior, Secretário Municipal de Saúde; Eli Correa Fernandes, Secretário Municipal de Administração; Maira Falkoski, Chefe da Vigilância Sanitária; Marcelo Mazurechen, Chefe da Vigilância em Saúde; Rubens Compoy, do Departamento de Vigilância em Saúde e Setor Ambiental; Rosicleia Neves, da equipe técnica da vigilância; e Hilário Witchemichen Filho, do Departamento de Fiscalização.

A Vereadora Soraia ao se pronunciar sobre a questão, destacou que há necessidade de uma ação conjunta de todos os segmentos da comunidade, para evitar a proliferação do mosquito e risco de epidemia generalizada, a exemplo do que ocorreu há algum tempo em Paranaguá. “Estamos com índices de infestação semelhantes ao de Paranaguá, bastando apenas que uma pessoa infectada esteja presente para a epidemia acontecer”, destacou a vereadora Soraia. Assim, há de se promover ações de fiscalização e combate ao mosquito em todas as regiões da cidade e em locais que possam propiciar a criação das larvas. Uma das preocupações é com relação ao lixo em terrenos baldios, pela falta de fiscalização pela prefeitura visando a limpeza dos mesmos, haja vista que existe legislação municipal que pune infratores. Ao mesmo tempo, observou que a própria prefeitura tem de tomar providências urgentes com relação ao parque de máquinas, onde inúmeros veículos e equipamentos sucatas, estão servindo como criadouro do mosquito e precisam ser removidos. “Se a prefeitura não dá exemplo, como podemos fiscalizar e punir outros ferros velhos, oficinas, empresas e donos de imóveis que estão em situação semelhante”, observou a vereadora.

Rubens Compoy, da Vigilância em Saúde e que coordena o programa da dengue há mais de vinte anos fez um apanhado da situação e destacou que um dos principais entraves vividos atualmente se relaciona a falta de pessoal, haja vista que dos dezesseis agentes necessários para abranger os mais de treze mil imóveis urbanos, sendo na faixa de 800 a 1000 imóveis para cada agente, existem trabalhando apenas onze atualmente. “Nosso principal problema está na descontinuidade da equipe de trabalho, que se altera a cada ano, com os novos membros tendo de ser treinados novamente”, destacou Compoy. Ações de envolvimento da comunidade estão sendo feitas continuamente, como o dia de combate realizado no início do mês, com participação de segmentos da sociedade em geral participando em toda a cidade, o que resultou em muita retirada de lixo e acúmulo de água parada em vários setores locais. Outra preocupação que foi verificada, e que também exige ação da municipalidade, é com relação à rede de águas pluviais, onde as bocas de lobo apresentam entupimento ou “gamelas” na sua estrutura, que geram formação de água parada e ambiente propício ao mosquito, necessitando de ampla obra de reparação.

Ao final do encontro, ficou estabelecido que ações mais constantes e de fiscalização devem acontecer, com vistas a reduzir esse índice preocupante de infestação, envolvendo todos os setores públicos e da comunidade.

 
 Galeria de Fotos
Depsito de sucatas do parque de mquinas serve de criadouro Secretrio faz um apanhado das aes aos vereadores Representantes dos setores pblicos envolvidos na questo da dengue
 
 Outras Notícias
» FELIPÃO DEIXA A SECRETARIA DA AGRICULTURA E RETORNA À CÂMARA
» SESSÕES DA CÂMARA COMEÇAM NESTA TERÇA-FEIRA, DIA 06
» FUNCIONALISMO TERÁ REPOSIÇÃO SALARIAL DE 3,71%
» EDITAL DE CONVOCAÇÃO:
» PORTARIA HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO E CLASSIFICAÇÃO
» PORTARIA SOBRE EXPEDIENTE
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: 08:30h às 17:00h - Email: atendimento@cmprudentopolis.pr.gov.br
Telefone: (42) 3446-8600