ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Salto So Francisco:
 
DIVISA ENTRE PRUDENTPOLIS E GUARAPUAVA VOLTA A SER QUESTIONADA
 
29/09/2009
Salto São Francisco
Crédito:

Uma questão que já vem sendo alvo de inúmeras discussões e questionamentos volta à tona novamente, na Câmara Municipal de Prudentópolis: a divisa entre o Município de Prudentópolis e Guarapuava, envolvendo a região do Monumento Natural do Salto São Francisco. Através de um Requerimento aprovado em sessão legislativa, de autoria do Vereador Canderoi Mainardes Filho, foi solicitado à Assessoria Jurídica da Prefeitura Municipal de Prudentópolis, apresentação de um parecer jurídico e relatório no Plenário da Câmara, num prazo de 30 dias, de toda a situação atual do caso das divisas, bem como das providências legais tomadas pelo Município de Prudentópolis, desde o início do questionamento, até o momento. Nesse requerimento, o Vereador Canderoi solicita informações da situação legal e documental existente atualmente, dos limites do Município de Prudentópolis com Guarapuava e Turvo. Também como está a situação legal e documental envolvendo o Salto São Francisco, referente a reivindicação de que tal monumento natural se encontra dentro do Município de Guarapuava. Ainda, quais as providências jurídicas e administrativas tomadas na atual gestão, com relação aos questionamentos das divisas, e quais as medidas ainda a serem tomadas.
 Na justificativa desse pedido de informações, Canderoi destaca que o Município de Guarapuava praticamente invadiu a região do Salto São Francisco, em meados de 2005, alegando que o Monumento Natural do Salto São Francisco está localizado dentro de seus domínios territoriais e promoveu uma série de obras de melhoramentos e obras de infraestrutura turística no local. Afora isso, já na região de Prudentópolis, acabou por derrubar um portal de acesso ao salto, construído pela Prefeitura de Prudentópolis. E tudo isso, sem que a administração municipal tomasse qualquer providência e atitude a respeito. Agora, estão sendo divulgados novos mapas territoriais, onde aparece a área territorial de Guarapuava avançando sobremaneira sobre Prudentópolis, alcançando localidades da região do Distrito de Jaciaba, as quais, conhecidamente e historicamente, são prudentopolitanas. Desse modo, o Vereador questiona um posicionamento da municipalidade, que deve defender suas fronteiras, haja vista os imensos prejuízos que podem advir desse fato, como diminuição de receitas, de população, dentre outros. Principalmente, em virtude de vários serviços públicos estarem sendo mantidos na região, como conservação de estradas, serviços de assistência e saúde, educação, obras, etc.
 O Vereador Canderoi cita ainda, que a Câmara Municipal de Prudentópolis formou uma Comissão de Averiguação das Divisas Territoriais do Município de Prudentópolis com Guarapuava, na Região do Salto São Francisco, no ano de 2006, a qual esteve em visita à região, fez levantamentos documentais e fotográficos, contatos com moradores, promoveu pesquisas em acervos públicos na Capital do Estado, junto à Biblioteca Pública do Paraná, Instituto Ambiental do Paraná, Secretaria de Estado do Meio Ambiente, dentre outros, e emitiu um completo relatório alertando sobre os fatos, mas que providências não foram tomadas pela administração municipal. Alerta ainda Canderoi, que outro problema está na divisa com Irati, onde também houve invasão de área na região de Alvorada. Uma Comissão semelhante foi formada também em 2006, e também emitiu um relatório a respeito e, agora, questiona também um posicionamento a respeito.

 
 Galeria de Fotos
Salto So Francisco
 
 Outras Notícias
» FELIPÃO DEIXA A SECRETARIA DA AGRICULTURA E RETORNA À CÂMARA
» SESSÕES DA CÂMARA COMEÇAM NESTA TERÇA-FEIRA, DIA 06
» FUNCIONALISMO TERÁ REPOSIÇÃO SALARIAL DE 3,71%
» EDITAL DE CONVOCAÇÃO:
» PORTARIA HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO E CLASSIFICAÇÃO
» PORTARIA SOBRE EXPEDIENTE
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: 08:30h às 17:00h - Email: atendimento@cmprudentopolis.pr.gov.br
Telefone: (42) 3446-8600