ÚLTIMAS NOTÍCIAS / INSS:
 
PERCIAS MDICAS VOLTARO A SER FEITAS NA AGNCIA LOCAL
 
20/03/2013
Fonte: assessoria
Prefeito, Vereadores e representantes do INSS presentes ao encontro que discutiu a volta das perícias médicas na agência local.
Crédito:

Após manifestações e cobranças feitas pela Câmara Municipal de Prudentópolis, com envio de Ofício pelo Presidente Júlio César Makuch (PSD), datado de 18 de fevereiro de 2013, à Gerência Executiva do Instituto Nacional de Seguridade Social, além do encaminhamento da questão pelo Vereador Marcos Vinício dos Santos (PT), ao Deputado Federal Angelo Vanhoni (PT), durante audiência na Capital do Estado, foi confirmada a volta das perícias médicas na agência local de Prudentópolis, para os próximos dias. Uma reunião realizada na terça-feira, 19, no Gabinete do Prefeito Municipal Gilvan Agibert, com a participação do Presidente da Câmara Júlio Makuch e também do Vereador Marcos Vinício e do Vereador Dr Darley Gonçalves da Rosa (PSB), com a Gerente Executiva do INSS de Ponta Grossa, Nilzete Aparecida de Paula Pechnicki, definiu essa questão que vinha gerando inúmeras queixas dos beneficiários e grandes transtornos, já que havia necessidade de deslocamento até Irati, Ponta Grossa ou Guarapuava, para receberem esse atendimento. A alegação do INSS é de falta de profissionais que prestam o trabalho de perícias médicas pelo Instituto, o que afetou também a agência local. Com essa deficiência de profissionais, os pacientes que precisam do seguro quando de acidentes ou doenças que não permitem o desempenho de atividades normais, têm de se deslocar às cidades vizinhas. Há algum tempo, todas as homologações das decisões sobre os benefícios por incapacidade, ou seja, a resolução das aposentadorias por invalidez e as perícias com revisão em dois anos, somente vinham sendo efetuadas por médicos de Ponta Grossa, Irati e Guarapuava, com disponibilidade de poucos profissionais, chegando até quatro meses o período para análise das mesmas.
Esse atendimento aos pacientes de nossa cidade, deslocados para Ponta Grossa, Irati e Guarapuava, gerou um verdadeiro caos aos que necessitam de benefícios do INSS, geralmente pessoas enfermas, idosos, e gestantes, muitas vezes com situação financeira delicada e que precisam se deslocar nessa distância, por várias vezes, para pleitear o seu direito legal. O Presidente Júlio cobrou novamente de parte do INSS, a designação de profissionais para esse atendimento na agência de Prudentópolis para atendimento dos pacientes, já que a agência local vem funcionando apenas como posto de atendimento, sendo que sua estrutura foi implementada para atuar como agência, envolvendo um prédio amplo e estruturado para esse fim.
 Segundo exposição da Gerente Executiva Nilzete Pechnicki, deve ser divulgado um comunicado nos próximos dias, informando as datas e horários disponíveis para atendimento do médico perito na Agência de Prudentópolis. Pelo levantamento efetuado pelo INSS, atualmente são sete milhões de reais repassados por mês ao município, provenientes de mais de 9 mil aposentadorias e pensões. Desde a inauguração da agência,  foram atendidas mais de 20 mil pessoas e aposentadas mais de 1500. A  demanda de pacientes por pericias é de em torno de 15 por semana. Na opinião da Gerente Executiva, seria necessária a vinda do perito em duas vezes na semana para atender a demanda.  Nilzete explicou ainda, que Guarapuava funciona apenas como agência de atendimento, e não como gerência. E, com relação à Gerência Executiva de Ponta Grossa, a mesma abrange até a região de Quedas do Iguaçu, com grande número de municípios e, no Paraná, são cinco regionais em atividades. Para o Presidente Júlio Makuch, o resultado da reivindicação encaminhada pelo Poder Legislativo foi positiva, embora seja parcial, com a vinda do perito inicialmente a cada quinze dias. “Continuaremos buscando o atendimento mais frequente para que a demanda seja normalizada”, comentou.

 
 Galeria de Fotos
Prefeito, Vereadores e representantes do INSS presentes ao encontro que discutiu a volta das percias mdicas na agncia local.
 
 Outras Notícias
» FALECE O EX-VEREADOR ABEL ZAIAS
» FELIPÃO DEIXA A SECRETARIA DA AGRICULTURA E RETORNA À CÂMARA
» SESSÕES DA CÂMARA COMEÇAM NESTA TERÇA-FEIRA, DIA 06
» FUNCIONALISMO TERÁ REPOSIÇÃO SALARIAL DE 3,71%
» EDITAL DE CONVOCAÇÃO:
» PORTARIA HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO E CLASSIFICAÇÃO
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: 08:30h às 17:00h - Email: atendimento@cmprudentopolis.pr.gov.br
Telefone: (42) 3446-8600