ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Economia no orçamento:
 
CÂMARA DEVOLVE R$ 1,95 MILHÃO À PREFEITURA
 
22/12/2021
Fonte: assessoria

A Câmara Municipal de Prudentópolis encerrou o ano legislativo de 2021, com a última sessão legislativa de terça-feira, 22, onde diversas matérias foram apreciadas e votadas. O Presidente Lucas Sanches, agradeceu à equipe de trabalho, aos vereadores e aos órgãos que trabalharam em ações conjuntas com a Câmara Municipal, durante pronunciamento feito no uso da Tribuna, e, dentre os pontos destacados está a economia do Orçamento de 2021 do Poder Legislativo Municipal, graças a contenção de despesas, e austeridade na gestão da casa, que propiciou a sobra de R$ 1,95 milhão, para ser devolvido ao Poder Executivo Municipal, cujos recursos serão aplicados em vários setores. O Prefeito Municipal Osnei Stadler, acompanhado dos secretários municipais de
Finanças, João Bini, e da Administração, Emerson Rech, esteve participando da sessão, onde recebeu dos vereadores um cheque simbólico do valor correspondente à devolução de recursos. “Queremos destacar que nos últimos tempos, tanto o Executivo, como o Legislativo, buscam a economicidade e o zelo pelo dinheiro público, o que se traduz em mais melhorias e investimentos do setor público para melhorar a qualidade de vida de nossa população”, destacou o prefeito Osnei.

Por sua vez, ao fazer uso da palavra, o presidente Lucas também enfatizou o empenho de todos os Vereadores em trabalhar pela comunidade, como austeridade, seriedade e respeito ao dinheiro público. O teor do pronunciamento do Vereador Lucas é o seguinte:

Em nome do Poder Legislativo Municipal, do qual fomos eleitos presidente para o biênio 2021 a 2022, queremos destacar neste pronunciamento, um apanhado do que foi o ano legislativo da Câmara Municipal de Prudentópolis, através da ação e atividade desenvolvida pelos senhores vereadores junto a segmentos da nossa comunidade como um todo.

. Os trabalhos da Câmara Municipal de Prudentópolis, neste primeiro ano da  legislatura 2021/2022,  se encerram nesta sessão legislativa do segundo período ordinário de sessões. Durante este período frente ao Legislativo Municipal, junto dos demais componentes da mesa diretora, sempre buscamos encaminhar as matérias e votações na câmara cumprindo os prazos regimentais e abrindo discussões que se fizeram necessárias, ouvindo os principais segmentos das comunidades interessadas, sendo todos os projetos, tanto de autoria do legislativo, como do executivo, votados em tempo hábil, como casos do orçamento, lei de diretrizes, previdência municipal, concessões de áreas para empresas, dentre outras de maior importância, além de termos de convênios, estrutura administrativa, planos de cargos e salários, nominações de espaços públicos, leis que disciplinam atividades e entidades, dentre outras. O mesmo ocorreu com a atividade parlamentar, onde os vereadores apresentaram inúmeros projetos de lei, de decreto legislativo, de resolução, requerimentos solicitando documentação ou criação de comissões especiais, indicações e moções.

 Também houve a realização de várias reuniões das comissões permanentes de trabalho e especiais, além de visitas a entidades e obras tanto na cidade como no interior. A participação da população junto aos vereadores no dia-a-dia, discutindo problemas, trazendo reivindicações, fazendo sugestões e propostas para melhorias em inúmeros setores, tanto na cidade, como no interior, também foi constante. Para se ter uma ideia do balanço obtido até agora nas sessões legislativas realizadas, houve a aprovação de praticamente 270 indicações, que abordaram problemas, propostas, reivindicações e sugestões de setores da cidade e interior, as quais foram apresentadas pelos vereadores, após contato direto com os munícipes no dia-a-dia. Além disso, também foram votados em torno de 50 requerimentos de autorias diversas,  onde foram solicitadas providências, informações e documentos relativos a vários assuntos, os quais foram analisados pelos vereadores nesse tempo. Também houve aprovação de mais de 30 projetos e moções de autoria do próprio Poder Legislativo Municipal, onde foram tratados temas de plena importância para os prudentopolitanos.

 Por sua vez, com relação aos Projetos de Lei formulados pela Prefeitura Municipal de Prudentópolis, foram inúmeras matérias discutidas e analisadas pelos vereadores, inclusive com realização de audiências públicas com os segmentos envolvidos, formação de comissões especiais para estudos e avaliações e reuniões para discussões. Envolvendo temas polêmicos ou não, esses projetos foram lidos e comentados durante as reuniões, com uma busca de mais  informações e esclarecimentos amplos a respeito de cada uma das questões, para se ter clareza nas votações. Inclusive, a cada sessão, sempre se verificou a presença de setores da comunidade, que apresentou trabalhos, atividades, novidades e problemas, durante manifestação em tribuna, ou com protocolo de documentos. Quanto aos trabalhos internos, envolvendo a administração dos recursos e atividades diárias da Câmara Municipal, houve implementação de inúmeras medidas para contenção de despesas, envolvendo desde telefone, uso dos veículos, concessão de diárias, material de consumo, de limpeza, dentre outros custos existentes. Isso permitiu que com os mesmos recursos disponíveis anteriormente, se pudesse desenvolver mais atividades e atendimentos, com resultados satisfatórios aos munícipes que acorrem até ao Poder Legislativo Municipal. Queremos destacar que nessa linha de austeridade e contenção de gastos, fizemos junto com os companheiros de mesa diretora, a  devolução de recursos do orçamento anual da câmara à prefeitura, que ao final deste exercício,  foram economizados mais de 1,950 milhão de reais e repassados ao Município, para setores direcionados, destinados a aquisição de bens móveis e imóveis, além de pagamentos de despesas diversas.

Esses recursos são fruto da economicidade e austeridade da Mesa Diretora, e com apoio dos demais vereadores, que compreenderam essa linha de ação e respeito ao dinheiro público, que possibilitou essa condição.  Inclusive, foi feita a aquisição de uma caminhonete L-200, Triton, da marca Mitsubishi, da ordem de 200 mil reais, destinada principalmente para deslocamentos dos vereadores em visitas às comunidades. Queremos destacar que nós vereadores cumprimos com o papel de apresentar os problemas da comunidade, encaminhar as principais reivindicações, levando à discussão assuntos de real interesse que afetam os munícipes. Propusemos e aprovamos leis e projetos que buscaram o melhor a todos os prudentopolitanos.  Em nome do Poder Legislativo Municipal, nossos votos de feliz natal, e próspero ano novo, com muita paz, amor e união, mesmo numa situação diferente, com precaução pelo Covid-19. Muito obrigado.

 
 Outras Notícias
» SESSÕES DA CÂMARA COMEÇAM NESTA TERÇA-FEIRA, DIA 06
» FUNCIONALISMO TERÁ REPOSIÇÃO SALARIAL DE 3,71%
» EDITAL DE CONVOCAÇÃO:
» PORTARIA HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO E CLASSIFICAÇÃO
» PORTARIA SOBRE EXPEDIENTE
» BUDNIK FAZ UM BALANÇO DAS ATIVIDADES DA CÂMARA EM 2023
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: 08:30h às 17:00h - Email: atendimento@cmprudentopolis.pr.gov.br
Telefone: (42) 3446-8600