ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Programa Empreendedor Rural:
 
JOVEM PRODUTORA DE LEITE DE LINHA RIO PRETO RECEBE PRÊMIO ESTADUAL
 
11/12/2015
Fonte: assessoria
Solenidade de premiaçao do PER em Curitiba (foto empreendedor rural)
Crédito:

A jovem pecuarista do setor de bovinocultura de leite Flávia Smulek, de 19 anos, residente em Linha Rio Preto, Prudentópolis, figurou com destaque na edição de 2015 do Concurso do Programa Empreendedor Rural, desenvolvido pela Federação da Agricultura do Estado do Paraná – FAEP -, através do Sistema Senar. Dentre os 99 projetos inscritos no estado, Flávia teve seu trabalho classificado entre os dez finalistas, os quais disputaram a final em solenidade festiva realizada diante de um público de quase 5 mil pessoas, com a entrega de um troféu e uma viagem internacional. O evento, realizado dia 4 de dezembro no Expotrade Pinhais, contou com a presença de diversas autoridades do agronegócio e do governador Beto Richa, o qual alcançou o auge com a divulgação dos três ganhadores do concurso: Aline Bonk, de União da Vitória; Márcio e Rossana Manfredini, de Candói e Flávia Smulek, de Prudentópolis. Para homenagear a jovem produtora rural prudentopolitana, a Câmara Municipal entregou Moção de Parabenização em sessão legislativa de segunda-feira, 14, através de proposição do Vereador José Amilcar Pastuch (PSB). “Através de curso em parceria com o Senar, realizado na Escola Estadual Prefeito Antonio Witchemichen, de Marcondes, nossa jovem Flávia conquistou destaque estadual com seu prêmio, provando que nossos produtores estão em busca de tecnologias em suas propriedades e atividades rurais”, comentou o Vereador Amilcar.

A jovem Flávia Smulek reside com a família no Sítio Vale do Mel, em Linha Rio Preto, Prudentópolis,  tem apenas 19 anos, mas já vê longe o futuro da propriedade da família. Ela cursa Engenharia Agronômica e fez o PER pensando em como poderia ajudar a melhorar o Sítio Vale do Mel. O Sítio Vale do Mel tem uma área total de 115,56 hectares com uma produção diversificada: soja, milho, trigo, aveia e leite. A propriedade existe há mais de meio século, a qual pertencia aos pais do senhor Elizio Smulek. A família possui quatro propriedades rurais: 20,57 hectares, que são utilizados como sede, ordenha de animais e pastagem permanente, agricultura, reserva e o projeto a ser implantado. A outra área de 29,65 hectares possui área mecanizada e é utilizada no plantio de cereais. A terceira área tem 31,46 hectares, também com espaço mecanizado e reserva ambiental, a quarta área de 33,88 hectares também é área mecanizada e reserva ambiental. As duas últimas áreas são distantes das outras duas. A família Smulek mora na propriedade e é a mão de obra existente. Para o planejamento estratégico da propriedade, levantando pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças, missão, objetivos gerais, estratégias, metas e a definição do projeto, houve conversas entre a família e assim, com a análise das informações, foi decidida a construção de um novo tratador com capacidade para 30 vacas em lactação e a implantação de uma nova variedade de pastagem capim pioneiro com divisão de piquetes. Ao receber a homenagem, destacou que “o curso do Senar na Escola de Marcondes serviu para aprimorar conhecimentos e é a oportunidade para o produtor tecnificar sua propriedade rural. Fica aqui o convite para os produtores participarem da próxima edição do curso na escola em 2016”.

MOÇÃO DE PARABENIZAÇÃO:

“Por iniciativa do Vereador JOSÉ AMILCAR PASTUCH e com apoio dos demais componentes do Soberano Plenário da Câmara Municipal de Prudentópolis, foi aprovada em Sessão Legislativa, Moção de Parabenização  à jovem produtora rural FLÁVIA SMULEK, residente em Linha Rio Preto, Prudentópolis, pela conquista do terceiro lugar no PER – Programa do Empreendedor Rural – desenvolvido pelo Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – do Paraná.  Concorrendo com outros 99 projetos inscritos em todo o Paraná, após análise da banca examinadora de profissionais da FAEP/Senar; Sebrae e Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz, o projeto de Melhoramento de Instalações e Pastagens do Sítio Vale do Mel, de sua autoria, recebeu esta importante classificação. Fica de parte do Poder Legislativo Municipal, por esta Moção, o reconhecimento público à jovem empreendedora rural, pela iniciativa e espírito inovador na atividade da pecuária leiteira, mostrando que nossa juventude está apta a desenvolver ações e atividades que podem melhorar a qualidade de vida e avanços na brilhante profissão de produtor rural”.

 
 Galeria de Fotos
Solenidade de premiaao do PER em Curitiba (foto empreendedor rural) Presidente do Sindicato Rural Augustinho Andreato, produtora rural Flavia Smulek e Vereador Jose Amilcar na entrega da moao
 
 Outras Notícias
» FELIPÃO DEIXA A SECRETARIA DA AGRICULTURA E RETORNA À CÂMARA
» SESSÕES DA CÂMARA COMEÇAM NESTA TERÇA-FEIRA, DIA 06
» FUNCIONALISMO TERÁ REPOSIÇÃO SALARIAL DE 3,71%
» EDITAL DE CONVOCAÇÃO:
» PORTARIA HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO E CLASSIFICAÇÃO
» PORTARIA SOBRE EXPEDIENTE
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: 08:30h às 17:00h - Email: atendimento@cmprudentopolis.pr.gov.br
Telefone: (42) 3446-8600