ÚLTIMAS NOTÍCIAS / 105 Anos de Prudentpolis:
 
SESSO SOLENE HOMENAGEAR 120 ANOS DA IMIGRAO UCRANIANA
 
25/07/2011
Sessão Solene em 2010 homenageou a criação do Dia Municipal da Comunidade Ucraniana.
Crédito:

Uma Sessão Solene especialmente designada, vai marcar os 120 anos de Imigração Ucraniana no Brasil, e integrar as comemorações dos 105 Anos de Emancipação Político-Administrativa de Prudentópolis, da Semana  da Comunidade Ucraniana em Prudentópolis, do Dia da Comunidade Ucraniana e dos 120 Anos de Imigração Ucraniana no Brasil. Após aprovação de Leis Federal, Estadual e Municipal. O “Dia da Comunidade Ucraniana”, passou a ser comemorado em  24 de agosto de cada ano, passando a integrar o Calendário Oficial do Município. Trata-se de uma homenagem aos descendentes de ucranianos que residem em Prudentópolis, constituindo grande parte da maioria dos habitantes, que migraram para a região Centro-Sul do Paraná e, em especial para Prudentópolis, no início do século, imprimindo seus traços culturais, religiosos, gastronômicos, folclóricos e de trabalho. A Sessão Solene alusiva aos eventos  está marcada para o dia 23 de agosto, a partir das 20 horas. Devem estar presentes representantes de diversos segmentos da comunidade local, em especial da etnia ucraniana, como religiosos, culturais, educacionais, dentre outros. Será destacada a importância do povo ucraniano na formação de Prudentópolis, com seus usos e costumes, dos traços culturais, e principalmente na agricultura, que projetou  o município como um dos maiores minifúndios do país, envolvendo principalmente a produção de fumo, feijão, milho, soja, mel , erva mate, dentre outros. O presidente Canderoi Mainardes Filho destacou que o Poder Legislativo Municipal, deve homenagear  a grande participação da comunidade nesta sessão solene,  como uma forma de lembrar o importante papel dos ucranianos no Município, que marca Prudentópolis como um dos principais centros de descendentes de ucranianos no Brasil, com praticamente 70 por cento da população. “Aqui se manteve viva a tradição, com danças, religião, folclore, artesanato, gastronomia e costumes. Nada mais justo que, no Aniversário de Prudentópolis, homenagear a etnia envolvendo as datas da imigração e da comunidade”, disse o Presidente Canderoi. A comunidade permaneceu unida ao longo do século, preservando suas origens e costumes, com grande alegria e devoção, transmitindo tudo isso aos seus sucessores, com muita dedicação.
Hoje, graças a essa etnia participativa, o município se projeta a nível mundial como o berço da imigração ucraniana no Brasil, mantendo vivos seus costumes e tradições, mesmo após um século da vinda das primeiras famílias da Ucrania. O Dia Nacional da Comunidade Ucraniana no Brasil, foi criado,  atendendo a reivindicação da grande comunidade que vive, em sua grande maioria, no Paraná. Em 24 de agosto de 1991 o Parlamento ucraniano declarou a Independência da Ucrânia.
As comemorações dos 120 Anos da Imigração Ucraniana no Brasil se iniciaram em 13 de novembro de 2010 e se estendem até novembro de 2011. Em Prudentópolis, a 2ª. Semana Ucraniana que também integra as comemorações, se inicia dia 17 de agosto, com um Curso de Pêssankas, às 14 horas; às 20 horas, acontece a Oficina de Cantos Litúrgicos, com participação do Coral de São Josafat. No dia 18, às 14h, haverá palestra sobre problemas ósseos e postura; às 15 horas, Curso de Culinária, realizado pelo Apostolado da Oração; às 20 horas, Oficina de Cantos, ministrado por Helena Bardal e Grupo Musical Nachi Liude. No dia 19, às 14 horas, acontece o Curso de Artesanato em Miçangas; às 20 horas, palestra sobre Danças Folclóricas, realizada pelo Grupo Vesselka; e prosseguindo da Oficina de Cantos Folclóricos. No dia 20, haverá o 2º. Festival do Vareneke, com jantar dançante, animado por Samuca, tendo como tema “A Ucrânia Vive em Mim”. No dia 21, o dia será dedicado às crianças, com missa às 10 horas, na Matriz de São Josafat; após, Festival de Talentos, com apresentações das crianças de várias localidades interioranas. No dia 22, às 14 horas, Curso de Bordado Ucraniano; às 20 horas, palestra com Valdomiro Galat, sobre os “Cossacos”, realizada pela Irmandade dos Cossacos de Prudentópolis, seguida de Oficina de Canto Kozatski Pisni, ministrada por Samuca. Todos esses eventos, serão no Centro de Eventos São Josafat. No dia 23, 20 horas, Sessão Solene na Câmara Municipal, em homenagem ao Aniversário de Prudentópolis, ao 20º Aniversário de Independência da Ucrânia e 120 Anos de Imigração Ucraniana no Brasil; no dia 24, às 9 horas, Concentração Cívica na Praça Ucrânia.

 
 Galeria de Fotos
Sesso Solene em 2010 homenageou a criao do Dia Municipal da Comunidade Ucraniana.
 
 Outras Notícias
» FELIPÃO DEIXA A SECRETARIA DA AGRICULTURA E RETORNA À CÂMARA
» SESSÕES DA CÂMARA COMEÇAM NESTA TERÇA-FEIRA, DIA 06
» FUNCIONALISMO TERÁ REPOSIÇÃO SALARIAL DE 3,71%
» EDITAL DE CONVOCAÇÃO:
» PORTARIA HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO E CLASSIFICAÇÃO
» PORTARIA SOBRE EXPEDIENTE
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: 08:30h às 17:00h - Email: atendimento@cmprudentopolis.pr.gov.br
Telefone: (42) 3446-8600