ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Homenagem:
 
TRAVESSA SER NOMINADA DE IRM BARTOLOMIA
 
03/11/2010
Irmã Bartoloméia recebe homenagem póstuma da Câmara Municipal.
Crédito:

De autoria do Vereador Osmar Pereira (PTB), um Projeto de Lei já aprovado pela Câmara Municipal de Prudentópolis homenageará a Irmã Bartoloméia Volodemira Fedusz, falecida em 24 de agosto de 2000, depois de um longo tempo internada com problemas de saúde no Hospital Sagrado Coração de Jesus. De tradicional família prudentopolitana, onde nasceu em 15 de agosto de 1913, a Irmã Bartoloméia desenvolveu um importante papel ao longo de sua vida religiosa à congregação das Irmãs Servas de Maria. Segundo o Vereador Osmar Pereira, em sua justificativa ao entrar com o projeto visando a homenagem, a  Associação Imaculada Virgem Maria é detentora de uma área de terras situada nas proximidades do Centro Municipal de Saúde, a qual está sendo desmembrada e dividida em lotes urbanos, passando a integrar o quadro urbano de nossa cidade. A disposição do terreno conforme o mapa elaborado pelo setor técnico, na divisão dos lotes, propiciou a formação de uma via interna, a qual fica caracterizada como uma travessa. Como a área pertence à respectiva Associação, nada mais justo que prestar uma homenagem a uma pessoa ligada à entidade, nominando a respectiva via de acesso. Assim, surgiu a idéia de homenagear a Irmã Bartolomeia Volodemira Fedusz, uma das irmãs que trabalhou intensamente no cuidado às crianças doentes e pobres, sempre atenta com o batismo das crianças. Além disso trabalhou no início da construção da grande casa de Prudentópolis. Também foi Superiora Provincial até o ano de 1967, sendo uma das responsáveis pela iniciativa de organização da comunidade Bom Jesus, em Ponta Grossa, onde houve a aquisição do Hospital Bom Jesus, construindo-se um hospital de quatro andares. Anexo, consta o histórico da irmã homenageada:
Irmã Bartolomeia Volodemira Fedusz nasceu no dia 15 de agosto de 1913 em Prudentóplis-Pr. Seus pais católicos fervorosos. Quando jovem manifestou o desejo de se consagrar a Deus, os seus pais não consentiram. Dentro em breve o seu pai adoeceu gravemente e faleceu. Parece que agora a jovem Volodemira sentia mais forte o chamado para a vida consagrada. A mãe de inicio não concordava, mas como era pessoa de oração, entregou-a nas mãos de Deus, e abençoou-a para que seguisse o caminho. Primeiro de janeiro de 1942 a Volodemira iniciou o noviciado e dia 12 de julho de 1944 professou os Votos Temporários e 1949 a consagração Perpétua.
Cumpriu a sua missão como Serva de Maria no Hospital Infantil de Ponta Grossa. Aqui, no cuidado às crianças doentes e pobres tratava-os com muita dedicação. Sempre atenta com o batismo das crianças. Solícita com as mães, que depois de conversarem com a Irmã mudavam de comportamento. Sabia confortar e consolar as pessoas em seus sofrimentos e os colocava constantemente em suas orações.
Em 1956 assume a missão de superiora em Canoas-RS. Neste mesmo ano foi escolhida para delegada para capítulo geral em Roma. No final de 1957 sendo escolhida para Superiora Provincial do Brasil.
Inicia a grande construção da Casa em Prudentópolis. Em 1959 autoriza o Curso Ginasial em Apucarana e Normal Secundário em Prudentópolis. Em 1960, o Curso Ginasial em Canoas.
Exerceu a missão de Superiora Provincial até o ano de 1967. Durante a sua administração abriu a comunidade Bom Jesus em Ponta Grossa. A seguir houve a aquisição do Hospital Bom Jesus, em princípio pequena Clínica que em 10 anos construiu-se um Hospital de 4 andares.
Irmã Bartolomeia após o seu mandato como Provincial continuou a sua missão na Argentina por vários anos. Foi irmã de muita e profunda oração. As dificuldades da sua administração levavam para oração e pedia que as irmãs rezassem nas intenções propostas. Muito preocupada com o futuro das irmãs.
Voltou para o Brasil e vivia na Casa de Retiros em Ponta Grossa e lá teve uma fratura na perna da qual não se recuperou. Ficou acamada por longo tempo. Por último internada no Hospital Bom Jesus do qual gostava muito. A sua saúde foi se agravando e no dia 24 de agosto de 2000 entregou a sua alma nas mãos de Deus.

 
 Galeria de Fotos
Irm Bartolomia recebe homenagem pstuma da Cmara Municipal.
 
 Outras Notícias
» FELIPÃO DEIXA A SECRETARIA DA AGRICULTURA E RETORNA À CÂMARA
» SESSÕES DA CÂMARA COMEÇAM NESTA TERÇA-FEIRA, DIA 06
» FUNCIONALISMO TERÁ REPOSIÇÃO SALARIAL DE 3,71%
» EDITAL DE CONVOCAÇÃO:
» PORTARIA HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO E CLASSIFICAÇÃO
» PORTARIA SOBRE EXPEDIENTE
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: 08:30h às 17:00h - Email: atendimento@cmprudentopolis.pr.gov.br
Telefone: (42) 3446-8600