ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Trecho urbano da Br-373:
 
MEDIDAS DE SEGURANÇA SÃO REIVINDICADAS DESDE 2010
 
09/11/2012
Fonte: assessoria
A rodovia está rodeada de habitações e estabelecimentos industriais e comerciais.
Crédito:

Desde início de 2010 a Câmara Municipal de Prudentópolis está enviando pedidos e reivindicações à Concessionária Caminhos do Paraná S/A, no sentido de aumentar a segurança de pedestres e moradores do trecho urbano da Br-373, que corta a cidade de Prudentópolis. A situação vem se agravando na área de trânsito, com a morte de oito pessoas nos últimos tempos, além de inúmeros acidentes com danos materiais e ferimentos generalizados, e atropelamentos de pedestres e ciclistas. No último dia 07, um garoto de treze anos foi atropelado e morto nas imediações da Lanchonete Iguaçu, um dos pontos mais críticos. Por volta das 12 horas do dia 08, um acidente entre um motociclista e um veículo gerou ferimentos e prejuízos. Isso culminou com uma grande movimentação da comunidade local, que organizou um protesto buscando medidas de segurança aos setores competentes. Por volta das 17 horas do dia 08, a rodovia foi interditada e o protesto realizado por cerca de duas horas, com queima de pneus, cartazes e faixas de protestos, e interrupção do tráfego. Isso gerou uma fila enorme de veículos parados nos dois sentidos da pista e mais de quinhentas pessoas concentradas no local. O Presidente da Câmara Municipal de Prudentópolis, Vereador Canderoi Mainardes Filho esteve presente ao protesto e apresentou numa explanação aos organizadores do protesto, a cópia de todos os expedientes encaminhados aos órgãos do setor, principalmente à Caminhos do Paraná. O último Ofício, inclusive, de número 096/2012, encaminhado recentemente, questionada o atropelamento fatal da esposa de um dos coordenadores de tráfego da própria Caminhos do Paraná, ocorrido no mesmo local. Além disso, a situação dos alunos da Creche Mãe Honorina, instalada na região do BNH, e Escola Estadual São Lucas e Municipal Marcos Antoniu, na mesma região. Diariamente correm riscos de acidentes ao trafegar às margens da rodovia e ao cruzar a mesma, já que os núcleos habitacionais de Vila Esperança, Habitar Brasil, BNH e Vila Iguaçu, se encontram edificados nos dois lados da pista. Mas, segundo expôs o Presidente Canderoi aos populares, as respostas tem sido evasivas e sem conteúdo, geralmente indicando que a competência para deliberar qualquer medida está por conta do Departamento de Estradas e Rodagens do Paraná. Foram solicitadas mais placas de sinalização, redutores de velocidade, lombadas eletrônicas e passarelas, dentre outras medidas. As autorias das matérias nesse sentido foram dos vereadores Canderoi Mainardes Filho, Luciano Marcos Antonio, Deonízio Costa Rosa, José Petez e Clemente Lubczyk. Manifestações a respeito foram feitas em Tribuna por outros legisladores, também sem resultados concretos. Nesse sentido, também foram questionadas a situação do acesso à cidade pelo trevo principal; a ponte antiga sobre o Rio dos Patos; e os acessos à Pousada Ózera e Recanto Rickli. Alguns dos pontos tiveram melhorias. Uma audiência com os setores competentes para discutir a questão deve ser organizada para os próximos dias, reunindo as principais lideranças.

 
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A rodovia est rodeada de habitaes e estabelecimentos industriais e comerciais. Trecho de maior perigo da Br-373 e que gerou inmeros acidentes.
 
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