ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Presença missionária:
 
PADRES BASILIANOS RECEBEM HOMENAGEM PELOS 400 ANOS DA ORDEM
 
01/11/2017
Fonte: assessoria
Padres, catequistas, e lideranças presentes na sessão
Crédito:

Por alusão aos 400 anos de existência da Ordem Basiliana de São Josafat e 120 anos de presença missionária no Brasil, foi outorgada em sessão legislativa de terça-feira, 31, Moção de Parabenização à ordem, a qual foi proposta pelo Vereador Anderson Alexandre Lemos. Estiveram presentes na sessão o Bispo Dom Meron Mazur, Eparca da Catedral Imaculada Conceição, de Vila Iguaçu; o Padre Elias Marinhuk, Vice-Provincial da Ordem dos Basilianos no Brasil; o Padre Cristiano Silva, Pároco e Administrador da Catedral Imaculada Conceição; o Padre Dionízio Horbus, Pároco da Paróquia de São Josafat; ainda os padres Antonio Zubek, Supervisor do Mosteiro de São Josafat e Conselheiro da Ordem dos Basilianos; Padre Tarcísio Zaluski, Redator do Jornal Prácia; Padre Thiofilo Mellech; Padre André Pistun; Padre Dionísio Bobalo; e Padre Teofílo Michalichen, Diretor do Colégio São José. Também participaram da sessão, as catequistas do Instituto Secular das Catequistas do Sagrado Coração de Jesus, e a diretora do Museu do Milênio, Professora Meroslava Krevei. Representando a Prefeitura Municipal, esteve presente a Secretária Municipal da Cultura, Nadir Vozivoda.

O Padre Elias Marinhuk, Vice-Provincial da Ordem, fez um apanhado histórico da existência da Ordem, sua origem, as reformas promovidas, e a participação a nível mundial, a qual se faz presente com dez congregações em vinte países. Com relação ao Brasil, enalteceu a vinda dos primeiros padres, com início das atividades em meados de 1897, com papel fundamental de desenvolver a missão religiosa, educacional, cultural e de formação de vida, que foram primordiais para formar e orientar as primeiras levas de famílias de imigrantes ao nosso país. Atualmente, são 98 componentes, dos quais dez são frades e estudantes e o restante padres. Destacou a homenagem feita pela Câmara, que retrata o reconhecimento da comunidade pela importante data alcançada, a qual será comemorada neste próximo dia 12 de novembro, data do Padroeiro de São Josafat, em Prudentópolis, quando deverão se fazer presentes 120 padres, entre membros da ordem e convidados. O Presidente Marcos Roberto Lachovicz também colocou em votação uma segunda Moção, a qual foi proposta pelos Poderes Legislativo e Executivo, com os mesmos teores, que será impressa em metal e afixada no hall de entrada do Mosteiro de São Josafat, para celebrar a data comemorativa. O teor da Moção do Vereador Anderson Lemos é o seguinte:

"Por iniciativa do Vereador ANDERSON ALEXANDRE LEMOS, com apoio dos componentes do Soberano Plenário, foi outorgada Moção de Parabenização à ORDEM BASILIANA DE SÃO JOSAFAT, pelas comemorações dos 400 anos de existência e pelos 120 anos de Missão Religiosa no Brasil, cujos festejos são comemorados durante a festividade do Padroeiro de São Josafat, de Prudentópolis, em 12 de novembro, na Paróquia de São Josafat. A Ordem Basiliana veio ao Brasil na metade do ano de 1897, e até hoje, se empenha em pregar missões, catequizar, administrar sacramentos, organizar comunidades, construir igrejas, escolas, centros culturais em várias comunidades ucranianas católicas, nos Estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Contando com quase uma centena de membros, a instituição religiosa no Brasil organizou-se a duras custas. Iniciou grande parte daquilo que hoje existe em termos de comunidades com patrimônio eclesiástico da Metropolia e da Eparquia. Investiu, formou e cedeu à Igreja cinco bispos.  Auxilia com inúmeros trabalhos nos campos, religioso, cultural, acadêmico e administrativo, além ocupar-se com trabalhos de auto-sustento da própria comunidade dos basilianos. Por essa importante presença na comunidade, fica de parte do Poder Legislativo, por esta Moção, o reconhecimento público à Ordem Basiliana, pela participação ativa em nosso meio, alcançando esta importante data."

 

 
 Galeria de Fotos
Padres, catequistas, e lideranas presentes na sesso Padre Elias fez um relato histrico da Ordem Padres presentes acompanharam o recebimento da homenagem Vereador Anderson entrega a Moo ao Padre Elias
 
 Outras Notícias
» FELIPÃO DEIXA A SECRETARIA DA AGRICULTURA E RETORNA À CÂMARA
» SESSÕES DA CÂMARA COMEÇAM NESTA TERÇA-FEIRA, DIA 06
» FUNCIONALISMO TERÁ REPOSIÇÃO SALARIAL DE 3,71%
» EDITAL DE CONVOCAÇÃO:
» PORTARIA HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO E CLASSIFICAÇÃO
» PORTARIA SOBRE EXPEDIENTE
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: 08:30h às 17:00h - Email: atendimento@cmprudentopolis.pr.gov.br
Telefone: (42) 3446-8600