ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Homenagem Imigrao:
 
COMUNIDADE UCRANIANA GANHA DATA ESPECIAL
 
24/03/2010
Ministro da Ucrania entre a comenda à Professora Meroslava, durante sua visita a Prudentópolis
Crédito:

Foi aprovado pela Câmara Municipal de Prudentópolis, Projeto de Lei de autoria do Executivo Municipal, o qual institui o “Dia da Comunidade Ucraniana”, A ser comemorado em  24 de agosto de cada ano, passando a integrar o Calendário Oficial do Município. Trata-se de uma homenagem aos descendentes de ucranianos que residem em Prudentópolis, constituindo grande parte da maioria dos habitantes, que migraram para a região Centro-Sul do Paraná e, em especial para Prudentópolis, no início do século, imprimindo seus traços culturais, religiosos, gastronômicos, folclóricos e de trabalho. Hoje, graças a essa etnia participativa, o município se projeta a nível mundial como o berço da imigração ucraniana no Brasil, mantendo vivos seus costumes e tradições, mesmo após um século da vinda das primeiras famílias da Ucrania. Inclusive, há uma movimentação no sentido de se ampliar os intercâmbios entre Brasil e Ucrânia, através de inúmeros acordos que começam a ser discutidos e traçados entre os dois países, por meio dos consulados. Recentemente, o Embaixador do Brasil para a  Ucrânia e Moldávia, nomeado pela Casa Civil do Governo Federal, esteve mantendo contatos em Prudentópolis, e comunicando o início de sua representatividade naquele País, anunciando da possibilidade de entendimentos mútuos nas áreas da agricultura, cultura, educação e turismo. Principalmente com envio de estudantes daqui para a Ucrânia e a vinda de orientadores da Ucrânia para cá, nas áreas culturais, onde há fortes participações. O Grupo Folclórico Ucraniano Brasileiro Vesselka, por exemplo, esteve em excursão recente neste país, mostrando nossa potencialidade nessa área. Outro destaque que aprofunda esse relacionamento internacional é a visita em dezembro próximo passado, do Ministro da Cultura e Turismo da Ucrânia a Prudentópolis, Vasyl Vovkun, o qual veio conhecer as potencialidades locais e a participação da etnia. Inclusive, promoveu a entrega da Comenda da Ordem de Honra ao Mérito do 3º. Grau à Professora Meroslava Krevey, conferida pelo presidente da Ucrânia, Victor Yushchenko, pelo importante trabalho na preservação dos traços culturais ucranianos, fora deste país.
 De autoria do deputado federal Angelo Vanhoni, uma lei  institui o dia 24 de agosto, como o Dia Nacional da Comunidade Ucraniana no Brasil, a qual  foi sancionada em 19/01/2010, pelo Presidente Lula, atendendo a reivindicação da grande comunidade que vive, em sua grande maioria, no Paraná. Em 24 de agosto de 1991 o parlamento ucraniano declarou a Independência da Ucrânia.
O projeto de lei se respalda no § 2.º do Art. 215 da Constituição Federal, que dispõe sobre a fixação de datas comemorativas de alta significação para os segmentos étnicos nacionais. Afirma a Constituição Federal que “o Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais.” O projeto de lei também baseia-se pela Convenção para Salvaguarda do Patrimônio Imaterial em 2003, da UNESCO, na qual se reconhece “a profunda interdependência entre patrimônio cultural imaterial e o patrimônio material cultural e natural.”
Em 2009 as comunidades ucranianas de Mallet, Irati e Prudentópolis foram visitadas pelos Ministros Juca Ferreira, da Cultura do Brasil, e Vasyl Vovkun,  da Cultura da Ucrânia. Uma série de eventos comemorativos está sendo preparada para 2011, nos dois países, em celebração aos 120 anos da chegada dos primeiros imigrantes ao Brasil.

 

 
 Galeria de Fotos
Ministro da Ucrania entre a comenda  Professora Meroslava, durante sua visita a Prudentpolis
 
 Outras Notícias
» FELIPÃO DEIXA A SECRETARIA DA AGRICULTURA E RETORNA À CÂMARA
» SESSÕES DA CÂMARA COMEÇAM NESTA TERÇA-FEIRA, DIA 06
» FUNCIONALISMO TERÁ REPOSIÇÃO SALARIAL DE 3,71%
» EDITAL DE CONVOCAÇÃO:
» PORTARIA HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO E CLASSIFICAÇÃO
» PORTARIA SOBRE EXPEDIENTE
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: 08:30h às 17:00h - Email: atendimento@cmprudentopolis.pr.gov.br
Telefone: (42) 3446-8600