ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Homenagens póstumas:
 
PROJETOS HOMENAGEIAM CIDADÃOS COM NOMES DE VIAS E ESPAÇOS PÚBLICOS
 
21/12/2016
Fonte: assessoria
Enfermeira Maria Angela Machado, a
Crédito:

Projetos de Leis propostos por diversos vereadores e aprovados em sessões legislativas da Câmara Municipal de Prudentópolis, homenageiam diversos cidadãos de nossa comunidade, deixando seus nomes eternizados em nosso meio, como forma de lembrar das suas participações nos meios comunitário, social, empresarial, religioso, festivo, público, dentre outros, ao longo de suas existências em nosso município, reconhecendo seu papel importante na realização de ações durante suas convivências dentre a sociedade e seus familiares. As honrarias nas respectivas leis, determinaram que os nomes das pessoas sejam afixados na nominação de vias públicas, praças, próprios públicos e outros espaços ainda sem denominação, através de providências dos setores próprios da municipalidade. Projeto de lei proposto pelo Vereador Luciano Marcos Antonio (PSDB), aprovado e transformado em Lei Municipal, denomina de José Osnei Sabatovicz, a pracinha localizada na região de Vila Beraldo; projeto proposto e aprovado pelo Vereador Marcos Vinício dos Santos(PMB), denomina via pública de Professor Emílio Silva Martins; proposição do Vereador José Amilcar Pastuch (Rede), aprovada e sancionada, denomina via pública de nossa cidade de Rua Professor Doroteu Burko; outra proposta aprovada, foi de autoria do Vereador Marcos Vinício dos Santos (PMB), denominando via pública de Rua Afonso Woidelo; já projeto proposto e aprovado de autoria do Vereador José Adilson dos Santos (PSC), denomina via pública local de Rua DJ Theo Júnior; outra proposição aprovada, de autoria do Vereador Maurício Bosak, denomina espaço público ainda sem denominação, de Vereador Francisco Klosowski; e matéria do Vereador Luciano Marcos Antonio (PSDB), também aprovada, propôs a nominação do Centro de Saúde de Enfermeira Angela Maria Machado, conhecida carinhosamente por “Xuxa”.

         DOROTEU BURKO - A homenagem póstuma feira pelo Vereador José Amilcar Pastuch, ao Professor Doroteu Burko, se justificou pelo importante papel que o mesmo teve em nossa comunidade, pois, em sua curta existência obteve grande projeção no setor educacional, sendo referência dentre o meio docente, com grandes trabalhos realizados em escolas da cidade e interior. No setor cultural, também ganhou notoriedade, com a tradução do livro de seu avô, “História de Vassílio”, do ucraniano para o português, o qual foi lançado pela Secretaria de Cultura do Paraná. Nasceu no dia 07 de dezembro de 1975, em Prudentópolis. Filho de Teófila Muzeka Burko e João Burko, teve cinco irmãos: Pe. Vassilio, Goreti, Marta, Andreia e Irene.   Estudou o Ensino Fundamental I em Tijuco Preto e o Ensino Fundamental II em Jesuíno Marcondes. Cursou o Ensino Médio no Colégio Alberto de Carvalho. Se formou no Ensino Superior em Letras-Espanhol e pós-graduação em Educação Básica, na UNICENTRO.          Trabalhou desde pequeno ajudando seus pais na agricultura (produção de erva -mate, feijão, milho e outros) e também no comércio de seus pais. Depois trabalhou como motorista de transporte escolar, motorista de caminhão transportando pinus de Terra Cortada até o município de Irati. Mais tarde abriu um bar- lanchonete, juntamente com o amigo Vitor, em Tijuco Preto. Quando estava cursando a faculdade em Irati, trabalhou na Agência dos Correios em Prudentópolis. Atuou como professor, nos seguintes Colégios: Alberto de Carvalho,Barão de Capanema, Pe. José Orestes Preima, Capitão Domingos Vieira Lopes, Bispo D. José Martenetz e na Escola Pe. Cristóforo Myskiv. Casou-se com Marli Kobernovicz Burko e teve um filho, Ivan Burko. Foi excelente esposo e um excelente pai, pois amava muito sua família. Desde pequeno se interessou por leitura e teve a ideia de traduzir o livro de seu avô, "História de Vassilio", escrito na língua ucraniana, vindo a traduzi-lo para língua portuguesa, ao qual foi lançado pela Secretaria da Cultura do Estado do Paraná. Procurava se envolver nos meios sociais, foi presidente da APMF da Escola M. Favo de Mel, na qual seu filho estuda. Participou como membro da Associação dos Amigos do Museu do Milênio, fez parte na comissão da ACTA (Comunidade terapêutica) e participava ativamente na Pastoral da Educação. Sempre foi um guerreiro, principalmente na luta contra a doença hipertensão pulmonar. Nos deixou um grande exemplo de vida, sempre estava confiante, mesmo com os sintomas da doença. Nos últimos seis anos, fazia tratamento constante inclusive com oxigenoterapia. Demonstrava esperança e não se queixava da vida, era uma pessoa guerreira, amorosa, meiga, gentil e generosa. Veio a falecer no dia 03 de julho de 2012, em consequência da doença.

 

THEODOZIO SKAVROSNKI JÚNIOR – A matéria de proposição do Vereador José Adilson dos Santos denomina via pública de nossa cidade, que ainda não possua denominação, inserida no quadro urbano municipal. Conhecido popularmente nos meios sociais como DJ Theo Júnior possuía amplo ciclo de conhecimento e relacionamento com os meios sociais da cidade e região, haja vista que sua profissão de DJ o projetou principalmente nos eventos sociais. Além disso, desenvolveu diversos trabalhos junto a comunidade local e regional, que o tornaram amplamente conhecido no meio artístico e musical. Perdeu a vida repentinamente, ainda muito jovem, através de acidente automobilístico, quando retornava, junto com companheiros, de um evento musical na cidade de Imbituva.

Teodózio Skavronski Júnior nasceu em Linha Vista Alegre, Prudentópolis, em 14/09/1995. Cursou seus estudos na Escola Rural Municipal da comunidade, e o Ensino Médio no Colégio Estadual Padre José Orestes Preima, em Linha Esperança. Seguindo os passos de seu pai, acordeonista por vocação e com participação em muitos eventos e promoções musicais, iniciou ainda muito jovem sua carreira de locutor de rádio, alcançando o primeiro lugar em um cur Mso realizado pela Active Produções. Posteriormente, trabalhou como locutor na Rádio FM Cidade de Prudentópolis, com o programa Conexão Cidade. Na Rádio Esperança, AM, Prudentópolis, apresentou programação da madrugada. Também atuou na Rádio Web Sertão, São Paulo, com o Programa Tereré na Cachoeira e Lual do Sertão. Foi locutor oficial do Shopping Popular de Curitiba e locutor animador da Vivo Portal de Lojas. Se destacou posteriormente como DJ das noites prudentopolitanas e cidades da região, onde por mais de dois anos comandando a sonorização e animação das festas, ficou conhecido por DJ Theo Júnior, quando criou a empresa TJB Produções. Nas edições da Festa Nacional do Feijão Preto de Prudentópolis – Fenafep -, foi locutor do som interno das mesmas, fazendo o serviço de divulgação e informação. Também foi animador de programas humorísticos da rádio Cidade FM e como animador e cantor do grupo musical Xugas de Acavalo. Também teve destaque como promotor de eventos de campeonatos de som automotivo, em eventos musicais, casamentos, aniversários e baladas. Perdeu sua vida prematuramente em acidente automobilístico na Br-373, em 17/05/2015, quando retornava de um evento onde promoveu na cidade de Imbituva, aos 19 anos de idade, deixando um grande números de amigos.

CENTRO DE SAÚDE ANGELA MARIA “XUXA” MACHADO - A denominação encaminhada pelo Vereador Luciano Marcos Antonio, justifica-se pela dedicação e excelência do trabalho desempenhado junto a Secretaria Municipal de Saúde pela servidora, Angela Maria Machado, conhecida também pelo codinome carinhoso de “Xuxa”, que faleceu em 2013, vítima de câncer, deixando um legado a todos os servidores, que é a paixão pelo trabalho. Sem medir esforços para atender de forma mais humana os munícipes usuários dos serviços prestados pela Secretaria Municipal de Saúde, sempre empenhou-se na busca de soluções, estudando, pesquisando, a fim de trazer melhorias e recursos na área que atuava. Um exemplo de pessoa e de profissional, mulher de muita fé, batalhadora, e, extremamente atenciosa e humana com os pacientes que atendia, merecedora, sem dúvida alguma, desta singela homenagem, como forma de agradecimento por toda a sua dedicação.

VEREADOR FRANCISCO KLOSOWSKI - O projeto de lei encaminhado pelo Vereador Maurício Bosak, denominou espaço público de nossa cidade, que ainda não possua denominação, inserido no quadro urbano municipal, de “Vereador Francisco Klosovski”, pessoa que desempenhou inúmeras atividades comerciais, comunitárias e políticas na história prudentopolitana. Tal denominação justifica-se pela ampla projeção alcançada no início da formação e colonização das terras prudentopolitanas, pelos pioneiros que aqui se instalaram, em inúmeros ramos de atividades de produção ou comercial, doando-se também ao ramo político para administração da formação de nossa comunidade, em época onde tudo era difícil e cada qual doava sua dedicação e arrojo para iniciar a formação de uma comunidade próspera e abrangente. Mesmo tendo vindo como imigrante da Polônia, adotou esta terra de coração e passou a trabalhar com arrojo para manter sua família e doar de si a colaboração nos meios políticos locais, tendo sido eleito vereador na quarta legislatura de nossa história, ao lado de nomes de muitos pioneiros desta terra, durante os anos de 1916 a 1920. Posteriormente conquistou nova cadeira no legislativo municipal, durante o mandato desenvolvido de 1924 a 1928.

Francisco Klosovski nasceu em 28 de fevereiro de 1886 e se casou ainda muito jovem com dona Eudóxia. Começou suas atividades como seleiro e sapateiro em nossa cidade. Após alguns anos de atividades, acabou mudando-se para uma propriedade na Linha Ivaí, próximo da confluência com Linha São João do Rio Claro, onde iniciou plantios de ervais e parreirais de uva para produção de vinhos. A produção de erva-mate sua e adquirida de demais plantadores era transportada para Ponta Grossa, onde o mesmo possuía os chamados “carroções”, com maior capacidade de carga, os quais eram tracionados por cinco parelhas de cavalos. No auge de sua atividade de transportador de erva-mate, chegou a possuir uma frota de dez carroções, com quase uma centena de cavalos para conseguir manter a tropa em condições de tracionar os mesmos constantemente.

Mas a erva-mate começou a entrar em plena decadência  a partir da década de 20, até que em 1924, Francisco acabou por entrar em falência nesse ramo. Mas  com seu arrojo e trabalho incansável, conseguiu se reerguer após implantar um curtume para curtimento do couro de animais abatidos na região, contando com ajuda de seus filhos na atividade. Esse couro, chamado de lascas, era transportado para fabricação de arreames, cabrestos e tralhas para montaria e tração animal, em cidades como Irati, Imbituva e Teixeira Soares. A sua produção de uvas garantia ao mesmo tempo a fabricação de grande quantidade de vinhos de boa qualidade para venda na cidade e região. Mais tarde montou uma serraria em Boa Ventura, Município de Pitanga. Em sua vida, teve onze filhos, Maria, José, Ana, João, Antonia, Júlio, Leopoldo, Augusto, Francisco, Teodózio, e Antonio. Acabou falecendo em 07 de julho de 1951. Seu amor por esta pátria que o recebeu ainda menino, foi exaltado durante carta enviada à Câmara Municipal, cujo teor foi lido e registrado durante sessão legislativa de oito de janeiro de 1918, sob a presidência do Vereador Coronel João Pedro Martins, onde exaltou a seguinte fala:

“ O abaixo assignado Camarista deste Município, Polaco de nascimento, em virtude da declaração de Guerra do Brazil à Alemanha, tem a honra de levar ao conhecimento de Vossa Excelência e de toda a corporação municipal, a que pertence, que tendo chegado ao Brazil com sete anos de idade, aqui recebendo os primeiros rudimentos que possue, aqui constituiu família, sendo seus filhos todos brasileiros, aqui adquiriu os bens que possue, aqui enfim e não em outra qualquer parte, é que realmente pretende continuar a viver. Assim tem o prazer imenso, expontaneo, de declarar os seus sentimentos de sincero amor pela Pátria Brasileira, q            ue com toda satisfação adotoude há muitos anos, e ao mesmo tempo hypotheca o seu incondicional apoio a todas autoridades Brasileiras, só aguardando o momento de pagar o seu tributo de gratidão ao povo irmão que carinhosamente o acolhei e o conserva em seu seio. Saúde e Fraternidade. Prudentópolis, 1º de dezembro de 1917. Francisco Klosovski”.

EMILIO SILVA MARTINS – a proposição feita pelo Vereador Marcos Vinício dos Santos denomina via pública de nossa cidade, que ainda não possui denominação, inserida no quadro urbano municipal, de “Emílio Silva Martins”, pessoa de amplo relacionamento em nossa comunidade. Tal denominação justifica-se pelo ciclo de conhecimento e relacionamento com os meios comunitários da cidade e região, haja vista que sua profissão de professor, gerente de indústria e prático de topografia o projetou em diversos segmentos. Além disso, desenvolveu diversos trabalhos junto a comunidade local e regional, que o tornaram amplamente conhecido no meio profissional. EMILIO SILVA MARTINS, nasceu em 15 de Outubro de 1936, filho de Antonio Mendes Martins e de Carolina Maria da Silva, Neto do Coronel João Pedro Martins, foi casado com Maria Skavornski, teve doze filhos e adotou mais um.

Foi Professor Municipal atuando em Vista Alegre, Perobas e Rio dos Vieiras entre os anos de 1978 até a década de 1980, também trabalhou em serrarias, e fábricas, seu último trabalho foi como gerente da Construma em Manduri. Além de professor era na Comunidade uma espécie de inspetor, pois fazia acordos com vizinhos que tinham problemas, fazia contas para empreitada de roça, era considerado excelente matemático tanto para cubar madeira, quanto para calcular área de terra, sendo chamado pelos medidores de terreno, os agrimensores, para ajudar a calcular as áreas a serem medidas.

Emilio foi um desbravador de Prudentópolis atuando como recenseador, nos anos de 1960 e 1970 fez o censo a cavalo, ficando por quase um mês pernoitando em paiol ou casas de pessoas a quem ia recensear, além de preencher os formulários, levava noticias da cidade as pessoas e com elas fazia amizade, lógico, depois de ganhar a confiança, pois contava que muitos tentavam até fugir pois tinham medo que o governo tomasse as coisas deles. Participou ativamente das Comunidades onde residiu fazendo parte das diretorias das Igrejas, ajudando na organização de festas e construção de templos. Era mesário nas eleições e tinha grande orgulho de desempenhar o papel, dizendo que era um ato de cidadania.

Após aposentado passou a residir no BNH Vila Esperança onde de forma tímida ajudou a comunidade na construção da Igreja e incentivou seus filhos e netos a sempre fazerem parte das Diretorias de Igrejas e Movimentos. Após ficar viúvo de Dona Maria com a qual conviveu desde criança fazendo o primário juntos e permaneceu casado por mais de cinquenta anos perdeu o encanto pela vida e menos de um ano depois veio a falecer no dia 26 de março de 2014.

AFONSO WOIDELO -O projeto de lei também de autoria do Vereador Marcos Vinício dos Santos, denomina via pública de nossa cidade, que ainda não possua denominação, inserido no quadro urbano municipal, de “Afonso Woidelo”, pessoa que desempenhou inúmeras atividades comunitárias, religiosas e assistenciais na comunidade prudentopolitana. Tal denominação justifica-se pela projeção alcançada pelo ilustre homenageado, que atuou no ramo comerciário de nossa cidade, sendo amplamente conhecida pela sua dedicação e desempenho como funcionário supermercadista. Na área religiosa e comunitária, foi um dos precursores e incentivadores de um dos maiores movimentos da juventude prudentopolitana, na década de 1980, a UJOP – União dos Jovens de Prudentópolis -, a qual desempenhou inúmeras atividades de formação cidadã e cristã, realizando festivais, encontros, programações festivas e comunitárias, que ganharam projeção regional. Além disso, foi um dos idealizadores e incentivadores das primeiras procissões religiosas que se iniciavam na região de Vila Nova e seguiam até as igrejas centrais, em datas religiosas, as quais reuniam centenas de fiéis. Também teve atuação marcante na organização de comunidades religiosas e comunitárias, como São Lucas, dentre outras, o que merece a atenção da comunidade nesta singela homenagem em memória de seu nome, que ficará eternizada em identificação de via pública local, haja vista que deixou nosso meio precocemente, vitimado por doença de grave intensidade.

JOSÉ OSNEI SABATOVICZ – A matéria de proposição do Vereador Luciano Marcos Antonio, homenageia o cidadão, nominando uma pracinha existente na região de Vila Berado, área que foi doada para a paróquia, e deve sediar em breve uma área de recreação e lazer, juntamente com a Capela Nossa Senhora de Guadalupe, para atender esta importante região de nossa cidade. A homenagem póstuma ao cidadão José Osnei Sabatovicz, que teve importante papel em nossa comunidade se justifica, haja vista que, quando em vida, foi um grande incentivador do movimento comunitário, inclusive com início de trabalhos para organizar uma entidade associativa. Atuou como bancário no Banco do Brasil, onde teve importante papel no atendimento ao setor rural. Na área comunitária, participou ativamente do conselho paroquial e da organização da associação de moradores de sua região, Vila Beraldo.

 
 Galeria de Fotos
Enfermeira Maria Angela Machado, a Theodozio Skavronski Jnior Vereador Francisco Klosowski Professor Emlio Martins Professor Doroteu Burko
 
 Outras Notícias
» FELIPÃO DEIXA A SECRETARIA DA AGRICULTURA E RETORNA À CÂMARA
» SESSÕES DA CÂMARA COMEÇAM NESTA TERÇA-FEIRA, DIA 06
» FUNCIONALISMO TERÁ REPOSIÇÃO SALARIAL DE 3,71%
» EDITAL DE CONVOCAÇÃO:
» PORTARIA HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO E CLASSIFICAÇÃO
» PORTARIA SOBRE EXPEDIENTE
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: 08:30h às 17:00h - Email: atendimento@cmprudentopolis.pr.gov.br
Telefone: (42) 3446-8600