ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Apoio à criação do Monumento:
 
PRESIDENTE DO IAP RECEBE TÍTULO DE CIDADANIA HONORÁRIA
 
17/11/2017
Fonte: assessoria
Crédito:

A Câmara Municipal de Prudentópolis outorgou Título de Cidadão Honorário de Prudentópolis, ao Presidente do Instituto Ambiental do Paraná, Luiz Tarcísio Mossato Pinto, durante Sessão Solene realizada na quinta-feira, 16, às 19 horas, no Plenário do legislativo. A homenagem, de iniciativa do Poder Legislativo, se deu em virtude do empenho e dedicação de Luiz Tarcísio, na tramitação de todo o processo para transformação da área onde foi criado o Monumento Natural do Salto São João, que era de propriedade de empresa particular, em área de preservação, transformando-a em um unidade de conservação, que preserva todo o entorno da queda de água de 84 metros de altura, localizada na região de Linha Antonio Olinto. Através de um projeto liberado pelo Governo do Paraná, iniciado em meados de 2011, quando o Governador Beto Richa visitou Prudentópolis durante a comemoração do aniversário da cidade, foi assinado um protocolo de intenções para implantação do monumento. Luiz Tarcísio iniciou toda a tramitação do acordo com a empresa proprietária da área onde se localiza o salto, preservando este local, o qual tinha como destinação a implantação de uma usina de geração de energia elétrica, o que prejudicaria o local. Além disso, não mediu esforços para agilização de todo o projeto que envolve recursos de mais de quatro milhões de reais, até sua conclusão. Participaram compondo a mesa oficial dos trabalhos da sessão, além dos vereadores, o Prefeito Municipal Adelmo Luiz Klosowski; o Vice-Prefeito Osnei Stadler; e o Presidente da Compagás, e ex-Secretário de Estado de Meio Ambiente, Jonel Nazareno Iurk. Jonel também foi Vereador e Presidente do Legislativo prudentopolitano, em meados de 90. Foi Secretário Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal, em 2005, época em que foram criados por lei, diversos monumentos naturais, inclusive o do São João.

Falando em nome do Poder Legislativo Municipal, o Presidente Marcos Roberto Lachovicz destacou a importante homenagem que é realizada nesta oportunidade ao representante maior do Instituto Ambiental do Paraná, como uma forma de reconhecimento público ao esforço e dedicação desse órgão governamental, através de sua pessoa, em agilizar um projeto que deve alavancar o turismo natural de nossa terra, deixando nosso município como polo da região Centro Sul do Paraná. Lachovicz observou que o turismo é um ponto que vem sendo abordado há muitos anos, sem que se houvesse um investimento efetivo a respeito por parte dos setores representativos, até que o arrojo e determinação do Governador Beto Richa, através de ação designada ao IAP, autorizou o projeto de implantação do monumento natural do Salto São João, com criação do parque e implementação de toda a infraestrutura de exploração turística, que transformou este local em um ponto de referência nacional e internacional, o que, sem dúvida, vai realmente projetar Prudentópolis como a terra das cachoeiras gigantes, o município verde do Paraná, a partir de agora. E a entrega deste título que homenageia Luiz Tarcísio é uma forma pública de a comunidade prudentopolitana dizer o muito obrigado pelo marco inicial na exploração turística consciente e disciplinada de monumentos naturais públicos de nosso potencial. Inclusive, já houve o anúncio de investimentos complementares ao monumento, na ordem de mais de um milhão de reais, na construção de passarelas elevadas, que darão acessibilidade a pessoas portadores de necessidades especiais, o que se traduzirá num dos poucos pontos de visitação turística natural do país, com essa estrutura, o que nos projetará ainda mais nesse setor.

O homenageado Luiz Tarcísio agradeceu a homenagem destacando que um título de cidadania é um ato que deve ser valorizado profundamente, pois reflete o sentimento de agradecimento de uma comunidade para com a pessoa homenageada. Disse que jamais esperava uma homenagem dessa natureza em Prudentópolis, haja vista que o trabalho que realizou foi em prol da preservação ambiental, pois como responsável direto pelo órgão maior de proteção e controle da fauna e flora do Estado, sentia-se na obrigação de preservar um patrimônio de tamanha beleza que, com esse investimento, torna-se um dos mais expressivos do Brasil, devendo alavancar, de vez, o turismo natural em Prudentópolis, há muito discutido e trabalhado, mas com investimentos voltados a poucas iniciativas da área privada e de alguns projetos da administração.

JUSTIFICATIVA DO PROJETO - Esta honraria reconhece o mérito dos relevantes serviços prestados pelo homenageado ao Município de Prudentópolis, especialmente na viabilização das importantes obras do Monumento do Salto São João; marco do desenvolvimento turístico de nosso Município. Luiz Tarcísio Mossato Pinto é natural de Jacarezinho, Norte Pioneiro, e é Técnico Contabilista. Funcionário público de carreira do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), onde atua desde 1984 nas áreas de licenciamento, monitoramento e fiscalização ambiental.

                   Foi chefe do Escritório Regional do IAP em Jacarezinho por 12 anos e é presidente da instituição desde 2011. Desde 2013 possui cargos de diretoria na Associação Brasileira de Entidades Ambientais (Abema). No biênio 2015/2017 ele foi Secretário Geral e no biênio 2017/2019 foi eleito Presidente da entidade.    Entre os diversos prêmios e nomeações, uma das mais importantes Tarcísio recebeu em 2012, quando foi homenageado e condecorado com a medalha de Honra ao Mérito Ambiental da Polícia Ambiental do Paraná.

                   Como presidente atuou no licenciamento de grandes empreendimentos do Estado como Klabin e em mais de 140 licenças ambientais para empreendimentos hidrelétricos, como Usinas Hidrelétricas, PCHs e CGHs. Ainda promoveu a modernização da instituição com o desenvolvimento do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) e programas e projetos pioneiros, como a regularização da criação e comercialização da fauna espécie nativa no estado.

 

 

 

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» SESSÕES DA CÂMARA COMEÇAM NESTA TERÇA-FEIRA, DIA 06
» FUNCIONALISMO TERÁ REPOSIÇÃO SALARIAL DE 3,71%
» EDITAL DE CONVOCAÇÃO:
» PORTARIA HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO E CLASSIFICAÇÃO
» PORTARIA SOBRE EXPEDIENTE
» BUDNIK FAZ UM BALANÇO DAS ATIVIDADES DA CÂMARA EM 2023
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: 08:30h às 17:00h - Email: atendimento@cmprudentopolis.pr.gov.br
Telefone: (42) 3446-8600