ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Pauta 2016:
 
COMISSÃO REÚNE REPRESENTANTES DA SAÚDE E DA EDUCAÇÃO
 
23/02/2016
Fonte: assessoria
Crédito:

Os vereadores componentes da Comissão Permanente de Educação, Saúde, e Assistência Social, iniciaram com os trabalhos da pauta de 2016, reunindo representantes dos segmentos ligados ao setor, com vistas a discutir pontos importantes, reivindicados pela comunidade. Na quinta-feira 18, foram realizadas duas reuniões no período da manhã, com representantes do setor de saúde e da educação, para abordar questões de destaques. No primeiro encontro, a pauta esteve voltada ao pleito dos funcionários Técnicos em Enfermagem, que propõem uma redução na carga horária de 40 para 30 horas semanais. O Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, José Vilson Ribeiro expôs os principais pontos da reivindicação dos profissionais e a negociação que vem sendo feita há mais de um ano junto ao Executivo, sobre a redução. A comissão enviou ofícios à municipalidade solicitando informações a respeito, para analisar a sua viabilidade de execução futura. É um movimento que vem ocorrendo em várias regiões, em virtude da sobrecarga de atividades e responsabilidade que a função exige.

         Na segunda reunião, onde participou a Secretária Municipal de Educação, Joanice Chomen Kloss, juntamente com equipe de trabalho de diversos setores, os Vereadores Dr. Darley Gonçalves da Rosa, Presidente; Marcos Vinício dos Santos e Valdir Krik, membros da comissão; expuseram uma série de questões do setor educacional que vem sendo reivindicadas pela comunidade com um todo, principalmente no tocante à manutenção e reformas dos prédios escolares da cidade e interior, as quais apresentam muitas avarias e danos em suas estruturas e necessitam de melhorias. Segundo a secretária, há deficiência de pessoal para realizar esse trabalho e diante disso, o trabalho de recuperação vai se avolumando, gerando queixas da comunidade escolar. A comissão sugeriu que seja criada uma equipe volante de manutenção dos prédios escolares, que podem ser abrangidas juntamente com as unidades de mini-postos de saúde, que também poderiam ser atendidas por esta equipe. Outro ponto levantado pela comissão junto aos representantes da Secretaria, se voltou a possibilidade de os médicos e profissionais da saúde que fazem atendimento ao interior, recebam alimentação nas próprias escolas, com o almoço ou lanche sendo preparada pelos próprios funcionários da escola, que já elaboram a merenda, o que geraria grande economicidade e praticidade ao sistema com um todo. Em muitos casos, atualmente, estes profissionais vão pela manhã à uma localidade para atendimento, voltam para o almoço e se deslocam novamente à tarde, com grandes transtornos.  A questão da eleição e indicação de diretores escolares, ocorrida no último período, também foi tema de discussão, haja vista que a comissão procurou esclarecer critérios que foram adotados para indicações de diretores em estabelecimentos onde não havia amparo legal para realização de eleições diretas. A secretária Joanice e equipe exemplificou todos os critérios adotados, os quais seguem a questão legal e administrativa.

         Ao final do encontro, o Presidente da Comissão, Vereador Dr. Darley qualificou como plenamente produtiva a discussão, haja vista que vários aspectos importantes dos setores da saúde e educação foram levantados, com discussões que podem gerar benefícios para a comunidade como um todo. As reuniões devem ser periódicas, justamente para se fazer esse acompanhamento de perto das atividades desenvolvidas e problemas enfrentados.

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» FELIPÃO DEIXA A SECRETARIA DA AGRICULTURA E RETORNA À CÂMARA
» SESSÕES DA CÂMARA COMEÇAM NESTA TERÇA-FEIRA, DIA 06
» FUNCIONALISMO TERÁ REPOSIÇÃO SALARIAL DE 3,71%
» EDITAL DE CONVOCAÇÃO:
» PORTARIA HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO E CLASSIFICAÇÃO
» PORTARIA SOBRE EXPEDIENTE
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: 08:30h às 17:00h - Email: atendimento@cmprudentopolis.pr.gov.br
Telefone: (42) 3446-8600