ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Escola de Papanduva de Baixo:
 
FREDERICO BOBATO FILHO DARÁ NOME AO NOVO PRÉDIO ESCOLAR NA COMUNIDADE
 
16/04/2020
Fonte: assessoria

Projeto de Lei aprovado em segundo e último turno na sessão legislativa de terça-feira, 14/02, proposto pelos Vereadores Jaison Kuhn, Lademiro Budnik, José Pereira Neto, Marcos Roberto Lachovicz, Anderson Alexandre Lemos, Soraia Valéria Bubniak, Carina Gasparin Rampi, Luciano Marcos Antonio, Ivo Proczikevicz, e Adão Kostecki Primo, estendeu homenagem à memória de um dos pioneiros da comunidade de Linha Papanduva de Baixo, o agropecuarista e comerciante Frederico Bobato Filho. Através deste projeto, será nominada a sede da nova escola da comunidade, cujo prédio foi concluído recentemente, como “Escola Municipal Frederico Bobato Filho”, cuja inauguração ainda está em fase de programação futura pela municipalidade. Durante a tramitação da matéria, houve três votos contrários, dos Vereadores Iroslau Woruby, Osmário Batista e Áudio Charachouski. Esta homenagem a um dos pioneiros da povoação da comunidade de Linha Papanduva de Baixo, já tinha sua primeira documentação movimentada em meados de 2017, quando o então Vereador Valdir Bini, promoveu através de projeto de sua autoria, alteração na lei 1.803, a qual fixava critérios para nominação de próprios públicos, abrindo espaços para que escolas e outros espaços ligados ao setor educacional, pudessem receber, além de profissionais ligados à educação, pessoas que incentivaram e ajudaram na criação, construção e manutenção das mesmas. Isso porque, Bini, antes de seu precoce falecimento, tinha por objetivo homenagear com a nominação da escola da sua comunidade, a memória de Frederico Bobato Filho, que também teve morte rápida e precoce, no ano de 1969, devido a problemas de saúde. Assim, essa matéria assinada por estes Vereadores, na realidade, cumpre com um desejo e proposta do então colega Vereador Valdir Bini, em homenagem póstuma a sua iniciativa como legislador, em lembrar de um cidadão, amigo de seus familiares e também com laços de parentesco.

                   Frederico Bobato Filho nascido na região de Boa Vista, então Imbituva, no ano de 1920, veio residir em Papanduva de Baixo ainda jovem, juntamente com sua família, para desbravar as matas da região e iniciar a criação e plantio de cereais, além de trabalhar no ramo da erva-mate. Juntamente com as famílias Carollo e Dalla Vecchia, passaram a trabalhar na abertura das matas e comércio de madeiras para Guarapuava e outros centros. Passado algum tempo, após casar-se com a senhora Dalila, passou a tocar seus negócios por conta própria, dedicando-se principalmente ao comércio de suínos, e de erva-mate, que eram as moedas fortes da época. Com mangueirões de porcos, já sendo auxiliado por seus filhos, e também vizinhos, passava a comprar suínos de colonos da região, formar tropas e após serem engordados, eram conduzidos até os mangueirões de comércio da região, tocados a pé pelas estradas existentes. Do mesmo modo, fazia a compra de erva-mate dos colonos, com carroções de grande porte, conduzindo as bolas de erva para sapeco e cancheamento em seus barbaquás, visando sua venda beneficiada a compradores de fora.

                   Sempre foi ativo participante da comunidade, com incentivo a construção de espaços para recreação, lazer e atividades sociais e religiosas  de toda a população. Inclusive, participou dos meios políticos, incentivando candidatos da comunidade a se lançarem como candidatos. Foi inclusive o articulador e apoiador da candidatura de seu amigo, vizinho e parceiro das atividades profissionais, Pedro Bini, que saiu como candidato a Vereador pela Arena, em meados de 1968, sendo eleito com 408 votos. Frederico era quem conduzia Pedrinho até os redutos eleitorais, com sua caminhonete, apresentando o amigo candidato aos cabos eleitorais de várias partes do município.

         A família Bobato doou o terreno na comunidade para construção da igreja de Santana, pavilhão comunitário, escola e campo de futebol. Inclusive, houve nova doação do filho Marino Bobato, de área de 34 litros de terreno, para a associação e construção desse novo prédio. Inclusive, o primeiro prédio, teve madeiramento e mão-de-obra fornecido por Frederico, que via a necessidade de se formar uma escola na localidade para educar filhos dos moradores locais, ações estas que justificam plenamente a então iniciativa do Vereador Valdir Bini em formular o projeto de nominação, enquanto ainda era integrante desta Câmara, cuja propositura os demais colegas vereadores, que este subscrevem, dão continuidade, em sua memória e de seus familiares, que também assim o desejam.

 

 
 Outras Notícias
» SESSÕES DA CÂMARA COMEÇAM NESTA TERÇA-FEIRA, DIA 06
» FUNCIONALISMO TERÁ REPOSIÇÃO SALARIAL DE 3,71%
» EDITAL DE CONVOCAÇÃO:
» PORTARIA HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO E CLASSIFICAÇÃO
» PORTARIA SOBRE EXPEDIENTE
» BUDNIK FAZ UM BALANÇO DAS ATIVIDADES DA CÂMARA EM 2023
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: 08:30h às 17:00h - Email: atendimento@cmprudentopolis.pr.gov.br
Telefone: (42) 3446-8600