ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Assaltos frequentes:
 
COMUNIDADE COBRA MAIS AÇÕES DAS AUTORIDADES
 
29/12/2015
Fonte: assessoria
Diversos comerciantes e moradores cobraram mais ações para segurança
Crédito:

Diante dos inúmeros assaltos a estabelecimentos comerciais, principalmente supermercados, lojas e postos de combustíveis, registrados no último período em Prudentópolis, representantes dos segmentos comercial e industrial, além de moradores, convocaram uma reunião com vereadores, secretários municipais, prefeito municipal, conselho de segurança, delegado e comandante das policias locais, a qual foi realizada no Plenário da Câmara Municipal. Nesta ocasião, foram relatados todos os últimos fatos de assaltos registrados em inúmeros estabelecimentos e residências, além de casos de investidas contra pedestres e motoristas em vias públicas. Há certa precaução quanto à continuidade dos fatos, principalmente neste período de final de ano e férias, onde geralmente existe um aumento deste tipo de ocorrências. Tanto a Polícia Civil, quanto a Militar fizeram um apanhado da situação atual e dos resultados das ações e investigações praticadas recentemente. A Polícia Militar, por exemplo, destacou o trabalho de rondas constantes em diversos pontos da área central, bem como em bairros e vilas, as quais resultaram em prisões em flagrante e redução em ações premeditadas por parte de meliantes. Também destacou a necessidade de os comerciantes promoverem ações que dificultem as investidas de assaltantes, como mudanças de hábitos para condução de malotes de valores às agências bancárias; mudanças internas nos sistemas de fluxo de clientes às regiões dos caixas; colocação de mais equipamentos de vigilância e segurança; dentre outros pontos que podem inibir muitas tentativas de assaltos. Inclusive destacou o elemento surpresa que favorece os autores dos roubos, haja vista que existem sempre pessoas chamadas de “olheiros” do grupo, os quais estudam todas as atitudes das vítimas e situação de acesso e funcionamento do estabelecimento, e repassam aos executores dos crimes, que chegam ao local sabendo de todos os detalhes, apanhando os comerciantes e funcionários de surpresa. O mesmo foi destacado pela Polícia Civil, que efetuou um balanço do último trimestre, onde mais de três quadrilhas especializadas em furtos de bolsas nas vias públicas; de assaltos a propriedades rurais; e de assaltos a supermercados e lojas, foram desmanteladas, com os indivíduos identificados e maior parte deles já presos. No entanto, reconheceu que existem muitas reincidências em fatos de arrombamentos a residências e pequenos furtos, os quais são cometidos por menores que já possuem até dez passagens pela polícia. No entanto, em virtude de falta de vagas no sistema correcional, em outras cidades, os mesmos não podem ser encaminhados para cumprir essas medidas socioeducativas e continuam soltos, novamente praticando delitos em vários setores da cidade.

Depois de várias discussões sobre o tema, cobranças aos setores da área pública por ações mais efetivas, e sugestões para amenização dos problemas, uma comissão de comerciantes, vereadores e representantes de segmentos públicos foi constituída, para abordar o assunto com maior amplitude e buscar meios de investidas mais efetivas de parte da sociedade e poder público. Dentre estes pontos, haverá reivindicação junto ao Governo do Estado de maior efetivo e aparato às polícias locais; realização de blitz e mais fiscalização;  também início de um levantamento para viabilizar a instalação de um sistema de monitoramento de pontos estratégicos dos acessos e regiões centrais da cidade, por supercâmeras de segurança, as quais teriam uma central de monitoramento, a exemplo de muitas cidades. Tanto segmentos do comércio quanto da municipalidade e polícia se dispuseram a implementar ações e recursos para essa finalidade, com vistas a suprir a cidade desse importante aparato de segurança, que apresenta resultados satisfatórios. Uma nova reunião devem acontecer nos primeiros dias de 2016, envolvendo a comissão e autoridades da segurança regional para voltar a discussão do tema e definir os planos futuros dessas melhorias.

 
 Galeria de Fotos
Diversos comerciantes e moradores cobraram mais aes para segurana Vereadores Valdir Krik, Maurcio Bosak e Marcos Vincio participam da comisso organizada Autoridades discutem a situao da segurana buscando melhorias
 
 Outras Notícias
» FALECE O EX-VEREADOR ABEL ZAIAS
» FELIPÃO DEIXA A SECRETARIA DA AGRICULTURA E RETORNA À CÂMARA
» SESSÕES DA CÂMARA COMEÇAM NESTA TERÇA-FEIRA, DIA 06
» FUNCIONALISMO TERÁ REPOSIÇÃO SALARIAL DE 3,71%
» EDITAL DE CONVOCAÇÃO:
» PORTARIA HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO E CLASSIFICAÇÃO
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: 08:30h às 17:00h - Email: atendimento@cmprudentopolis.pr.gov.br
Telefone: (42) 3446-8600