ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Municipalização do trânsito:
 
DISCUSSÃO DO SISTEMA VIÁRIO É RETOMADA PELO LEGISLATIVO
 
23/05/2017
Fonte: assessoria
Novo encontro teve a participação de técnicos do Detran
Crédito:

A discussão sobre a municipalização do trânsito de Prudentópolis foi retomada pela Câmara Municipal, com a realização de novas mesas de discussões em torno da questão, reunindo representantes do Legislativo, Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal de Planejamento, Detran e Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná - Amcespar, através do consórcio de desenvolvimento regional. O Presidente da Câmara Municipal, Vereador Marcos Roberto Lachovicz, retomou a discussão do assunto, por considerar fundamental a questão da municipalização do trânsito e definição de um novo sistema viário, aliado ao plano municipal de mobilidade urbana, proposto pela prefeitura, com várias discussões realizadas e um pré-projeto elaborado. Como Presidente da Comissão de Obras e Serviços Públicos, na legislatura passada, vários encontros nesse sentido foram realizados, visando a criação do Conselho Municipal de Trânsito e a consequente municipalização, os quais culminaram com a criação do Serviço Municipal de Trânsito no último período e proposta de um conselho, na sequência.

Inicialmente, foi mantido contado com o chefe da Ciretran de Prudentópolis, Fernando Lopes Ribeiro, sobre a viabilidade de participação do órgão na assessoria técnica do processo de criação do novo sistema viário. Após contato mantido com a direção do Detran, foi sinalizada a sua participação, através de assessoria técnica da Coordenadoria de Engenharia, através da engenheira Ana Carolina Guimarães, e do assessor Edilberto Grube, os quais participaram deste novo encontro realizado na tarde de segunda-feira, 22, na câmara, com os demais representantes. Ana Carolina confirmou que o Detran pode acompanhar a questão técnica do sistema viário local, além de outros pontos relacionados ao setor. Por sua vez, a equipe da Amcespar, destacou que um consórcio intermunicipal nessa área pode fornecer projetos que levem até a municipalização, a custos mais reduzidos aos municípios, com uma assessoria composta por engenheiros de tráfego, arquitetos com especialidade em mobilidade urbana, além de demais profissionais que possam atuar na questão do sistema viário e de mobilidade urbana.

Ficou estabelecido que será organizada uma comissão permanente para tratar do assunto, com um cronograma de trabalho pré-estabelecido, com metas e prazos para definir inúmeras etapas a serem trabalhadas, visando essa evolução à municipalização que, na visão de todos os participantes, é irreversível em Prudentópolis. A partir da municipalização, há a possibilidade de implantação de uma autarquia municipal de trânsito, com a implantação do estacionamento regulamentado, o chamado "estar". O Município após a municipalização,  também precisará manter convênios com segmentos do trânsito a nível estadual e federal, para que possa fazer as devidas autuações e notificações, seguindo o que rege a legislação.

 

 
 Galeria de Fotos
Novo encontro teve a participao de tcnicos do Detran Retomada da discusso do sistema de trnsito foi feita pelo Presidente Marcos Lachovicz
 
 Outras Notícias
» FELIPÃO DEIXA A SECRETARIA DA AGRICULTURA E RETORNA À CÂMARA
» SESSÕES DA CÂMARA COMEÇAM NESTA TERÇA-FEIRA, DIA 06
» FUNCIONALISMO TERÁ REPOSIÇÃO SALARIAL DE 3,71%
» EDITAL DE CONVOCAÇÃO:
» PORTARIA HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO E CLASSIFICAÇÃO
» PORTARIA SOBRE EXPEDIENTE
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: 08:30h às 17:00h - Email: atendimento@cmprudentopolis.pr.gov.br
Telefone: (42) 3446-8600