ÚLTIMAS NOTÍCIAS / CULTURA
 
Ministro visita Prudentpolis e se impressiona com a etnia ucraniana
 
29/04/2009
Diretora do Museu Meroslava Krevei, Vereador Canderoi, Consulesa da Ucrânia Larissa e Assessor Municipal Dirceu Beló
Crédito:

Atendendo a um convite formulado pelo prefeito municipal Gilvan Agibert, Deputado Estadual Felipe Lucas e Deputado Federal Angelo Vanhoni, durante audiência mantida em visita à Brasília, o Ministro de Estado da Cultura Juca Ferreira esteve em visita ao Municípío de Prudentópolis, nesta terça-feira, 28. Acompanhado do Presidente do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional -, Luis Fernando Almeida; da Secretária de Estado da Cultura, Vera Mussi; dos Deputados Estaduais Péricles de Mello e Felipe Lucas; do Deputado Federal, Angelo Vanhoni; da Consulesa da Ucrania no Brasil, Larissa Myronenko; do  presidente da Representação Central Ucraniana, Vitório Serotiuk,  a comitiva foi recepcionada no Estádio Municipal Newton Agibert, por diversas autoridades municipais e regionais, seguindo posteriormente para a Paróquia de São Josafat, onde houve a solenidade de boas vindas. Num evento marcante, com centenas de crianças, jovens e membros da comunidade ucraniana, devidamente caracterizados, Juca Ferreira sentiu-se impressionado com a marcante presença da etnia . Seguindo as tradições, o casal Mariano e Dionisia Machula, recebeu-o com o pão e sal, que simbolizam boas vindas., a solenidade teve acompanhamento do coral da paróquia, cantando músicas sacras, enquanto o Eparca dos Ucranianos no Paraná, Dom Meron Mazur, e o Pároco da Paróquia São Josafat, Padre Eufren Krefer explanava sobre os traços e obras existentes no interior da igreja.
O Presidente da Câmara Municipal, Vereador Canderói Mainardes Filho, juntamente com os Vereadores José Petez, Luciano Marcos Antonio e Osmar Pereira, manifestou a satisfação em receber o Ministro da Cultura Juca Ferreira em nossa cidade, mostrando-lhe uma tradição secular preservada fielmente, com seus costumes, religiosidade, cultura e idioma, o que destaca Prudentópolis em relação aos demais municípios, como um pólo difusor da etnia ucraniana. A visita de Juca Ferreira faz parte de um roteiro de contatos e investimentos do Minc no Paraná, através do Programa Mais Cultura, que engloba a construção de bibliotecas, projetos de leitura e outras ações. Dentre elas, engloba-se a Região Centro Sul, com a cultura eslava e, suas ações,  envolvem desde o Governo do Estado até os Governos Municipais e entidades religiosas, comunitárias e culturais, com vistas a formular um mosaico da cultura eslava no estado, onde a preservação das etnias ainda existente, iniciando-se a partir de Curitiba, Mallet, Irati, Prudentópolis, e outras localidades. A Região Centro-Sul do Paraná vem zelando por todo esse cenário há mais de um século. Em Marechal Mallet, foi liberada a restauração da Igreja de São Miguel Arcanjo, com a formulação de 18 cidades da região. Nos demais municípios, o ministro veio conhecer de perto os demais patrimônios semelhantes, com vistas a incluí-los em um programa de incentivo e liberação de recursos para restauração e manutenção, mantendo viva essa importante tradição que mostra uma parte do Brasil, colonizado pelos descendentes de poloneses e ucranianos. Em Prudentópolis, inclusive, há intenção de se implantar ao lado do clube ucraniano, no terreno de propriedade da Eletrobrás, um centro cultural, financiado com recursos federais, cujo projeto deve ser trabalhado a partir de agora, vendo de sua viabilidade. Em Irati, por exemplo, está lançado o projeto de um grande centro cultura, que levará o nome da artista Denise Stoklos, destaque no cenário mundial. Inclusive, a artista emocionou a todos pela sua presença na solenidade, ao lado do seu irmão, prefeito Sérgio Stoklos, de Irati.

 
 Galeria de Fotos
Diretora do Museu Meroslava Krevei, Vereador Canderoi, Consulesa da Ucrnia Larissa e Assessor Municipal Dirceu Bel Denise Stoklos, artista de projeo mundial (ao centro) foi um dos destaques da solenidade Prefeito Gilvan, Consulesa Larissa, Vereador Luciano, Ministro Juca, Vereador Jos Petez e Presidente da Cmara Vereador Canderoi. Autoridades e Membros da Comunidade receberam o Ministro Casal Mariano e Dionizia Machula recebem o Ministro Juca Ferreira com po e sal
 
 Outras Notícias
» FELIPÃO DEIXA A SECRETARIA DA AGRICULTURA E RETORNA À CÂMARA
» SESSÕES DA CÂMARA COMEÇAM NESTA TERÇA-FEIRA, DIA 06
» FUNCIONALISMO TERÁ REPOSIÇÃO SALARIAL DE 3,71%
» EDITAL DE CONVOCAÇÃO:
» PORTARIA HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO E CLASSIFICAÇÃO
» PORTARIA SOBRE EXPEDIENTE
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: 08:30h às 17:00h - Email: atendimento@cmprudentopolis.pr.gov.br
Telefone: (42) 3446-8600