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CAMINHES COM CARGA EXCESSIVA ESTO DANIFICANDO O NOVO PAVIMENTO
 
10/11/2014
Fonte: assessoria
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Uma reunião foi convocada nesta segunda-feira, 10, no “Plenarinho” da Câmara Municipal de Prudentópolis, pelo Presidente Júlio César Makuch (PSD), atendendo a reivindicação feita pelo Vereador José Petez (PSD), representante da comunidade de Linha Tijuco Preto, com objetivo de discutir a situação que vem ocorrendo na estrada que liga à comunidade, a partir da Br-277, cujo pavimento asfáltico foi concluído no último mês. Depois de muitos anos de reivindicação, encaminhamento de ofícios e realização de audiências junto a deputados estaduais, federais, representantes de departamentos estaduais e secretários de estado, a obra de recuperação do pavimento asfáltico dessa rodovia municipal que liga à comunidade foi efetuado. No entanto, praticamente um mês após a recuperação do pavimento pela empreiteira, caminhões carregados com toras de madeira, retiradas de propriedades rurais próximas de Tijuco Preto, estão danificando o pavimento pelo excesso de peso. Caminhões com reboques acoplados, conhecidos por “bi-trens” chegam a transportar até 60 toneladas por carga, o que vem gerando rachaduras e afundamento da pista, em vários pontos. Na reunião estiveram presentes diversos moradores da comunidade, juntamente com o Prefeito Gilvan Agibert; os secretários municipais de Administração Luiz Carlos Mendes Júnior, e do Planejamento Dirceu Beló; os vereadores Adriano Cardozo, Marcos Roberto Lachovicz e José Adilson dos Santos; e da Superintendência Regional do Departamento de Estradas e Rodagens – DER -, de Ponta Grossa, o assistente técnico Vanderlei Carlos Zanello e o fiscal Rosenildo Mattos.
Segundo expôs o Vereador José Petez, para a comunidade de Tijuco Preto foi uma grande conquista, pois durante muito tempo os moradores vinham enfrentando dificuldades no trecho devido à precariedade do leito da rodovia, que se transformou em uma estrada cheia de buracos. Petez reside na comunidade e desde o início de seu primeiro mandato vinha reivindicando a recuperação da estrada, a qual teve as obras de 8,5 km de extensão, passando de 1,2 milhão de reais, numa parceria entre a Administração Municipal com o Governo do Estado. A ponte sobre o Rio Taboãozinho existente no trecho também será reconstruída, com sua estrutura em concreto. Desde a implantação da pavimentação da rodovia, em meados de 1998, durante o Governo de Jaime Lerner, através do programa Caminhos do Saber, a construção da ponte ficou pendente e foi feita com estrutura em madeira, a qual já foi danificada por enchentes e pela ação do tempo várias vezes. “As vigas de concreto da nova ponte estão em fase de acabamento e devem estar prontas em breve, dando mais segurança a essa passagem, e por isso nossa preocupação aumenta, pois há risco de se fazer a ponte e esses caminhões com essas cargas excessivas provocarem danos na estrutura”, destacou José Petez sobre essa obra que tem mais de dez metros de extensão.
 Após discutir todos estes aspectos, os participantes da reunião acordaram por se tomar medidas urgentes no sentido de preservar o leito da rodovia municipal, a qual foi projetada apenas para trânsito de caminhões convencionais, cuja carga é menor. Inicialmente pretendem fazer uma reunião com representantes das empresas proprietárias das transportadoras da madeira e das que estão fazendo o beneficiamento das toras em cidades vizinhas, juntamente com outros órgãos públicos, para se chegar a um consenso sobre o limite de carga, firmando-se um TAC – Termo de Ajuste de Conduta. Numa segunda etapa, a Prefeitura Municipal vai elaborar um projeto de lei específico sobre a questão e enviar à Câmara Municipal para tramitação, limitando o volume de carga nas rodovias municipais prudentopolitanas, o que ainda vai ser definido, podendo ficar entre 35 a 40 toneladas. Existem problemas de avarias em pavimentos em rodovias rurais que demandam a várias regiões e inclusive no quadro urbano municipal. Inclusive, a criação de postos de fiscalização e implantação de balanças não está descartado. 
 

 
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