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COMISSÃO DE SAÚDE DISCUTE ATENDIMENTO DO PLANTÃO 24 HORAS
 
18/08/2017
Fonte: assessoria

Avaliar o trabalho realizado neste primeiro período de funcionamento do Pronto Atendimento, ou plantão da saúde, assumido pelo Hospital Santa Casa de Misericórdia, e discutir vários pontos que vem sendo cobrados pela população junto aos vereadores, foi motivo de uma reunião realizada ao final da tarde de quinta-feira, 17, no plenarinho da Câmara Municipal de Prudentópolis, convocada pela Comissão Permanente de Saúde, Educação e Assistência Social do legislativo. Participaram os membros efetivos das  Comissões Permanentes de Saúde, Educação e Assistência Social; e da Mulher, Idoso, Criança e Adolescente, Vereadores Anderson Alexandre Lemos, Áudio Charachouski, Vereadoras Carina Gasparin Rampi e Soraia Valeria Bubniak, além do Vereador Irolsau Woruby; o Secretário Municipal de Saúde, Luiz Carlos Mendes Ferreira Junior;  o Diretor do Hospital Santa Casa de Misericórdia, Lucas Thomé Sanches; os Médicos Marcos Vinicius de Lara Garcia e Jociano Marconato;  e os Enfermeiros Igor Morskei e Solange Kuchla Beledeli.

            Desde o último mês, o trabalho de pronto atendimento, ou pronto socorro, foi assumido pela Santa Casa, que venceu licitação pública para realizar o serviço de plantão 24 horas em suas próprias instalações, já que na sede do centrão ficou apenas o atendimento de consultas eletivas. A justificativa do Município ao realizar essa licitação para contratar o serviço de plantão foi de que no centrão não havia mais condições de estrutura, espaço, equipamentos e pessoal para desenvolver um atendimento adequado à população quando de emergências médicas. A Santa Casa, vencedora da licitação, possui mais equipamentos, espaço e estrutura que se adequa a este tipo de pronto atendimento médico. Além de avaliar o resultado deste período inicial de funcionamento do novo local e sistema, os vereadores também encaminharam reivindicações de pessoas que apresentaram queixas sobre o atendimento, em especial no fim de semana, destacando que havia poucos funcionários disponíveis, especialmente enfermeiros, além de algumas deficiências no serviço. O diretor Lucas Sanches destacou que nesse período inicial de adaptação ao novo tipo de serviço oferecido, é normal que a população encontre uma situação diferente da verificada ao longo de treze anos de plantão realizado no centro municipal, e que possa encarar de uma forma diferente o tipo de ação desenvolvida pelo hospital. E que podem ocorrer casos de aglomeração de pacientes num determinado período, o que é normal, mas que tudo está sendo organizado para que haja encaminhamento necessário e adequação da estrutura existente à demanda. Inclusive, houve reformulação na escala de profissionais de atendimento nesses períodos de plantão de finais de semana, para se agilizar as ações de atendimento. Citou que num dos casos apontados pelos vereadores, houve desencontro na escala de troca de turno de pessoal, o que já foi corrigido.

            “Nós estivemos em visitas a várias unidades de pronto atendimento da região para verificar o sistema de trabalho desenvolvido e adaptar nossa estrutura. E em todos os locais, o início sempre foi difícil, até que as pessoas entendam realmente como funciona o serviço e se adaptem à realidade”, comentou o diretor da Santa Casa, Lucas Sanches. Mas destacou que está se buscando aprimorar e trabalhar pontos que apresentem deficiências ou entraves, para deixar o serviço à altura da população.

 
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