ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Fila nos bancos
 
Mudanas na lei dar multas maiores
 
09/07/2009

 Uma alteração na Lei Municipal número 1461/2005, aprovada agora pela Câmara Municipal de Prudentópolis, através de um Projeto de Lei de autoria do Vereador Júlio César Makuch, dará puniões mais severas aos bancos que não seguirem a mesma, no tocante ao prazo de espera na fila de atendimento do serviço de caixa e caixa eletrônico. Essa lei prevê que o cliente pode permanecer na fila de atendimento até 20 minutos em dias normais; até 30 minutos em vésperas ou após feriados prolongados; até 30 minutos nos dias de pagamentos dos funcionários públicos municipais, estaduais, federais, aposentados e pensionistas. Agora, com a alteração proposta pelo Vereador Júlio e aprovada pelos demais vereadores, a punição ficou da seguinte forma: inicialmente, uma advertência por escrito; em novo descumprimento ,  multa no valor de R$ 500,00 por atraso no atendimento a cada cliente, a qual deverá ser comprovada com a senha retirada na máquina, onde estará impresso o horário de retirada da mesma e o de atendimento ao cliente; em terceiro caso, multa no valor de R$ 1 mil por dia, de cada item que for descumprido da lei, até que seja feita a regularização devidamente comprovada junto ao Setor de Fiscalização. Esses itens passíveis dessa multa diária  são: a fixação próximo ao caixa de cópia da presente lei, indicação de número de telefone da fiscalização para queixas e reclamações, disponibilidade de máquinas de fornecimento de senhas com número de ordem seqüencial e horário de chegada, e no mínimo quinze bancos de espera para idosos, gestantes, deficientes e mulheres com crianças.
 A justificativa do Vereador Júlio para alteração da lei anterior, tornando-a mais punitiva agora, é que estavam ocorrendo inúmeros casos de abusos no atendimento a clientes por parte de vários estabelecimentos locais. Em pronunciamento efetuado em Tribuna, o Vereador citou denúncias feitas principalmente por servidores públicos, que recebem seus salários no Banco do Brasil, os quais permaneceram por mais de uma hora na fila de espera de atendimento. Além de poucos funcionários nos caixas, o atendimento eletrônico também dispunha de poucas máquinas funcionando, o que gerou formação de várias filas. “Houve casos de funcionários que tiveram de deixar de almoçar, para sacar seus salários nos caixas, esperando por mais de uma hora para atendimento. Isso sem contar com agricultores que fazem projetos agrícolas e passam praticamente o dia no interior da agência”, comentou o Vereador. Assim, com o rigor na lei e a fiscalização constante, os bancos terão de se adequar a capacidade de sua movimentação e dispor de número de funcionários suficientes. O cliente que se sentir prejudicado pelos bancos, no atendimento, pode dirigir-se ou telefonar ao Setor de Fiscalização da Prefeitura Municipal, o qual ficou credenciado a receber as denúncias e fazer as autuações.

 
 Outras Notícias
» FELIPÃO DEIXA A SECRETARIA DA AGRICULTURA E RETORNA À CÂMARA
» SESSÕES DA CÂMARA COMEÇAM NESTA TERÇA-FEIRA, DIA 06
» FUNCIONALISMO TERÁ REPOSIÇÃO SALARIAL DE 3,71%
» EDITAL DE CONVOCAÇÃO:
» PORTARIA HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO E CLASSIFICAÇÃO
» PORTARIA SOBRE EXPEDIENTE
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: 08:30h às 17:00h - Email: atendimento@cmprudentopolis.pr.gov.br
Telefone: (42) 3446-8600