ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Programao definida:
 
FESTA NACIONAL DO FEIJO SER EM AGOSTO
 
15/04/2010


 A Comissão Organizadora da I Festa Nacional do Feijão Preto de Prudentópolis já tem a maior parte da programação e atrações definidas. O evento acontecerá no antigo espaço da indústria Alpaseda, situado na Br-373, defronte ao Chalé Costenaro. Essas instalações foram assumidas pela municipalidade e  serão adaptadas para sediar o novo Centro de Eventos de Prudentópolis, com ampla infraestrutura e espaços para diversas finalidades. A festa está programada para os dias 12, 13, 14 e 15 de agosto, dentro das festividades em comemorações do aniversário de 104 anos de emancipação política e administrativa do Município. A coordenação geral ficou por conta do Secretário Municipal da Cultura e Turismo, Luiz Xavier. A festividade tem por objetivo principal divulgar a potencialidade do município como o maior produtor de feijão preto do País e o oitavo maior produtor de feijão de todas as variedades existentes e solidificar essa posição,  dando um incremento e incentivo aos produtores locais, através de um trabalho de assistência e apoio na produção. A Comissão Organizadora é composta por mais de trinta pessoas, representados por vários setores da administração municipal, Sindicato Rural e dos Trabalhadores Rurais, Emater/local e Emater/Guarapuava, Sociedade Rural, Senar, Cooperativa Agrícola Mista Prudentópolis, Conselho Municipal de Turismo, Casa da Cultura, Grupo Vesselka, Serviço de Obras Sociais e Câmara de Vereadores. Além da Coordenação Geral, foram organizadas as comissões da Feira de Sabores, Torneio Leiteiro, Comunicação e Propaganda, Coordenação Técnica, Gastronomia, Programação Cultural e Infraestrutura.
 O local dispõe de um pavilhão fechado de mil e duzentos metros quadrados, terreno todo cercado por alambrados, ampla área para estacionamentos e montagem de estandes externos, numa área superior a 100 mil metros quadrados. A preocupação maior neste momento é de promover um trabalho de terraplenagem em todo o espaço, para possibilitar acesso e movimentação em todo o espaço disponível, além de preparo do local para shows, montagem de estandes, iluminação, drenagem, revestimento de ruas internas, e adaptações no pavilhão para a praça de alimentação. Outra frente de trabalho deve voltar-se ao acesso até o local, com melhorias na rua marginal e até a criação de uma via alternativa, visando evitar o tráfego na Br-373, devido ao intenso movimento de veículos e caminhões verificado neste trecho. As atrações e eventos que acontecem nesta festividade são variadas e atendem a diversos tipos de público, desde o visitante da festa até aos produtores e expositores. Tendo como carro-chefe das atrações o feijão, buscou-se  oferecer inúmeras alternativas de visitação, diversão e participação.
 Na área de shows, praticamente estão definidos o Grupo Herança, no dia 12, quinta-feira, feriado municipal; a dupla sertaneja Guilherme e Santiago, no dia 13, sexta-feira e a Banda Tchê Garotos, no sábado dia 14. Haverá um palco especialmente montado na área lateral do pavilhão, com amplo espaço aberto para até dez mil pessoas. Também serão projetados através de shows diários, artistas locais, grupos folclóricos, de danças e peças teatrais.  Também na área externa, está programado o I Torneio Leiteiro de Prudentópolis, onde uma lona será preparada para abrigar bovinos de raças leiteiras de produtores locais, que competirão durante o evento, vencendo o de maior volume de produção e teor de gordura do leite. Trata-se de uma forma de projetar e incentivar a bacia leiteira local, que ganha corpo a cada período, com novos criadores passando a explorar esse ramo.
 Outro evento que acontece numa tenda montada na área externa, será a Feira de Sabores e Produtos da Terra de Prudentópolis. Emater, Senar, Secretarias Municipais e Sindicato dos Trabalhadores já estão contatando com microempreendedores locais, especializados em produzir pães, bolos, bolachas, conservas, massas, comidas típicas, embutidos, defumados, bebidas, além de peças artesanais. No setor de gastronomia, haverá um concurso gastronômico com produtos a base de feijão, onde serão escolhidos vários participantes que vão fazer pratos com feijão e serão julgados por uma comissão. Haverá também um restaurante no pavilhão funcionando em caráter contínuo, oferecendo pratos com feijão, principalmente a feijoada, feijão tropeiro, virado de feijão, perohê de feijão, dentre outros. Inclusive, será exposto o maior caldeirão para preparo de alimentos que se tem registro, vindo especialmente da cidade de Joinvile, Santa Catarina, com capacidade para 18 mil litros.
 Direcionado aos produtores, técnicos e empresas, estão previstas nos dias 16 e 17, palestras sobre técnicas de produção e comercialização, para mais de mil pequenos agricultores da cidade e região. Além destas orientações, a Emater, Camp, Secretaria da Agricultura estão preparando explanações sobre a diversificação da propriedade. Em estandes montados na área externa, grupos de 15 a 20 pessoas, em baterias de 15 minutos, acompanham mostras de sistemas de produção, eleitos como os mais adaptados para nossa realidade, envolvendo fruticultura, madeira, leite, mel, erva-mate, ervas medicinais, turismo rural, agroindústria. Após visitarem todos os estandes, vão preencher um cadastro e eleger qual atividade mais lhe interessou. Posterior a isso, os órgãos técnicos, de posse dos cadastros,  buscarão formar grupos de trabalho e treinamento dos produtores, na sua respectiva área. Haverá um fomento à atividade escolhida, visando dar opções ao pequeno produtor de diversificar e aumentar sua renda. Também estarão expondo produtos, serviços e toda linha de máquinas leves e pesadas, destinadas ao cultivo do feijão, por empresas especializadas.  

 
 Outras Notícias
» FELIPÃO DEIXA A SECRETARIA DA AGRICULTURA E RETORNA À CÂMARA
» SESSÕES DA CÂMARA COMEÇAM NESTA TERÇA-FEIRA, DIA 06
» FUNCIONALISMO TERÁ REPOSIÇÃO SALARIAL DE 3,71%
» EDITAL DE CONVOCAÇÃO:
» PORTARIA HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO E CLASSIFICAÇÃO
» PORTARIA SOBRE EXPEDIENTE
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: 08:30h às 17:00h - Email: atendimento@cmprudentopolis.pr.gov.br
Telefone: (42) 3446-8600