ÚLTIMAS NOTÍCIAS / A CADA DEZ ANOS:
 
CÃMARA SOLICITA AGILIDADE NA REVISÃO DO PLANO DIRETOR
 
09/04/2021
Fonte: assessoria

A Câmara Municipal de Prudentópolis vem cobrando desde o ano passado junto ao Poder Executivo Municipal, a revisão das leis que compõe o Plano Diretor do Município de Prudentópolis, implantado em 2010 e, que, prevê sua revisão e readequação a cada dez anos, prazo que expirou já em 2020. Reunião para discutir agilização da revisão foi realizada na sexta-feira, 09, no Plenário, entre Vereadores e os consultores técnicos da Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná – Amcespar -, que é a responsável técnica pela organização do trabalho de revisão, representada por Diógenes Ferreira Dietrich e Giovani Rizzi. Esse trabalho em torno desta legislação envolve um conjunto de oito leis correlatas, que versam sobre um direcionamento e ordenamento do crescimento da cidade e interior, englobando todos as áreas de interesse coletivo. O Legislativo vem recebendo inúmeras cobranças de setores da população, sobre alterações que se fazem necessárias para edificações, implantação de segmentos comerciais e industriais, além de dimensões de lotes e número de pavimentos, os quais, pela legislação atual do mesmo, não são permitidas, e impedem suas instalações e implantações, com prejuízos a muitos segmentos da comunidade.

Segundo os consultores explicaram aos vereadores, o trabalho para essa atualização depende de audiências públicas e oficinas comunitárias, de discussões e sugestões para sua efetiva transformação em lei, com todos os segmentos envolvidos da comunidade, para ter sua validação legal. Com o advento da Pandemia do Covid-19, houve suspensão de todos esses eventos, o que prejudicou totalmente sua execução, haja vista que nota técnica exige que as audiências sejam presenciais, para atender a todos os interessados. Agora, com agilização das vacinas, há expectativa que muitas dessas condições possam ser liberadas gradativamente e, dessa forma, pode haver uma previsão de em torno de quatro a seis meses, o projeto pode ser concluído, para sua efetiva tramitação para votação na câmara. No entanto, segundo os técnicos, houve sinalização de que aspectos que envolvem a lei, como parcelamento, uso e ocupação do solo, possam ter prioridade, para atender justamente estes setores mais essenciais, que reivindicam alterações na lei, o que, dependendo do próximo período relativo à covid-19, possa ser antecipado para breve.  

O Plano Diretor aplica-se a toda extensão territorial, visando orientar as ações de desenvolvimento integrado do Município, coordenando as iniciativas das administrações públicas municipal, estadual e federal, e entidades privadas, para execução de seus objetivos. O plano nada mais é do que um instrumento de gestão contínua e integrada, da política de expansão urbana e de desenvolvimento municipal, tendo por finalidade promover legislação de uso e ocupação dos solos urbano e rural, visando ordenar e garantir a qualidade de vida da população.

          

 
 Outras Notícias
» FELIPÃO DEIXA A SECRETARIA DA AGRICULTURA E RETORNA À CÂMARA
» SESSÕES DA CÂMARA COMEÇAM NESTA TERÇA-FEIRA, DIA 06
» FUNCIONALISMO TERÁ REPOSIÇÃO SALARIAL DE 3,71%
» EDITAL DE CONVOCAÇÃO:
» PORTARIA HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO E CLASSIFICAÇÃO
» PORTARIA SOBRE EXPEDIENTE
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: 08:30h às 17:00h - Email: atendimento@cmprudentopolis.pr.gov.br
Telefone: (42) 3446-8600