ÚLTIMAS NOTÍCIAS / INVASÃO RUSSA À UCRÂNIA:
 
NOTA OFICIAL DO PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL
 
24/02/2022
Fonte: assessoria
Em sessão especial realizada na tarde de quinta-feira, 24, na câmara, foi hasteada a bandeira da Ucrânia, lida a nota oficial e realizada uma oração pela paz
Crédito:

Prudentópolis, considerada a “capital da oração”, o “vaticano brasileiro”,  “a mais cidade ucraniana do Brasil”, acorda entristecida e temerosa, neste dia 24/02, pela ação militar desencadeada pela Rússia ao território ucraniano, em várias frentes de ataques, que já ceifaram vidas, destruíram prédios, provocaram o caos na população, que teme pela vida e pelo futuro.

         Nós do Poder Legislativo Municipal, nos solidarizamos com os ucranianos, haja vista que há mais de cem anos, para aqui vieram, numa das maiores levas de imigração e colonização, povoando nossas florestas ao longo das linhas traçadas por esse majestoso e vasto município, que os recebeu de braços abertos. Ao longo dos anos, a miscigenação de etnias foi acontecendo e se entrelaçando, e, hoje, podemos dizer que somos todos irmãos, seja de sangue ou de coração, fazendo parte dos costumes e tradições milenares advindas do longínquo país europeu, que aqui, por seus imigrantes, preservou muito da história e dos costumes, como dança, arte, religião e fé, língua mãe, comidas típicas, dentre outros.

         Somos o pólo étnico ucraniano mais representativo fora da Ucrânia, cuja independência foi declarada em 24 de agosto de 1991, após uma centenária luta pela libertação. Agora, essa condição está sendo ameaçada seriamente, podendo condenar novamente a um novo futuro, reprimido e totalmente reescrito.

         As orações, as mensagens de fé, os olhares dos prudentopolitanos, são pelo restabelecimento de cessar fogo e entendimento pacífico das principais questões em discussão e em questionamento. Assim, o Poder Legislativo Municipal, envia sua solidariedade e apoio aos ucranianos, principalmente à nossa cidade irmã, Ternópil, para que haja uma solução urgente para a questão, não compactuando com os ataques sofridos de forma tão agressiva e violenta.

         Como vivenciamos e conhecemos, o povo ucraniano além de trabalhador e dedicado, é sempre alegre e sorridente. Mesmo vivendo um passado de opressões, se supera na dança, no canto, na religião, na arte e cultura, mostrando que a vida tem seu outro lado. Busquemos nossa fé e religiosidade, para que possamos nos dirigir ao poderoso Deus e rogar pela volta imediata da paz.

         Em muitas sessões solenes comemorativas ao dia da Independência da Ucrânia, cuja lei municipal foi aprovada por este Poder Legislativo,  em 2010, integrando o calendário oficial do Município de Prudentópolis, vimos as manifestações de muitas autoridades e lideranças sobre a importância da soberania ucraniana em seu território, conquistada com muito sacrifício. Assim, manifestamos, em nome do Poder Legislativo Municipal, nosso apoio aos nossos irmãos ucranianos.

 
 Galeria de Fotos
Em sesso especial realizada na tarde de quinta-feira, 24, na cmara, foi hasteada a bandeira da Ucrnia, lida a nota oficial e realizada uma orao pela paz
 
 Outras Notícias
» FELIPÃO DEIXA A SECRETARIA DA AGRICULTURA E RETORNA À CÂMARA
» SESSÕES DA CÂMARA COMEÇAM NESTA TERÇA-FEIRA, DIA 06
» FUNCIONALISMO TERÁ REPOSIÇÃO SALARIAL DE 3,71%
» EDITAL DE CONVOCAÇÃO:
» PORTARIA HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO E CLASSIFICAÇÃO
» PORTARIA SOBRE EXPEDIENTE
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: 08:30h às 17:00h - Email: atendimento@cmprudentopolis.pr.gov.br
Telefone: (42) 3446-8600