ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Jubileu de Ouro:
 
A comunidade de Linha Ponte Nova recebeu homenagem
 
15/05/2015
Fonte: assessoria
Crédito:

A comunidade de Linha Ponte Nova recebeu homenagem da Câmara Municipal de Prudentópolis durante a sessão legislativa de segunda-feira, 11, com a entrega de Moção de Parabenização homenageando o Jubileu de Ouro da Igreja Nossa Senhora de Hoshiw, comemorado pela comunidade no último dia 26 de abril, numa grande festividade que reuniu centenas de fiéis de várias localidades da região. Na sessão legislativa estiveram presentes  representantes da diretoria da comunidade, além de um de seus fundadores, o senhor André Futra, que participou das ações iniciais pró-construção da igreja, que figura atualmente como a única no Brasil a ter Nossa Senhora de Hoshiw como padroeira. Na oportunidade, o Presidente da Comunidade de Linha Ponte Nova, Almir Paink entregou uma gravura de Nossa Senhora de Hoshiw, alusiva à comemoração dos 50 anos, ao Presidente da Câmara, Vereador Júlio César Makuch. 
O teor da Moção de Parabenização conferida à Escola Coronel José Durski é o seguinte:
MOÇÃO DE PARABENIZAÇÃO

Excelentíssimo Senhor Presidente;
Excelentíssimos Senhores Vereadores;


 Por iniciativa dos Vereadores José Amilcar Pastuch, Maurício Bosak, Valdir Krik, e Marcos Vinício dos Santos, com apoio dos demais componentes do Soberano Plenário da Câmara Municipal de Prudentópolis, foi aprovada em Sessão Legislativa, Moção de Parabenização  à IGREJA NOSSA SENHORA DE HOSHIW, de Linha Ponte Nova, pelas comemorações do “Jubileu de Ouro”, realizadas no  dia 26 de abril, domingo, com uma programação que envolveu toda a comunidade local e regional, cujas celebrações religiosas conduzidas pelo Eparca Dom Meron Mazur foram marcadas pela grande participação e devoção. A história da criação da igreja da localidade se iniciou em 25 de dezembro de 1964, quando um grupo de pessoas reunido na casa de Miguel Painko, após entoarem canções natalinas, chamadas de “koliady”, tradicional da comunidade ucraniana, tiveram a ideia de construir uma capela. Em 1965 houve a formação de uma nova comissão e no dia 30 de maio daquele ano foi realizada a primeira festa. Sete anos depois, em 1972 foi erguida a segunda capela, em terreno doado por Alexandre Pastuch. Mais tarde, foi adquirido um terreno ao lado para sua ampliação, sendo que a terceira capela, em alvenaria, foi construída entre os anos de 1991 a 1994. Fica a homenagem ao presidente Almir Painko, toda a diretoria, conselhos e fiéis da única igreja do Brasil a homenagear Nossa Senhora de Hoshiw.

Sala do Plenário, em 30 de abril de 2015.


Vereador JOSÉ AMILCAR PASTUCH (PSB)   

Vereador MAURÍCIO BOSAK (PSC)

Vereador MARCOS VINÍCIO DOS SANTOS (PT)      

Vereador VALDIR KRIK (PPS)

 
 Galeria de Fotos
Presidente da comunidade Almir Paink, entrega ao Presidente J?lio, gravura da imagem de Nossa Senhora de Hoshiw Presidente da comunidade, Almir Paink e um dos fundadores, Andr? Futra, recebem a homenagem dos vereadores. Representantes da comunidade se fizeram presentes para receber a homenagem dos vereadores.
 
 Outras Notícias
» SESSÕES DA CÂMARA COMEÇAM NESTA TERÇA-FEIRA, DIA 06
» FUNCIONALISMO TERÁ REPOSIÇÃO SALARIAL DE 3,71%
» EDITAL DE CONVOCAÇÃO:
» PORTARIA HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO E CLASSIFICAÇÃO
» PORTARIA SOBRE EXPEDIENTE
» BUDNIK FAZ UM BALANÇO DAS ATIVIDADES DA CÂMARA EM 2023
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: 08:30h às 17:00h - Email: atendimento@cmprudentopolis.pr.gov.br
Telefone: (42) 3446-8600