ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Homenagens póstumas:
 
ESFs DE RIO DA AREIA E DE VILA DAS FLORES RECEBEM NOMINAÇÃO
 
08/04/2022
Fonte: assessoria

Dois Projetos de Leis foram aprovados pela Câmara Municipal de Prudentópolis, os quais identificam as Unidades Estratégia em Saúde da Família das comunidades de Rio da Areia e de Vila das Flores, com nomes de pessoas que tiveram destaque em suas áreas, pelos trabalhos desenvolvidos. O primeiro projeto, de autoria do Vereador Maurício Bosak, homenageia a senhora Laudelina Queiróz dos Santos, nominando a unidade ESF de Rio da Areia, região onde a mesma teve grande papel comunitário e de assistência social e humanitária, atuando como parteira por muitos anos, detentora de grande carisma e respeito das pessoas, quando em vida. LAUDELINA QUEIROZ DOS SANTOS, nasceu em 03/11/1914, na localidade de Cachoeira Branca, filha de Maria Ocalina Queiroz e Antonio José Queiroz. Casou-se com João Gabriel dos Santos e teve 06 filhos e um adotivo. Sendo eles, Antonio Gabriel de Souza, Maria Augusto dos Santos, Doralina Santos de Lima, Lindanor dos Santos, Aurea Gabriel dos Santos, Claudio Gabriel dos Santos, filho adotivo Amauri dos Santos. Desde muito nova, ela já exercia a função de parteira da região. Realizou mais de mil partos ao longo de suas atividades. Era conhecida como Dona Lauda, e todos tinham confiança em sua habilidade de parteira. Ela não media esforços para ir ajudar as mulheres que precisavam de auxílio no momento do nascimento dos filhos. Dona Laudelina se deslocava mesmo com chuva, percorrendo distâncias a cavalo, de carrocinha e se houvesse necessidade, passava toda a noite na casa da família, até a mãe e filho estarem sem risco de vida. Morreu em 18/07/1986, com 72 anos de idade, deixando uma linda história de amor e dedicação para com o próximo.

 

         O segundo projeto aprovado, de autoria do Vereador Ambósio Dovhi, homenageia o médico Dr. Antônio Lemos, o qual desempenhou atividades em diversos segmentos da saúde local, e regional, além de atuar também em Apiaí, São Paulo. Com grande relacionamento e círculo de amizades, conquistou admiração pelo seu jeito carismático e divertido de se comunicar com seus pacientes, dando atenção especial aos mais humildes e aos idosos, com quem tinha muito respeito pelo trabalho desenvolvido. Pela matéria, a unidade ESF de Vila das Flores receberá seu nome como referência. Dr. Antônio Lemos sempre foi uma pessoa de referência na comunidade local e regional, conquistando ao longo de sua jornada profissional e círculo de amizades, respeito e atenção pelo modo com que atuava e se comunicava com as pessoas, bastante direto, brincalhão e de posição forte em suas convicções. Principalmente com seus clientes nas unidades de saúde onde atuava, tinha muita admiração principalmente dos idosos, onde dedicava muita atenção e um trabalho diferenciado, praticamente atuando como um conselheiro, dando orientações diversas, uma conversa amiga, formando um círculo de amizade, respeito e admiração. Dentre seus colegas de trabalho, sempre opinava nas questões profissionais com opinião firme, em tom de questionamento e abertura de discussões amplas sobre os temas, que, ao final, sempre ganhavam ar de muitas brincadeiras, mesmo no modo sério como demonstrava ao falar, o que, por sinal, era seu forte, a comunicação com todos, em qualquer ambiente onde estava, o que dava esse entrosamento e convívio com seus pacientes, colegas de trabalho e amigos. Em toda sua vida profissional atuou em muitas cidades, como Teixeira Soares, Imbituva e Prudentópolis, onde encerrou sua carreira, com agravamento dos problemas de saúde e consequente falecimento, que enlutou nossa comunidade e seus entes de convívio mais direto. Também registrou passagem como profissional médico no Estado de São Paulo, trabalhando nas unidades de saúde do Município de Apiaí, onde também deixou um legado de respeito e admiração.

         Quem participava dos momentos de conversa com Dr. Antônio, sempre observou uma dedicação e preocupação que ele tinha com a população mais carente, com quem ele dirigia palavras de apoio, direcionava para setores que pudessem dar um maior suporte no atendimento, e, principalmente, na questão da saúde, onde buscava encaminhar pacientes com maior gravidade aos serviços especializados ou setores que pudessem promover uma atenção digna nos procedimentos, para evitar maiores sofrimentos dessas pessoas, em especial aos seus idosos. Praticamente se dedicou integralmente às suas atividades profissionais, muitas vezes deixando de participar de muitos momentos de lazer e convívio com seus familiares, para deixar uma formação adequada e digna aos seus filhos, hoje nas pessoas de Anderson Alexandre Lemos, Advogado; André Eduardo Lemos, Cirurgião Buco Maxilo Facial; e Lidiane Lemos Soder, Médica Ginecologista e Obstetra, com atuação em Itapiranga, Santa Catarina.

         Natural de Prudentópolis, nascido em 21/01/1951, falecido em 15/06/2013, aos 62 anos, é filho de tradicional família prudentopolitana, sendo seu pai Joaquim da Cunha Lemos, conhecido popularmente como seu “Quine”, do Posto Canarinho, e de Leonídia Hoffmann Lemos, a “Dona Lídia”, também muito relacionada em nosso meio. Seus irmãos, Alceu Alberto Lemos, Sirlei Aparecida Lemos e Célia Maria Lemos do Prado. Foi casado com Maria Lourdes Komar Lemos. Fez seus estudos no Colégio Santa Sofia, Colégio Estadual Alberto de Carvalho e Barão de Capanema, enquanto ensino superior na PUC/PR, formado na turma de 1982. 

 

 
 Outras Notícias
» SESSÕES DA CÂMARA COMEÇAM NESTA TERÇA-FEIRA, DIA 06
» FUNCIONALISMO TERÁ REPOSIÇÃO SALARIAL DE 3,71%
» EDITAL DE CONVOCAÇÃO:
» PORTARIA HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO E CLASSIFICAÇÃO
» PORTARIA SOBRE EXPEDIENTE
» BUDNIK FAZ UM BALANÇO DAS ATIVIDADES DA CÂMARA EM 2023
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: 08:30h às 17:00h - Email: atendimento@cmprudentopolis.pr.gov.br
Telefone: (42) 3446-8600