ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Cidades irmãs:
 
APROVADO ACORDO DE COOPERAÇÃO ENTRE TERNOPIL E PRUDENTÓPOLIS
 
08/03/2019
Fonte: assessoria
Crédito:

Em sessão extraordinária realizada na tarde de quarta-feira, 06, a Câmara Municipal de Prudentópolis aprovou Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo Municipal, o qual confere o título honorífico de cidade irmã de Prudentópolis à cidade de Ternopil, na Ucrânia, e também autoriza a firmar acordo de parceria e cooperação cultural. Pela matéria, o título honorífico foi outorgado por decreto do Poder Executivo, identificando Ternopil como cidade irmã de Prudentópolis, em virtude de sua identificação no ideal de humanismo, cultura e civismo. Trata-se de um reconhecimento popular a relação entre as duas cidades, haja vista o grande número de descendentes daquela Nação ao Município no processo de imigração em meados do final do século 19, serem oriundos dessa região ucraniana. Assim a força e a influência da cultura ucraniana em nossa população e o interesse da cidade de Ternopil na aproximação com Prudentópolis, estreitando os laços de amizade, bem como com intuito de promover intercâmbio de cooperação cultural, justificaram a iniciativa deste projeto.

Na área de cooperação pode se envolver a questão econômica e comercial, através de coordenação de parcerias econômicas e programas de investimentos. Também no setor de ciências, educação e saúde; cultura e artes; desenvolvimento do turismo e esporte; ecologia e uso racional de recursos naturais. As atividades das cidades, conforme o acordo, deve servir de aproximação das comunidades de ambas no espírito de tolerância, cooperação cultural, troca de experiência cultural e profissional, desenvolvimento da característica social de seus habitantes, bem como a divulgação de opinião positiva sobre a Ucrânia e o Brasil no âmbito internacional. A sessão teve a participação do Prefeito Municipal Adelmo Luiz Klosowski e do Prefeito Municipal de Ternopil, Serhii Nadal, os quais foram convidados pelo Presidente da Câmara Municipal, Vereador Jaison Kuhn para compor a mesa dos trabalhos. A comitiva oficial também esteve presente, e foi composta por  Vladislav Stemkovskii  - vice-prefeito de Ternopil; Petro Yakymchuk  - Chefe Adjunto do Departamento Principal do Serviço Fiscal do Estado na região de Ternopil; Sergiy Gavryliuk , Chefe do Departamento de Polícia de Ternopil da Liga Nacional de Defesa na região de Ternopil; Yuriy Kryvoruchko - deputado do povo da Ucrânia III-IV convocação; Igor  Polishchuk - Diretor Geral da "Electrosvit";  Ivan Kubai –empresário; Taras Demkura - Vice-presidente do Comércio Internacional; Andriy Trah- Diretor de "Modern Special Technologies" LTD.

Na sessão legislativa, os dois prefeitos fizeram uso da palavra e enalteceram a aprovação do termo de parceria, o qual dará início a um intercâmbio entre as duas cidades, o qual possibilitará diversos avanços e acordos nas mais diversas áreas, o que pode abrir novas oportunidades de negócios, de tecnologias, de preservação cultural e turística, dados os potenciais das duas cidades. Falando em nome do Poder Legislativo, o Vereador Luciano Marcos Antonio destacou que “é mais um passo que se dá no estreitamento de relações de intercâmbio e de amizade entre as duas nações, em especial com a pátria mãe de nossos antepassados, a Ucrânia. E nossa comunidade prudentopolitana, a qual preserva e mantém viva as tradições, costumes, idiomas, religião, cultura e outros aspectos vindos com os primeiros imigrantes ucranianos, no início do século passado, tem a honra de recebê-los neste momento especial”. Luciano lembrou que ainda em 2009, logo que assumiu seu primeiro mandato como vereador, propôs indicação sugerindo que fosse iniciado o programa cidades irmãs entre Prudentópolis e Ternopil, para propiciar esse estreitamento em diversas áreas da cultura, da educação, do turismo, da educação, da saúde, e principalmente da preservação dos costumes, a exemplo do que o Brasil já vem mantendo há vários anos, nesse acordo unilateral.

Durante a programação oficial de visita a Prudentópolis, a comitiva ucraniana foi recepcionada com um café pela manhã no Hotel Elite, seguindo posteriormente em visita à Igreja da comunidade em Linha Esperança; visitou o Monumento Turístico do Salto São João; participou de almoço na Pousada Ózera, onde acompanhou vídeos institucionais de Prudentópolis; após esteve na prefeitura participando de coletiva com a imprensa, inclusive do Governo do Estado; acompanhou sessão extraordinária da Câmara Municipal; visitou a indústria Baldo; Gráfica Prudentópolis; Monumento do Poeta Tarás Schevchenko; Museu do Milênio e à noite, foi recepcionada por uma comitiva de autoridades e empresários no Clube XII de Novembro, inclusive com a participação do Governador do Paraná em exercício, Darci Piana. Na quinta-feira, esteve em visita à indústria de embutidos Machulek, em Patos Velhos; indústria Ditzel Madeiras; indústria de calçados Pé-de-Ferro; e na Floramel.  

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» SESSÕES DA CÂMARA COMEÇAM NESTA TERÇA-FEIRA, DIA 06
» FUNCIONALISMO TERÁ REPOSIÇÃO SALARIAL DE 3,71%
» EDITAL DE CONVOCAÇÃO:
» PORTARIA HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO E CLASSIFICAÇÃO
» PORTARIA SOBRE EXPEDIENTE
» BUDNIK FAZ UM BALANÇO DAS ATIVIDADES DA CÂMARA EM 2023
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: 08:30h às 17:00h - Email: atendimento@cmprudentopolis.pr.gov.br
Telefone: (42) 3446-8600