ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Maravilhas do PR:
 
SALTO SO FRANCISCO EST ENTRE AS SETE MARAVILHAS NATURAIS
 
30/09/2011
Parque foi cercado e tem acesso junto da rodovia rural que envolve a chamada "tríplice fronteira".
Crédito:

O Salto São Francisco, localizado no Município de Prudentópolis, divisa com Guarapuava e Turvo, dentro da área da APA – Área de Preservação Ambiental da Serra da Esperança -, está inserido como um das sete maravilhas naturais do Estado do Paraná, segundo divulgou a Gazeta do Povo, em sua seção especializada, numa matéria que faz referência aos principais pontos turísticos existentes. O assunto foi destacado pelo Presidente da Câmara Municipal, Vereador Canderoi Mainardes Filho, ao falar em Tribuna em sessão legislativa de segunda-feira, 26. A inclusão do São Francisco, na opinião do Presidente, no rol das riquezas naturais do Paraná, pela Gazeta do Povo, justifica a iniciativa do Poder Legislativo em defender o salto como um dos principais patrimônios prudentopolitanos, o qual Guarapuava incluiu o mesmo em seu território, indevidamente, após a administração anterior não tomar qualquer posicionamento a respeito e com  desinteresse em sua manutenção. “Nós estivemos percorrendo todo seu entorno, com uma equipe de lideranças e técnicos, fizemos um completo relatório e encaminhamos o relatório ao Poder Executivo, para que tomasse providências”, comentou Canderoi. Após essa etapa, a Assessoria Jurídica do Município ajuizou uma Ação Civil contra Guarapuava, reivindicando a posse do monumento para Prudentópolis, como consta em toda a documentação existente desde o início da criação do município. O Vereador enalteceu outra referência da matéria da Gazeta do Povo, a qual destaca os melhores pratos de massas da gastronomia paranaense, confeccionados por etnias de maior presença. E, novamente, um prato da etania ucraniana, que projeta Prudentópolis é destaque, o “Perohe”, pastel cozido recheado com diversos sabores, o qual é a grande tradição da cozinha ucraniana, servido em praticamente todos os eventos festivos da comunidade local. Além disso, o “Pierogi”, também um pastel de massa cozida, recheado com sabores, é outra tradição da cozinha polonesa, etnia com grande participação na formação de Prudentópolis. A seguir, os destaques das matérias da Gazeta do Povo, em referência a estes pontos do turismo e gastronomia, citados pelo Vereador e que envolvem Prudentópolis:


Cataratas do Iguaçu
Formadas pelas quedas do Rio Iguaçu, as cataratas compõem o destino turístico mais visitado no Paraná, recebendo mais de 1 milhão de visitantes por ano. As impressionantes quedas d’água fazem parte do Parque Nacional do Iguaçu, cuja área de 185 mil hectares abriga mais de 700 espécies animais e milhares de espécies vegetais.
Ilha do Mel
Com 2,7 mil hectares, a ilha mais famosa do Paraná é tida como reduto das melhores praias do estado. Sem estradas ou ruas, a ilha conta com um estrito programa de manejo que limita o número de visitantes. Além das belas praias, também são atrativos locais a Fortaleza e o Farol das Conchas.
Vila Velha
Localizado no município de Ponta Grossa, o Parque Estadual de Vila Velha é formado por arenitos, formações rochosas que apresentam as mais variadas formas, como a taça, o camelo e a bota. Também fazem parte do parque as Furnas, grandes crateras com rica vegetação, e a Lagoa Dourada, cujo nome indica o efeito do sol sobre as águas.
Superagui
Inscrito como Patrimônio Natural e Histórico do Paraná, o Parque Nacional do Superagui compreende as ilhas de Superagui e das Peças, no litoral. Além de contar com 38 quilômetros de praias praticamente desertas, serve de abrigo para espécies animais como o papagaio da cara roxa.
Ilha Grande
Localizado no Rio Paraná, entre os estados do Paraná e Mato Grosso do Sul, o Parque Nacional de Ilha Grande tem 78,8 mil hectares de uma ampla biodiversidade. São lagoas, lagos, várzeas e cerca de 300 ilhas que abrigam uma rica vegetação e diversas espécies animais, especialmente aves e peixes.
Canyon Guartelá
Considerado o sexto maior canyon do mundo em extensão, o Guartelá está situado no município de Tibagi. Ao longo de 32 quilômetros cortados pelo Rio Iapó, o Parque Estadual exibe como atrativos a vegetação rupestre, uma cachoeira com 300 metros de altura e pinturas deixadas por indígenas no passado.
Salto São Francisco
Situado na divisa dos municípios de Guarapuava, Prudentópolis e Turvo, o Salto São Francisco é a maior queda d’água do Paraná e uma das maiores do Brasil. Com 196 metros de altura, a queda livre faz com que a água se transforme em uma névoa antes de chegar ao chão.

CULINÁRIA PARANAENSE
A culinária do Paraná é rica em sabores e receitas. Os imigrantes de várias nacionalidades que se instalaram no estado acrescentaram um toque especial à gastronomia. Conheça a seguir cinco massas saborosas da culinária alemã, ucraniana, polonesa e japonesa.
Pão de Bafo
O prato foi trazido pelos alemães do Volga e a tradição acabou sendo mantida pelos descendentes, especialmente no município de Palmeira. A massa do pão não tem grandes mistérios. O diferencial está no seu cozimento, feito no bafo dos acompanhamentos: repolho, bacon, costelinha defumada e linguiça.
Perohê
Presente em diversos municípios da região Centro-Sul, a culinária ucraniana tem no Perohê um de seus expoentes. Seja a massa não fermentada e cozida, a Varéneke, ou fermentada e frita, a Halushkê. O recheio varia conforme a ocasião em que é servido: requeijão, batata, repolho ou feijão amassado.
Pierogi
Comida típica polonesa, o pierogi está presente em diversos municípios paranaenses que foram colonizados por este povo. A massa cozida leva recheio de requeijão e batata. Entre as possibilidades de acompanhamento estão molho de linguiça, nata, repolho roxo com bacon, purê de maçã ou batata.
Reviro Paraguaio
Contam os colonizadores que os pioneiros da região Sudoeste herdaram este prato dos exploradores da erva-mate que vinham do Paraguai. Com apenas gordura e farinha, eles criaram um alimento nutritivo e saboroso. Hoje a mistura é encorpada com ovos, leite e farinha de trigo, para ser servida com carne seca e chá de erva-mate.
Udon
O udon é um tipo de macarrão oriental, presente em alguns municípios da região norte do Paraná, onde a colônia japonesa é forte. É servido com o tempurá, uma fritura de legumes empanados, e molho especial de shoyu.
Fonte: “Pratos Típicos Paranaenses” – Cadernos Paraná da Gente nº 1, editado pelo governo do Paraná

 

 
 Galeria de Fotos
Parque foi cercado e tem acesso junto da rodovia rural que envolve a chamada Lideranas e tcnicos fizeram um levantamento sobre a situao do So Francisco, para emitir um parecer.
 
 Outras Notícias
» FELIPÃO DEIXA A SECRETARIA DA AGRICULTURA E RETORNA À CÂMARA
» SESSÕES DA CÂMARA COMEÇAM NESTA TERÇA-FEIRA, DIA 06
» FUNCIONALISMO TERÁ REPOSIÇÃO SALARIAL DE 3,71%
» EDITAL DE CONVOCAÇÃO:
» PORTARIA HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO E CLASSIFICAÇÃO
» PORTARIA SOBRE EXPEDIENTE
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: 08:30h às 17:00h - Email: atendimento@cmprudentopolis.pr.gov.br
Telefone: (42) 3446-8600