ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Homenagem pstuma:
 
PROFESSOR ANTONIO PORTELA RECEBER NOME DE RUA
 
12/06/2013
Fonte: assessoria
Lembrança de sua participação em Aparecida do Norte, como religioso que sempre foi.
Crédito:

Projeto de Lei proposto pelo Vereador Valdir Krik e aprovado pela Câmara Municipal de Prudentópolis, propõe a nominação de uma das ruas de nossa cidade, ainda não identificada, de rua “Professor Antonio de Pádua Portela”.  “É uma homenagem póstuma ao profissional da educação e da contabilidade, de renome, que conquistou em nosso meio e pelo grande carisma e respeito que obteve ao longo de sua vida dentre pessoas de seu convívio” destacou o Vereador. Conforme a justificativa da matéria, trata-se de uma homenagem à memória de um ilustre cidadão prudentopolitano, o qual foi merecedor de respeito e admiração pelo trabalho desenvolvido em nosso meio, na área da docência e da contabilidade. Detentor de um grande ciclo de amizades, graças a seu carisma e simplicidade, participou ativamente de movimentos sociais, festivos e comunitários, dando sua parcela de contribuição à nossa comunidade, atuando junto à Paróquia São João Batista e emprestando seus conhecimentos à Justiça, na função de membro do Corpo de Jurados e como escrutinador nas eleições municipais. Defensor da natureza, amava a arte da pesca amadora, onde sempre observava aspectos das agressões cometidas pelo ser humano junto aos recantos da vida nativa, encaminhando ações e providências para tentar amenizá-las. Dentre seu convívio na comunidade escolar, em especial no Colégio Estadual Alberto de Carvalho, sempre teve ciclo de amizades com seus colegas professores e principalmente com os alunos, onde transmitia não apenas os ensinamentos didáticos, mas de formação de vida, cidadania, respeito e convivência. Anexo, segue um breve currículo de sua vida pessoal e profissional. A matéria já aprovada, foi sancionada e transformada em lei municipal, devendo sua aplicação ocorrer futuramente pelo departamento responsável da municipalidade, quando houver abertura de uma nova via pública e que justifique a respectiva nominação. A seguir, um breve currículo de Antonio Portela:
HISTÓRICO DE VIDA
“Todo mundo dizia que Antônio de Pádua Portela conhecia mais de pescaria que muito pescador, “Poderia ter ido a várias outras pescarias” diz a esposa, Elenir de Lurdes, professora aposentada. Mas ele não foi. Prudentopolitano, filho de Aristides Alves Portela, oficial de justiça e de Olímpia Guimarães Portela, funcionária dos Correios, e também bisneto do Cel. João Pedro Martins, formou-se em técnico em Contabilidade, no antigo Colégio Comercial Estadual de Prudentópolis, em 1970, mesmo ano em que iniciou os trabalhos como guardador de livros. Foi professor regente de classe, das disciplinas de matemática, ciências e biologia, no Colégio Alberto de Carvalho, a partir do ano de 1974, encerrando sua carreira no magistério em 2005. Ainda, concluiu o curso de Licenciatura em Ciências, na Fundação de Educação, Ciências e Letras de Irati, no ano de 1981 e mais tarde, em 2000 realizou um sonho e concluiu o curso de Biologia, na Universidade do oeste Paulista. Amante da natureza, todas as tardes após o expediente nos dois escritórios de contabilidade em que trabalhava, Escritório Contábil Portela e Escritório Contábil Thomé, ia á chácara de sua propriedade espairecer, dar alimentos aos animais, e pescar. Era serio e paciente o tempo inteiro, como lembra a esposa. Mas aqueles que tiveram a oportunidade de com ele conviver sabiam o quão enorme era seu coração e que por trás de toda aquela serenidade havia muito respeito, carinho e atenção para com o próximo., era incapaz de fazer mal a qualquer dos seres. Colaborou com jurado em tribunais, escrutinador em eleições, defensor da natureza, e desde menino na Paróquia São João Batista. Morreu em 30 de maio de 2010, em decorrência de câncer. Deixou viúva, Elenir, dois filhos, Marcos Fábio e Ricardo, e quatro netos, Gustavo, Khyara, Fernanda e Désirré, sendo que a mais nova não deu tempo de conhecer”.

 

 
 Galeria de Fotos
Lembrana de sua participao em Aparecida do Norte, como religioso que sempre foi. Pescar, admirar e defender a natureza faziam parte de seu cotidiano. Professor e Contador Antonio de Pdua Portela recebe homenagem pstuma.
 
 Outras Notícias
» FELIPÃO DEIXA A SECRETARIA DA AGRICULTURA E RETORNA À CÂMARA
» SESSÕES DA CÂMARA COMEÇAM NESTA TERÇA-FEIRA, DIA 06
» FUNCIONALISMO TERÁ REPOSIÇÃO SALARIAL DE 3,71%
» EDITAL DE CONVOCAÇÃO:
» PORTARIA HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO E CLASSIFICAÇÃO
» PORTARIA SOBRE EXPEDIENTE
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: 08:30h às 17:00h - Email: atendimento@cmprudentopolis.pr.gov.br
Telefone: (42) 3446-8600