ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Moção de Parabenização:
 
JORNAL PRÁCIA RECEBE HOMENAGEM PELOS 105 ANOS DE CIRCULAÇÃO
 
23/08/2017
Fonte: assessoria
Padre Tarcísio, atual redator do Jornal
Crédito:

A abertura oficial da VIII Semana da Comunidade Ucraniana de Prudentópolis, aconteceu na segunda-feira, 21, às 20h, no Plenário da Câmara Municipal de Prudentópolis, com Sessão Solene alusiva às comemorações e reuniu autoridades, representantes de diversos segmentos da comunidade local, em especial da etnia ucraniana, como religiosos, culturais, educacionais, dentre outros. Participaram da abertura compondo a mesa oficial, o Presidente da Câmara, Vereador Marcos Roberto Lachovicz; Prefeito Municipal Adelmo Klosowski; Bispo Dom Meron Mazur, da Catedral Imaculada Conceição de Vila Iguaçu; Padre Antonio Roik, Provincial dos Padres Basilianos no Brasil; Padre Dionízio Horbuch, Pároco da Paróquia de São Josafat; Anderson Alexandre Lemos, Presidente da Comunidade Ucraniana da Paróquia de São Josafat, e Vereadores. A sessão se iniciou com pronunciamento das autoridades, que fizeram uma saudação especial aos presentes e enfatizaram a importância das comemorações da semana da comunidade, além do Dia da Comunidade Ucraniana, que acontece neste 24 de agosto, data de Independência da Ucrânia.

Houve uma homenagem especial ao Jornal Prácia, da ordem dos Padres Basilianos no Brasil, que completa neste ano seus 105 anos de circulação, sendo o único editado em língua ucraniana e que foi importante órgão de comunicação entre a comunidade e as primeiras levas de famílias ucranianas que vieram para colonizar a região em meados de 1900. Levando a informação e a formação aos imigrantes, o jornal se traduziu num meio de levar conhecimento, notícias e aspectos culturais e religiosos aos ucranianos, que não tinham como obter conhecimento dos costumes e meios da sua nova terra natal. Assim, editado em língua ucraniana, o jornal veiculava artigos que orientavam as famílias sobre muitas questões ligadas ao novo meio em que estavam vivendo, além de formação religiosa, cultural e notícias importantes sobre fatos que pudessem envolver as famílias de imigrantes. O Diácono Elton Estefano Wonsik, apresentou ao público um apanhado histórico dos 105 anos de circulação do jornal, com fatos que marcaram passagens interessantes sobre essa trajetória de imprensa, além de a situação atual do periódico, adequando-se à realidade atual, onde a maioria dos jornais já passa ao modo digital e o Prácia ainda permanece no modo impresso. Seu atual redator, Padre Tarcísio Zalutski recebeu homenagem em nome do jornal, e falou sobre a participação importante do informativo ao longo da história da imigração, onde foi fundamental para formar opinião, manter traços culturais da etnia, levar informação diferenciada sobre fatos que envolvessem as famílias e preservar costumes e principalmente a religiosidade. "O Jornal Prácia nessa sua centenária existência difundiu a cultura ucraniana, preservou a memória, retratando fatos importantes da imigração em sua nova terra, servindo de pesquisa até hoje para trabalhos de resgate e reedição da história da imigração", comentou o Padre Tarcísio. A Câmara conferiu Moção de Parabenização ao Jornal, pela importante data alcançada.

Na sequência das homenagens, houve uma noite literária, com apresentação de palestras sobre aspectos da imigração ucraniana, apresentados por professores que basearam suas pesquisas em edições veiculadas pelo Prácia. A primeira palestra foi apresentada pela Mestra Marines Antonio Skavronski, com base nos 120 anos de atuação dos padres basilianos no Brasil, com um relato desde a vinda do primeiro padre à região, até a solidificação da comunidade religiosa como um todo. Outro trabalho apresentado foi do Doutor Anderson Prado, professor universitário, foi com base nos 105 anos do Jornal Prácia, bem como de trabalhos acadêmicos desenvolvidos com base em seu banco de dados. A Sessão Solene especialmente designada,  marca as comemorações da Semana  da Comunidade Ucraniana em Prudentópolis, e do Dia da Comunidade Ucraniana. A data passou a integrar o calendário de comemorações, após aprovação de Leis Federal, Estadual e Municipal em homenagem à etnia. A Câmara Municipal de Prudentópolis,  aprovou legislação municipal que instituiu o "Dia da Comunidade Ucraniana", a ser comemorado em  24 de agosto de cada ano, passando a integrar o Calendário Oficial do Município. Trata-se de uma homenagem aos descendentes de ucranianos que residem em Prudentópolis, constituindo grande parte da maioria dos habitantes, que migraram para a região Centro-Sul do Paraná e, em especial para Prudentópolis, no início do século, imprimindo seus traços culturais, religiosos, gastronômicos, folclóricos e de trabalho.

 
 Galeria de Fotos
Padre Tarcsio, atual redator do Jornal Dicono Elton falou sobre a histria do Prcia Autoridades presentes na abertura da sesso Padre Tarcsio recebe Moo em nome do Jornal Pblico prestigiou a abertura das comemoraes com a Sesso Solene
 
 Outras Notícias
» FELIPÃO DEIXA A SECRETARIA DA AGRICULTURA E RETORNA À CÂMARA
» SESSÕES DA CÂMARA COMEÇAM NESTA TERÇA-FEIRA, DIA 06
» FUNCIONALISMO TERÁ REPOSIÇÃO SALARIAL DE 3,71%
» EDITAL DE CONVOCAÇÃO:
» PORTARIA HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO E CLASSIFICAÇÃO
» PORTARIA SOBRE EXPEDIENTE
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: 08:30h às 17:00h - Email: atendimento@cmprudentopolis.pr.gov.br
Telefone: (42) 3446-8600