ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Dia da Comunidade Ucraniana:
 
A Sessão Solene alusiva ao “Dia da Co
 
27/08/2015
Fonte: assessoria
Crédito:

A Sessão Solene alusiva ao “Dia da Comunidade Ucraniana de Prudentópolis”, comemorado neste dia 24 de agosto, realizada no Plenário da Câmara Municipal, prestou homenagens nesta oportunidade a vários segmentos da comunidade local. Mais de cem pessoas acompanharam a solenidade, que, a cada ano, integra a Semana da Comunidade Ucraniana, que alcança sua sexta edição neste ano. Além dos vereadores, o Presidente em exercício da Câmara, Vereador José Adilson dos Santos, convidou  a compor a mesa oficial o Prefeito Adelmo Luiz Klosowski; o Provincial dos Basilianos no Brasil, Padre Paulo Markiw; o Pároco da Paróquia de São Josafat, Padre Efrem Krefer; e o Presidente da Comunidade Ucraniana, Antonio Popiu. Durante a programação solene, foram realizadas apresentações dos trabalhos desenvolvidos por diversas instituições ligadas à comunidade, que comemoraram datas festivas neste ano, representando importante papel em suas áreas de atuação. Nesse sentido, como forma de marcar as datas comemorativas, a Câmara Municipal de Prudentópolis conferiu “Moção de Parabenização”. Foram homenageados com a honraria, a Associação dos Amigos do Museu do Milênio, pelo Jubileu de Prata de atividades; o Grupo Folclórico Ucraniano Brasileiro Vesselka, pelo Jubileu de Prata da Noite Ucraniana; os sacerdotes Hilário Bardal, pelo trabalho desenvolvido na organização do Museu do Milênio; Tarcísio Zaluski e Januário Prestavski pela comemoração do Jubileu de Ouro de atividades sacerdotais.
A homenagem conferida ao Museu do Milênio se deu pela importância que a instituição tem no registro histórico da imigração ucraniana ao longo do século. Na oportunidade, a professora Meroslava Krevey, diretora do museu, fez um apanhado de todas as atividades e do acervo existente até o momento e das dificuldades para sua manutenção, em termos de pessoal e financeiro. O teor da moção é o seguinte: “Por iniciativa dos Vereadores componentes do Soberano Plenário da Câmara Municipal de Prudentópolis, foi aprovada em Sessão Legislativa, Moção de Parabenização  à Associação dos Amigos do Museu do Milênio de Prudentópolis, pelas comemorações alusivas ao Jubileu de Prata de atividades do museu em nossa cidade. Com o intuito de resgatar e preservar a memória e história do imigrante ucraniano, o Museu do Milênio, inaugurado através da exposição temporária “Os ucranianos em Prudentópolis”, vem mostrando aos visitantes ao longo desses vinte e cinco anos a arte sacra, artesanato, folclore, educação e instituições. No interior do museu, o visitante encontra em seu acervo, objetos de uso tradicional, artesanato típico, documentos, fotografias e livros relacionados ao povo ucraniano. Graças à dedicação de pessoas abnegadas que lutaram pela sua criação, organização e manutenção, a entidade figura como mantenedora de nossa história da imigração.  Fica de parte do Poder Legislativo Municipal, por esta Moção, o reconhecimento público à diretoria e colaboradores da Associação dos Amigos do Museu do Milênio, que alcança seus 25 anos de existência, preservando nossa história e identidade”.
Também foi feita homenagem ao padre Hilário Bardal, o qual por vários anos trabalhou na organização documental e de acervo do museu, conseguindo levar adiante o trabalho de constituição do mesmo. Ainda foi responsável pela inauguração do monumento em homenagem ao Poeta Tarás Schevchenko, a Praça Ucrânia, e a organização da Cooperativa Ucraíno-Brasileira de Artesanato. Além disso, recentemente, completou Jubileu de Ouro no sacerdócio. Como se encontra em Guarapuava e com problemas de saúde, o documento foi recebido por Helena Bardal, familiar próxima. O teor da moção outorgada ao padre é a seguinte: “Por iniciativa dos Vereadores componentes do Soberano Plenário da Câmara Municipal de Prudentópolis, foi aprovada em Sessão Legislativa, Moção de Parabenização ao Reverendíssimo Padre HILÁRIO JOSAPHAT BARDAL, OSBM, pela importante contribuição no trabalho de organização documental e de acervo do Museu do Milênio de Prudentópolis.  Após participar de atividades em diversas cidades, de 1986 a 1991dedicou seu trabalho exclusivamente a Prudentópolis, assumindo a Paróquia, coordenando inúmeros setores das ações da paróquia, como o comitê pró-construção do monumento ao poeta Tarás Schevchenko e Milênio do Cristianismo da Ucrânia, bem como a conclusão das obras da construção da praça e do museu. Coordenou a inauguração do monumento realizada em 03 de dezembro de 1989. Através de seu trabalho conseguiu obter a doação através do Padre Basílio Cembalista e Senhora Maria Horban, de Toronto, Canadá, as primeiras doações, trajes, objetos e bordados típicos ucranianos para constituir o Museu do Milênio.  Fica de parte deste Poder Legislativo Municipal, por esta Moção, o reconhecimento público à Vossa Reverendíssima pelo brilhante trabalho realizado à frente da organização do museu, bem como de outras entidades à qual teve importante participação, preservação a memória e a cultura em nossa terra”.
 Dentro do segmento cultural, foi entregue homenagem ao Grupo Folclórico Ucraniano Brasileiro Vesselka, pela comemoração do Jubileu de Prata da Noite Ucraniana, conquistado neste período, onde o evento alcançou uma de suas maiores edições. A honraria foi entregue ao atual presidente do grupo, Emerson Scharnei e Ana Dzioba, presidente no período de lançamento do evento. Seu teor diz o seguinte: Por iniciativa dos Vereadores componentes do Soberano Plenário da Câmara Municipal de Prudentópolis, foi aprovada em Sessão Legislativa, Moção de Parabenização ao  Grupo Ucraniano-Brasileiro Vesselka, pelas comemorações alusivas ao Jubileu de Prata da Noite Ucraniana. Iniciada em 1991, o evento se caracteriza atualmente como um dos principais acontecimentos do calendário cultural de Prudentópolis, figurando com destaque a nível nacional e internacional, reunindo, a cada edição, um público magnífico, inclusive com participação de autoridades regionais e estaduais. O espetáculo das coreografias e danças, as apresentações de cantores vindos da Ucrânia, aliado à gastronomia típica ucraniana, além da decoração apresentada, compõem um cenário digno da representatividade que o grupo conquistou ao longo dos anos em sua vida social e organizacional. Fica de parte deste Poder Legislativo Municipal, por esta Moção, o reconhecimento público à diretoria, componentes e colaboradores do Vesselka pelo brilhante trabalho realizado à frente da Noite Ucraniana, desde sua edição inicial, até aos dias de hoje.
 
Encerrando as homenagens com entrega de moções, foi a que envolveu dois sacerdotes que  completaram Jubileu de Ouro na vida sacerdotal neste ano de 2015. O Padre Tarcísio Zaluski, que atualmente é diretor do Jornal Prácia e Revista Missionár, e o Padre Januário Prestavski, que atua na comunidade do vizinho município de Ivaí. A homenagem ao Padre Tarcísio apresentou o seguinte teor: “Por iniciativa dos Vereadores componentes do Soberano Plenário da Câmara Municipal de Prudentópolis, foi aprovada em Sessão Legislativa, Moção de Parabenização ao  Reverendíssimo Padre TARCISIO ORESTES ZALUSKI, OSBM, pela comemoração do Jubileu de Ouro na vida sacerdotal, comemorado neste ano de 2015. Desde o início de sua missão religiosa, em Curitiba, desempenhou funções essenciais dentro da igreja, figurando como liderança primordial em inúmeras missões que assumiu, inclusive na Ucrânia. Seu carisma e convivência junto às comunidades em que atuou propiciou-lhe um ciclo de amizades e respeito de grande amplitude. Como diretor e redator do Jornal Prácia e Revista Missionár, função a qual exerce até hoje, obteve grande destaque, levando a informação e orientação religiosa a milhares de pessoas. Sua atuação de liderança também foi fundamental na construção de igrejas de renome de nosso município, em localidades como Tijuco Preto, Ligação, Herval Grande, Alto Barra Grande, Ponte Nova e recentemente Marcondes 2ª. Seção. Fica de parte desse Poder Legislativo Municipal, por esta Moção, o reconhecimento público à Vossa Reverendíssima pela importante conquista frente à igreja, a qual certamente desempenhou com efetiva competência, ao longo desses cinquenta anos de atividades”.
Ao Padre Januário, que por vários anos atuou em nossa comunidade coordenando inúmeras atividades da paróquia, além de atuações a nível externo, a moção configurou o seguinte: “Por iniciativa dos Vereadores componentes do Soberano Plenário da Câmara Municipal de Prudentópolis, foi aprovada em Sessão Legislativa, Moção de Parabenização ao  Reverendíssimo Padre JANUÁRIO BASILIO PRESTAVSKI, OSBM, pela comemoração do Jubileu de Ouro na vida sacerdotal, comemorado neste ano de 2015. Natural de Iracema, Santa Catarina, praticamente assumiu Prudentópolis como sua terra de coração, onde foi ordenado e iniciou sua missão religiosa,  conquistando respeito e admiração da comunidade como um todo, alcançando esta importante condição na ordem que representa, elevando o nome de Prudentópolis no cenário religioso. Com determinação e dinamismo, desempenhou a função de Pároco por muitos anos em nossa comunidade, além de ter sido eleito Superior Provincial dos Padres Basilianos no Brasil. Fica de parte deste Poder Legislativo Municipal, por esta Moção, o reconhecimento público à Vossa Reverendíssima pela importante conquista frente à igreja, na qual certamente desempenhou com efetiva competência, ao longo desses cinquenta anos de atividades”.
 
 

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» SESSÕES DA CÂMARA COMEÇAM NESTA TERÇA-FEIRA, DIA 06
» FUNCIONALISMO TERÁ REPOSIÇÃO SALARIAL DE 3,71%
» EDITAL DE CONVOCAÇÃO:
» PORTARIA HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO E CLASSIFICAÇÃO
» PORTARIA SOBRE EXPEDIENTE
» BUDNIK FAZ UM BALANÇO DAS ATIVIDADES DA CÂMARA EM 2023
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: 08:30h às 17:00h - Email: atendimento@cmprudentopolis.pr.gov.br
Telefone: (42) 3446-8600