ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Mau cheiro e vazamentos:
 
COMISSÃO VISTORIA ESTAÇÃO E REDE COLETORA DE ESGOTOS DA CIDADE
 
20/11/2015
Fonte: assessoria
Reformas na estação de tratamento estao sendo realizadas para melhorar o sistema
Crédito:

Uma reunião na Câmara Municipal, seguida de vistoria em diversos pontos da rede coletora e da estação de tratamento de esgotamentos sanitários da cidade, foi realizada nesta quinta-feira, 19, entre os Vereadores Marcos Roberto Lachovicz (PPS),  Maurício Bosak (PSC), e Marcos Vinicio dos Santos (PT), com os químicos do setor industrial da Sanepar, José Geraldo Machado Filho e Fabiano Icker Oroski; o Engenheiro Agrônomo Luciano Marcos Antonio, Gestor Ambiental; Ewerton Komar, Gestor da Unidade de Prudentópolis; além do Engenheiro Civil Humberto José Sanches, do Departamento de Obras da Prefeitura Municipal. Os Vereadores integram a Comissão Especial da Sanepar, criada pela Câmara Municipal em meados de 2010, a qual visa acompanhar em caráter permanente o sistema de abastecimento de água e coleta de esgotos sanitários mantidos pela Sanepar, em Prudentópolis. O objetivo da reunião e visita foi de averiguar esses pontos e ouvir dos técnicos da companhia, as constantes queixas da população a respeito do mau cheiro oriundo da região da estação de tratamento, além de vazamentos na rede coletora em alguns pontos. Segundo expôs o Vereador Marcos Vinício aos representantes da companhia, diversas pessoas da comunidade estão cobrando providências sobre estas situações que geram mal estar e desconforto em várias regiões de nossa cidade, principalmente no entorno da Estação de Tratamento de Esgotos Matadouro. Segundo justificou o técnico da Sanepar Fabiano Oroski, alguns problemas ocorreram recentemente que geraram panes no funcionamento normal do sistema, como o furto de toda a fiação de cabos elétricos da estação; substituição da lona do reator, o qual está na fase final de reforma, dentre outros aspectos que provocaram situações anormais, incluindo as chuvas intensas que aumentam em muito a vazão do sistema, com infiltrações verificadas. A Sanepar, segundo o técnico vem promovendo monitoramentos e reparos constantes no sistema, incluindo ainda a previsão de reforma de vários trechos de galerias, com substituição de manilhas cerâmicas por tubos de pvc, o que deve atingir inclusive a área central da cidade, devido a infiltrações verificadas. Com relação à coloração preta verificada na água do Rio dos Patos, junto ao emissor da estação de tratamento, ocorre por uma reação química provocada por contato entre o líquido que sai do sistema  de tratamento anaeróbico, do esgoto na estação, com o aeróbico, do rio, mas que não afeta a qualidade da água. Inclusive, com este sistema de tratamento, 90 por cento da carga orgânica do esgoto é removida, enquanto os 10 por cento de material orgânico restante é depurado pelo rio. “São feitos monitoramentos constantes da água do rio 100 metros acima e abaixo da estação, para verificar o padrão e qualidade e os resultados são normais”, exemplificou Fabiano.

Os vereadores também questionaram sobre ampliação de redes coletoras em regiões da cidade, cujos moradores vêm reivindicando esta melhoria, como Vila das Flores, Jardim Copacabana, São Pedro, Maringá, Cidade e outras. Os técnicos anunciaram que projetos estão em tramitação, pleiteando a liberação dos recursos necessários, que devem ser executados em várias regiões até 2017.

 
 Galeria de Fotos
Reformas na estao de tratamento estao sendo realizadas para melhorar o sistema Visita ao emissrio de efluentes junto ao Rio dos Patos foi realizada Vereadores cobraram da Sanepar sobre o sistema de esgotamento sanitario
 
 Outras Notícias
» FELIPÃO DEIXA A SECRETARIA DA AGRICULTURA E RETORNA À CÂMARA
» SESSÕES DA CÂMARA COMEÇAM NESTA TERÇA-FEIRA, DIA 06
» FUNCIONALISMO TERÁ REPOSIÇÃO SALARIAL DE 3,71%
» EDITAL DE CONVOCAÇÃO:
» PORTARIA HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO E CLASSIFICAÇÃO
» PORTARIA SOBRE EXPEDIENTE
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: 08:30h às 17:00h - Email: atendimento@cmprudentopolis.pr.gov.br
Telefone: (42) 3446-8600