ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Reportagem:
 
PROGRAMA VEREADOR MIRIM RECEBE DESTAQUE DA RPC TV
 
20/05/2014
Fonte: assessoria
Repórter Bruna Bronoski entrevistou vereadores e pais de alunos presentes à sessão
Crédito:

O Programa Vereador Mirim da Câmara Municipal de Prudentópolis, criado através de projeto elaborado pelo Vereador Júlio César Makuch, e implantando a partir de fevereiro deste ano, recebeu destaque da Rede Paranaense de Televisão – RPC TV – de Guarapuava. Em reportagem exibida no jornal Paraná-TV, de sábado, 17, ao meio-dia, foram mostrados os trezes componentes da primeira Câmara Municipal Mirim, em atividades durante a segunda sessão ordinária, realizada neste primeiro ano legislativo do mandato 2014/2015. A equipe, composta pelo Cinegrafista Eduardo Andrade e pela Repórter Bruna Bronoski, enfatizou como aconteceu todo o processo eleitoral para escolha dos vereadores junto das escolas participantes, bem como as metas do programa, em difundir a política e o despertar da consciência cidadã dentre os jovens da comunidade estudantil de Prudentópolis. Foram entrevistados a Vereadora Mirim Polyana Noronha e o Vereador Mirim Luan Willian Grenzoski, além da Presidente Ellen Gabriele Krik, os quais falaram sobre a participação feminina em maioria na composição da câmara, como as proposições são discutidas na comunidade escolar e encaminhadas para a câmara, além da importância do jovem no processo político. A segunda sessão da primeira legislatura da Câmara Mirim, registrou  manifestação de diversos vereadores mirins, que se utilizaram da palavra para explanar sobre atividades desenvolvidas junto à comunidade e escola, além de detalhar matérias que foram encaminhadas para votação durante a sessão. Foram doze Indicações propostas, discutidas e votadas, as quais abordaram questões ligadas ao setor de rodovias rurais, com problemas de trafegabilidade, além de questões da área de trânsito, meio ambiente, saneamento, infraestrutura urbana, dentre outras. As matérias foram recebidas pela assessoria legislativa, a qual analisou seus conteúdos e encaminhou as principais para setores competentes da municipalidade pedindo providências. O Presidente da Câmara Municipal, Vereador Júlio César Makuch, além dos vereadores Valdir Krik, Adriano Cardozo, e José Amilcar Pastuch, além de pais de alunos e diretores e representantes de escolas participantes acompanharam os trabalhos, prestigiando os vereadores mirins, os quais estão buscando defender os interesses das comunidades as quais representam, almejando melhorias e novas conquistas. A próxima sessão está marcada para o dia 28/05, às 18h, com transmissão on-line pelo site da câmara. As Indicações apresentadas durante a sessão foram as seguintes:
 . INDICAÇÃO NÚMERO 009/2014, autoria da Vereadora Jessica de Oliveira. Indica à municipalidade para que o caminhão que recolhe o lixo, passe a circular pela localidade de Linha Brasília.
  . INDICAÇÃO NÚMERO 010/2014, autoria do Vereador Weliton Malinoski. Indica à municipalidade para que envide esforços no sentido de concluir a implantação do micro sistema de tratamento e distribuição de água tratada para a região de Rio D’Areia.
  . INDICAÇÃO NÚMERO 011/2014, autoria das Vereadoras Daniele Bugdanovicz e Rinoelly Bukiewicz. Indicam às Secretarias Municipais de Saúde e de Meio Ambiente, para que estudem a viabilidade de se promover palestras de conscientização aos alunos, para a correta destinação e acondicionamento do lixo gerado nas escolas, em especial no Colégio Padre José Orestes Preima, além de implantação de lixeiras no mesmo colégio localizado na Linha Esperança,  neste Municipio.
  . INDICAÇÃO NÚMERO 012/2014, autoria da Vereadora Jéssica de Oliveira. Indica à municipalidade para que seja realizado o reparo de alguns trechos da estrada de Linha Brasília até Linha Maurício.
  . INDICAÇÃO NÚMERO 013/2014, autoria do Vereador Leonardo Alessi. Indica à municipalidade para que estude a viabilidade de ampliação ou ainda construção de um novo cemitério municipal.
  .  INDICAÇÃO NÚMERO 014/2014, autoria do Vereador Leonardo Alessi. Indica à municipalidade para que realize o recapeamento da Rua XII de Agosto, no trecho entre a Rua Domingos Luiz de Oliveira e Avenida São João.
  . INDICAÇÃO NÚMERO 015/2014, autoria do Vereador Fábio Henrique Bobato. Indica à municipalidade para que realize estudo visando a revitalização e utilização dos espaços do entorno do GINÁSIO MUNICIPAL DE ESPORTES GILMAR AGIBERT.
  . INDICAÇÃO NÚMERO 016/2014, autoria do Vereador Rodrigo Aluis Ribeiro. Indica à municipalidade para que estude a possibilidade de implantação de lombada na Rua Aleixo Thomás,  Jardim Delmira, no trecho próximo ao ponto de ônibus e do Colégio Vila Nova.
  . INDICAÇÃO NÚMERO 017/2014, autoria da Vereadora Nathany Cristina Gardasz Petriu. Indica à Prefeitura Municipal de Prudentópolis, através do setor competente, para que seja feito cascalhamento de um trecho crítico que liga a estrada principal à estrada secundária em Linha Paraná Anta Gorda, neste Município.
  . INDICAÇÃO NÚMERO 018/2014, autoria da Vereadora Ellen Gabriela Krik. Indica à municipalidade, para que seja efetuado o serviço de cascalhamento no trecho da entrada principal,  até a caixa de àgua na comunidade de Ligação, neste Municipio."
  . INDICAÇÃO NÚMERO 019/2014, autoria da Vereadora Jéssica de Oliveira. Indica à municipalidade, por meio do setor competente, para que estude a viabilidade de implantação de um semáforo na Rua Marechal Deodoro esquina com a Rua Rui Barbosa, no centro desta cidade."
  . INDICAÇÃO NÚMERO 020/2014, autoria do Vereador Weliton Malinoski. Indica à Secretaria Municipal de Transportes e Infra-Estrutura, para que providencie reparos urgentes na ponte que interliga a comunidade de Rio de Areia com Rio do Meio, neste Município."

 

 
 Galeria de Fotos
Reprter Bruna Bronoski entrevistou vereadores e pais de alunos presentes  sesso Cinegrafista faz tomada do processo de votao das matrias pela Mesa Diretora Reportagem da TV Guairac, da RPC TV, mostrou como a sesso legislativa  realizada
 
 Outras Notícias
» FELIPÃO DEIXA A SECRETARIA DA AGRICULTURA E RETORNA À CÂMARA
» SESSÕES DA CÂMARA COMEÇAM NESTA TERÇA-FEIRA, DIA 06
» FUNCIONALISMO TERÁ REPOSIÇÃO SALARIAL DE 3,71%
» EDITAL DE CONVOCAÇÃO:
» PORTARIA HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO E CLASSIFICAÇÃO
» PORTARIA SOBRE EXPEDIENTE
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: 08:30h às 17:00h - Email: atendimento@cmprudentopolis.pr.gov.br
Telefone: (42) 3446-8600