ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Obras e programas:
 
CMARA CONVIDA PREFEITO PARA EXPLANAO SOBRE SITUAO ATUAL
 
18/09/2014
Fonte: assessoria:
Crédito:

O Prefeito Municipal Gilvan Pizzano Agibert se fez presente na sessão legislativa de segunda-feira, 15, atendendo a um convite formulado pela Presidência da Câmara Municipal. Acompanhado de secretários e diretores de departamentos e assessorias, usou da Tribuna, para fazer um apanhado de todos os setores da municipalidade, explanando os principais pontos trabalhados nas respectivas áreas e as atividades realizadas durante o período. Citou como destaque, a retomada de diversos projetos em parceria com Estado e União, ainda pendentes, para que recebam prioridades ou continuidade das atividades. Gilvan anunciou, por exemplo, a obra de construção do Monumento do Parque do Rio São João, o qual tem previsão para breve e a viabilidade da implantação de um bombeiro militar, com ampliação da atual estrutura, cujo projeto está em fase de elaboração. Outra ação que destacou foi o sucesso do trabalho realizado pela Patrulha do Campo, dentro de um programa que incentiva a melhoria de rodovias rurais, com a recuperação e readequação de mais de trinta quilômetros da estrada que se inicia em Linha Esperança e vai alcançar até São Sebastião. Na área de habitação, os programas habitacionais devem entregar em torno de 380 moradias, envolvendo os projetos de Vila Santana, Abril e Esperança, além de diversas unidades no interior, destinado a pessoas de baixa renda, sendo que há previsão de liberação de novas casas populares. Falou também da liberação de quadras esportivas e de mais uma unidade de creche. Dentre as obras em andamento e em parceria, citou da melhoria do sistema de distribuição de água tratada e coleta de esgotos sanitários, pela Sanepar, eliminando o problema de escassez que se verifica há longo tempo, cuja empreitada está na etapa final, envolvendo mais de R$ 4 milhões; a iluminação da Avenida São João, no acesso à Unicentro, seguido de um projeto de pavimentação, passeios e urbanização da sede do centro de ensino, o qual deve ser retomado após impasses na emissão de laudos técnicos sobre a base da via. O Presidente Júlio César Makuch agradeceu as palavras do Prefeito Gilvan e anunciou que a Câmara vem mantendo convites a secretários e diretores de departamentos municipais, a cada período, para fazerem um apanhado de suas áreas respectivas e responderem questões apresentadas pelos vereadores. O Presidente Makuch destacou que o Legislativo vem fazendo seu papel, cobrando de inúmeros setores e expondo as dificuldades da população, além de levar as reivindicações a segmentos governamentais. “Esse trabalho de acompanhamento direto dos vereadores vem trazendo importantes resultados, com a discussão de muitos programas e projetos locais onde os vereadores tiveram participação efetiva”, destacou Makuch.

Resumo do discurso do Prefeito na Câmara:
       “ Boa noite a todos! Nobres vereadores, comunidade, ouvintes da Rádio Copas Verdes. É uma alegria voltar à essa Casa de Leis. Devido ao grande número de projetos e conquistas do nosso município, achei necessário vir até aqui, trazer muitas informações importantes à vocês legisladores, e aos nossos cidadãos.
        Inicio minha fala, com a notícia de algo muito importante para o nosso empresário local. Hoje demos mais um passo importante na valorização dos nossos empreendedores. Inauguramos na Prefeitura Municipal a Sala do Empreendedor, um espaço que vai ofertar um atendimento completo para levar informação sobre formalização, abertura de empresas, encaminhamento ao crédito, orientação e serviços de forma facilitada. A inauguração da Sala integra as ações do Programa Cidade Empreendedora, parceria entre a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico, e SEBRAE.
        Essa ação colabora com outras iniciativas de geração de renda e de capacitação encabeçadas pela secretaria de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico. Dentre os diversos projetos que estão sendo conduzidos, muitos também em parceria com o Governo do Estado, podemos citar o Bom Negócio Paraná, pelo qual já formamos 5 turmas, capacitando cerca de 120 empresários; também realizamos um trabalho de base, voltado em mostrar os benefícios da formalização. Recentemente, também recebemos em nosso município a visita do nosso secretário de Estado da Indústria e Comércio.
        Amanhã também estaremos realizando em nosso município, o 1º Dia de Campo da Patrulha do Campo. Uma oportunidade em que receberemos municípios vizinhos que vem conhecer o trabalho realizado pela Patrulha aqui, e que se tornou referencia no Estado. Com a readequação de mais de 30 quilômetros de estradas rurais, entre Linha Esperança a Barra D’Areia, parceria entre Governo Estadual e Prefeitura.
       Também quero falar de uma notícia muito importante para a educação. Uma grande conquista, da qual a secretária da Educação, Mainha, expos aqui. Nosso IDEB, índice de Desenvolvimento da Educação, da rede municipal de Ensino, (do 1º ao 5º ano) passou de 5.3 em 2011 para 6.0 em 2013, numa escala de 1 a 10. De acordo com a meta estimada pelo Ministério da Educação (MEC), essa pontuação só seria atingida em 2017. Isso é resultado de um trabalho intenso que envolve a valorização dos profissionais e investimentos em infraestrutura das escolas, e principalmente graças à nossa equipe escolar. Aproveito para parabenizar os professores, estagiários, diretores, pais e alunos por mais essa conquista.
      Ainda falando em educação, graças à adesão da nossa administração, estão abertas as inscrições para o Projovem Campo – Saberes da Terra, que oportuniza, à jovens que não concluíram o ensino fundamental, a oportunidade de conclusão dos estudos e ainda o recebimento de um bolsa. As aulas aconteceram na Escola de Herval e as inscrições ainda estão abertas.
      Ainda em educação, temos vivenciando grandes conquistas, como as construções de novos CMEIs, um Tipo B no Barro Preto no valor de quase 1,5 milhão e outra Tipo C na Vila Beraldo de mais de 800 mil reais – Projetos PROINFÂNCIA/ PAR/ FNDE. O CMEI da Vila Beraldo inclusive já teve sua terraplanagem iniciada. E construção de 2 novas escolas, na Vila das Flores, no Loteamento Pinheiro, que terá 06 salas e outra em Papanduva de Baixo, com 4 salas, ambas através da parceria entre Administração Municipal e FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). O valor dos projetos juntos, ultrapassa 3 milhões de reais.
    No transporte escolar, Só nesta Administração, foram conquistados 14 ônibus novos para a educação.
     As escolas da rede pública de Prudentópolis contam agora com um importante recurso tecnológico para auxílio no processo de ensino e aprendizagem: computadores interativos e lousas digitais. Os materiais foram entregues através da parceria com o MEC.
       Recentemente também tivemos duas conquistas importantes para a saúde e educação. Que foram duas 2 vans. Uma para a secretaria da Saúde e outra para a Secretaria da Educação, os veículos, respectivamente, auxiliarão no transporte de pacientes para hemodiálise e para dar suporte à secretaria da Educação. E em breve receberemos mais uma ônibus para a saúde.
    Outra boa novidade para todos os cidadãos será a realização de um concurso público ainda esse ano, com o preenchimento de diversas vagas, principalmente da área da educação e saúde.
    Além disso, outra ação importante que estamos desenvolvendo é sobre o trânsito. Sabemos que nosso município já apresenta algumas características de cidade grande, entre eles está o transito, por isso, está em fase de finalização do estudo realizado pelo Paraná Cidade, escritório Regional de Guarapuava, considerando classificação das vias, direcionamento, sinalização, bem como, desvio do trafego pesado do centro, implantação de sistema binário (mão única), com posterior realização de audiência pública, visando discutir todos os problemas relacionados ao transito na área urbana do município. Com reunião agendada para apresentação dos trabalhos realizados até a presente data, no dia 16 de setembro, com início às 10 horas, na sala de reuniões da Prefeitura, aberto aos vereadores que queiram participar. Um trabalho e estudo que vem sendo realizado há mais de 12 meses, com acompanhamento do Paraná Cidade Curitiba. Em fase de conclusão.
    Falando em agricultura, também quero destacar o trabalho com os produtores de leite, que tem recebido muita atenção da Prefeitura Municipal. Adquirimos, inclusive, 5 resfriadores de leite, através do convênio com a SEAB.  Cascalhamento dentro da propriedade de produtores de leite, num total de 260 cargas distribuída em diversas comunidades.
  Início da implementação do Projeto de pavimentação de estradas rurais com pedras irregulares, primeiro trecho quase concluído da Linha Abril/São Pedro com mais de mil metros, e mais 5 trechos a realizar nas comunidades de Bracatinga, Marcondes, Barra Bonita, Ponte Nova/Patos Velhos e Linha Esperança/Ivai, num total de 12 km;
    Outra questão que venho abordar aqui, a qual temos enfrentado grandes questionamentos, é com relação ao recapeamento da Avenida São Joao, sentido Universidade.  Está sendo revisto cronograma, uma vez que houve a solicitação de laudo do sondagem da base. Pela dificuldade de encontrar serviço técnico especializado para a realização de análise, tivemos uma alteração no cronograma, porém, o problema já foi resolvido, com entrega do laudo ainda durante a semana, com previsão de autorização por parte da Paranacidade para inicio de asfaltamento para a próxima semana.
   E outra questão, é que sabemos da necessidade de recapeamento de diversas vias urbanas de nosso município. Já temos projeto para recape de 20 quadras, já foi iniciado na Rua Severo, devendo (a mesma empresa Tijuco Preto), que já está licitado para Rua Elza Mehl, Domingos L. de oliveira, José Morosko, Rui Barbosa.
    E as obras de recape também estão tendo continuidade em Tijuco Preto, Uma reivindicação antiga da comunidade de Tijuco Preto está sendo atendida. Teve início a obra do recape asfáltico da rodovia municipal que liga à comunidade, envolvendo cerca 8,5 km de extensão numa obra que deve girar em torno de 1,2 milhão de reais. Futuramente, uma ponte também será construída na comunidade.
    Outra notícia importante que queremos trazer para a comunidade é sobre o plano de contingência e futura instalação de unidade do bombeiro militar. Assinamos o Plano de Contingência Municipal de Proteção e Defesa Civil de Prudentópolis.  O documento vai auxiliar o poder público, Defesa Civil, Bombeiro Comunitário e comunidade em ocasiões como inundações, alagamentos e chuvas de granizo. Além disso, também avançaram as discussões para a implantação de uma Unidade do Bombeiro Militar no município, que atuaria junto com o Bombeiro Comunitário, que já funciona no local.
   Tivemos conquistas importantes também na área da saúde. Como por exemplo, com a inauguração do ESF do BNH, o Casa Feliz. Construção de 3 novas unidades de saúde: Vila Beraldo, Jardim Delmira e Vila Mariana. Além disso, estão sendo finalizadas as reformas e ampliações no Posto de Saúde Dr. Geraldo de Carvalho.
    Mais projetos também irão contemplar a reforma e ampliação de outras 5 Unidades: em Linha Esperança, que teve o recurso liberado recentemente através da Secretaria de Saúde do Estado e nas Unidades de Jaciaba, Piquiri, Papanduva de Cima e Tijuco Preto, em parceria com o Governo Federal. 
      Outro ação importante que teremos ainda essa semana em nosso município, será uma grande ação do programa Família Paranaense, na próxima quinta-feira, dia 18, em Linha Esperança. O atendimento do Programa trabalha com mais de 600 pessoas. E um novo CRAS na Vila da Luz, também será construído através da parceria entre Prefeitura e Governo do Estado. Além de uma nova sede para o Conselho Tutelar.
     Outra grande obra que foi concluída recentemente é a trincheira, em parceria com a Caminhos do Paraná, e que dá mais segurança para o nosso cidadão.
   Também concluímos as obras de saneamento no Rio D’Areia e em Taboão;
   E muitas outras obras de grande importância para Prudentópolis”.

 

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» FELIPÃO DEIXA A SECRETARIA DA AGRICULTURA E RETORNA À CÂMARA
» SESSÕES DA CÂMARA COMEÇAM NESTA TERÇA-FEIRA, DIA 06
» FUNCIONALISMO TERÁ REPOSIÇÃO SALARIAL DE 3,71%
» EDITAL DE CONVOCAÇÃO:
» PORTARIA HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO E CLASSIFICAÇÃO
» PORTARIA SOBRE EXPEDIENTE
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: 08:30h às 17:00h - Email: atendimento@cmprudentopolis.pr.gov.br
Telefone: (42) 3446-8600