ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Nominao:
 
EX-VEREADOR ALCIDES SCHIRLO HOMENAGEADO
 
09/08/2011
Uma das últimas visitas que fez ao Legislativo, ao lado de seu filho Cezar Schirlo, em sessão solene que homenageou o médico Leo Ditzel.
Crédito:

Em sessão legislativa de segunda-feira, 08, a Câmara Municipal de Prudentópolis prestou homenagens póstumas ao cidadão Alcides Schirlo, falecido em maio de 2003, devido a problemas de saúde. A iniciativa partiu do Vereador Cezar Augusto Schirlo (PDT), seu filho,  que entrou com Projeto de Lei propondo a nominação do prédio do educandário rural de Linha Ivaí 2ª. Seção, o qual Alcides Schirlo foi quem reivindicou a construção da nova sede e acompanhou diretamente a execução das obras, já que é natural da região e conquistou essa importante melhoria para a comunidade. Vereador e Secretário Municipal, sempre teve grande espírito de liderança desenvolvido  ao longo de sua vida, principalmente junto à região que representava. “Com certeza, fez jus a todos seus trabalhos frente a essas comunidades que atuou, deixando muitos bons exemplos em nosso Município”, comentou o Presidente Canderoi Mainardes Filho, ao falar sobre a aprovação da lei. Cézar Schrilo também se pronunciou, destacando que a homenagem é plenamente justa, haja vista que graças a seu empenho contínuo, a obra foi concretizada, e figurando como um dos importantes prédios educacionais de nossa zona rural. Pelo projeto aprovado, fica denominada de “ESCOLA RURAL MUNICIPAL VEREADOR ALCIDES SCHIRLO” o prédio público localizado na comunidade de Linha Ivaí 2ª. Seção, onde funciona o referido educandário da Rede Municipal de Ensino, destinado às atividades educacionais de alunos desta localidade e adjacências, o qual ainda não possui denominação, devendo o setor competente da municipalidade definir sua identificação, incluindo-se nos mapas e documentos oficiais da municipalidade. O homenageado foi um dos principais responsáveis para que a nova sede deste educandário fosse construída, em meados de 1988, quando todas suas instalações foram feitas, nos projetos de remodelação propostos neste período, para melhoramento das instalações dos prédios públicos da Rede Municipal de Ensino. Como representante desta importante região do município, na condição de Vereador, foi proponente da reivindicação visando a implantação desta obra, acompanhando desde o projeto até a entrega oficial do mesmo. Assim, justifica-se esta homenagem,  como um reconhecimento por esta e outras conquistas que a região obteve com sua atuação no Legislativo Municipal.
CURRÍCULO
Alcides Schirlo nasceu na localidade de Ivaí 2ª. Seção, conhecida popularmente por Ivaí Velho, em 06/11/1935. Desde então, trabalhava na agricultura junto aos seus pais. Posteriormente, iniciou suas atividades na empresa Domingos Luiz Comércio de Madeiras S/A, a qual desenvolveu um grande projeto na região de Linha Saltinho, com plantio de erva-mate, criação de bovinos e ovinos, reflorestamento e uma grande indústria cerâmica, de produção de telhas e tijolos. Aliado a isso, possuía a indústria de madeiras em nossa cidade. Graças a seu trabalho, assumiu a gerência geral do empreendimento, cargo que ocupou por quarenta anos, até sua aposentadoria. Casou-se com Ana Rocha e, dessa união, tiveram os filhos Ernane Antonio Schirlo, Silvio Luiz Schirlo, Cézar Augusto Schirlo, Sérgio Sebastião Schirlo, e Iégede Maria Schirlo. Ainda, os netos Silmar, Moniely, Cristiane, Bruno, Gabrielly, Eric, Victor, Gabriel e Gustavo. Graças a seu carisma e espírito de liderança, iniciou na vida pública, elegendo-se Vereador nas eleições de 1982, disputando a vaga pelo Partido Democrático Social – PDS -, sendo o segundo mais votado, com 528 votos. Novamente, em 1992, desta vez pelo PST – Partido Social Trabalhista – conseguiu sua eleição, com 509 votos. Assumiu posteriormente o Departamento de Serviços Urbanos da Prefeitura Municipal de Prudentópolis, sendo responsável pela manutenção das vias públicas do quadro urbano municipal. Faleceu em 08/05/2003, sendo sepultado no cemitério de Linha Ivaí 2ª. Seção, sua terra natal.

 

 
 Galeria de Fotos
Uma das ltimas visitas que fez ao Legislativo, ao lado de seu filho Cezar Schirlo, em sesso solene que homenageou o mdico Leo Ditzel.
 
 Outras Notícias
» FELIPÃO DEIXA A SECRETARIA DA AGRICULTURA E RETORNA À CÂMARA
» SESSÕES DA CÂMARA COMEÇAM NESTA TERÇA-FEIRA, DIA 06
» FUNCIONALISMO TERÁ REPOSIÇÃO SALARIAL DE 3,71%
» EDITAL DE CONVOCAÇÃO:
» PORTARIA HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO E CLASSIFICAÇÃO
» PORTARIA SOBRE EXPEDIENTE
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: 08:30h às 17:00h - Email: atendimento@cmprudentopolis.pr.gov.br
Telefone: (42) 3446-8600