ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Incentivo à produção:
 
COOPERATIVA COOPAFI RECEBE BARRACÃO PARA ATIVIDADES
 
30/06/2017
Fonte: assessoria
Crédito:

A Câmara Municipal de Prudentópolis aprovou em sessão legislativa, Projeto de Lei enviado pelo Poder Executivo, no qual concede direito real de uso à Cooperativa da Agricultura Familiar Integrada de Prudentópolis – Coopafi, a qual exerce atividade de relevante interesse público, com trabalho em benefício de pequenos produtores familiares, buscando seu desenvolvimento econômico e social. A principal atividade da Coopafi é a produção de hortifrutigranjeiros, com foco no fornecimento de merenda escolar e abastecimento do mercado local, beneficiando inúmeras famílias de agricultores envolvidas no processo. Segundo a justificativa da municipalidade para a concessão do imóvel, haverá possibilidade de melhoria da atuação da cooperativa, viabilizando o beneficiamento de produtos de olerícolas, agregando valor e melhorando a qualidade de vida dos produtores. O imóvel cedido para que a cooperativa sedie suas atividades está localizado em Linha Ivaí, às margens da Rodovia Municipal Capitão João Durski Silva, a qual demanda à Linha Esperança, junto ao acesso da sede da Vila Rural. Pertence ao Município de Prudentópolis, e onde inicialmente funcionou um terminal de calcário, cujas instalações foram erguidas em meados de 1995. O imóvel rural possui em torno de quatro mil metros quadrados de área, contendo um barracão de 15x30 metros, com uma residência em madeira de 7x8 metros e um balanção industrial, com um pequeno escritório acoplado. A matéria foi motivo de ampla discussão, visitas técnicas e reuniões acerca da concessão à cooperativa, que tem prazo de um ano para iniciar suas atividades, prazo em que, não havendo essa ativação, o imóvel volta ao domínio da prefeitura.

         O Presidente da Câmara, Vereador Marcos Roberto Lachovicz, inclusive, nomeou uma Comissão Especial para vistoria do imóvel e análise da documentação de concessão, composta pelo Vereador Lademiro Budnik, que ficou como Presidente, Vereadores Anderson Alexandre Lemos e Carina Gasparin Rampi, os quais averiguaram a situação do imóvel e emitiram parecer, onde indicaram que o imóvel apresenta inúmeros problemas, necessitando de recuperação, além de completa limpeza externa e interna. Reparos no telhado, janelas, portas, instalação de sanitários, revisão do sistema de balança, foram os principais apontados, além de que em seu interior estão depositados inúmeros materiais inservíveis da prefeitura, os quais precisam de remoção. Inclusive, os representantes da cooperativa foram convocados para apresentar informações sobre as atividades, durante reunião interna da câmara. O Presidente Adimilson Wolovicz, acompanhado de João Manosso e do assessor técnico da cooperativa, Deonízio Demetrio Ternoski, falaram sobres os planos e projetos já traçados para serem desenvolvidos e os quais precisam de que haja uma sede própria disponível para sua execução.

         Dentre os projetos principais, está o de produção de alho, cujo campo experimental já está implantado, com plantio de diversas variedades de alho que mais se adaptam à região, numa parceria com técnicos da Epagri de Santa Catarina. A ideia é desenvolver o plantio em diversas propriedades e posteriormente se fazer o beneficiamento e embalagem na sede do barracão. Também estão em fase de projeto, ações voltadas à questão de produção alimentar, com seleção e beneficiamento de produtos olerícolas, destinados à merenda escolar e abastecimento de mercados. Outro projeto está ligado à piscicultura, com implantação de açudes de produção de peixes. A matéria foi aprovada por maioria de votos, tendo votos contrários dos Vereadores Jaison Kuhn e Lademiro Budnik, os quais justificaram que o local não apresenta condições de funcionamento para essa finalidade, necessitando de recursos para sua recuperação. A opinião de ambos é de que a prefeitura deveria fazer essa reforma e a partir daí conceder à cooperativa em condições ideais de utilização, haja vista que a mesma ao invés de aplicar recursos financeiros na reforma, poderia implementar diretamente os projetos, tendo a sede devidamente adequada. O Presidente da Coopafi, Adimilson Wolovicz acompanhou a votação e ao final agradeceu aos vereadores, destacando que a entidade vai promover com dedicação esse trabalho de incentivo e desenvolvimento de projetos voltados à pequena propriedade.  

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» SESSÕES DA CÂMARA COMEÇAM NESTA TERÇA-FEIRA, DIA 06
» FUNCIONALISMO TERÁ REPOSIÇÃO SALARIAL DE 3,71%
» EDITAL DE CONVOCAÇÃO:
» PORTARIA HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO E CLASSIFICAÇÃO
» PORTARIA SOBRE EXPEDIENTE
» BUDNIK FAZ UM BALANÇO DAS ATIVIDADES DA CÂMARA EM 2023
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: 08:30h às 17:00h - Email: atendimento@cmprudentopolis.pr.gov.br
Telefone: (42) 3446-8600