ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Abastecimento de gua:
 
Reunião realizada na terça-feira, 01
 
01/04/2015
Fonte: assessoria
Crédito:

Reunião realizada na terça-feira, 01, no Gabinete do Prefeito Municipal, Adelmo Luiz Klosowski, entre representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e da Sanepar, serviu para explanar sobre a questão da obra de ampliação do sistema de abastecimento de água tratada em Prudentópolis, em execução pela companhia de saneamento. Participaram o prefeito Adelmo, o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Alex Garcia; o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Júlio César Makuch; e da Sanepar, o Engenheiro de Obras Leandro Ribas; o Engenheiro Eletricista Mauricio Cardozo; o Gestor do Escritório de Prudentópolis Ewerton Komar; o Gerente do Setor de Obras da Regional Marcos Cenovicz; e o Gerente Geral da Região Sudeste Antonio Carlos Girardi. Foi anunciado que na próxima terça-feira, 07, será ativado todo o sistema do novo empreendimento, envolvendo desde a captação em Linha Rio dos Patos, Estação de Tratamento de Água na Rua Marechal Cândido Rondon, o reservatório da Rua Domingos Luiz de Oliveira e as unidades de bombeamento para parte alta da cidade, além de vários ramais da tubulação. “Esse teste servirá para ativar toda a obra de ampliação do novo sistema de captação, tratamento e distribuição de água tratada, interligando várias regiões da cidade e com os ajustes finais praticamente será a conclusão do projeto como um todo”, comentou o Gerente Antonio Carlos Girardi. Neste período ainda estão ocorrendo interrupções no sistema de abastecimento, justamente por vazamentos que estão ocorrendo na nova tubulação, que precisa de ajustes, além de conclusão na estação de tratamento e da parte elétrica da captação. “Ao longo desta semana ainda teremos problemas no abastecimento e vamos alertar a população para economizar água, até terminarmos todos estes ajustes”, informou o Engenheiro Leandro Ribas. O Presidente Júlio Makuch solicitou empenho de toda a equipe da Sanepar no sentido de envidar esforços para entrega total do sistema em prazo hábil, pois a falta de água constante na cidade vem sendo cobrada de forma contínua pela população. “Nesta data, terça-feira próxima, acompanharemos a ativação do novo sistema para este teste de interligação de redes com todo o sistema de distribuição, justamente para comprovarmos que a obra vai sair das etapas de execução, para sua conclusão, levando este importante benefício para nossa população”, comentou Makuch.


HISTÓRICO DA OBRA

Após a licitação para contratação da empresa responsável pela execução das obras de ampliação do sistema de captação, tratamento e distribuição de água tratada em Prudentópolis, a Martins Engenharia S/A, pela Sanepar, os trabalhos de implantação de nova rede adutora e reservatórios foram iniciados em Prudentópolis, em meados de abril de 2013. Duas frentes de trabalho passaram a atuar simultaneamente, envolvendo a implantação da duplicação da tubulação de captação de água, desde a estação coletora, junto ao Rio dos Patos, em Linha Inspetor Carvalho, seguindo-se até a estação de tratamento, na Rua Marechal Cândido Rondon. Aliado a isso, se iniciou a construção de um novo reservatório, na Rua Domingos Luiz de Oliveira, próximo ao Colégio Nosso Futuro. As obras contemplam uma nova captação, novo módulo de tratamento, o qual vai aumentar a capacidade de produção de água tratada, um novo reservatório, além de melhorias na rede de distribuição como um todo. Os investimentos contratados são da ordem de R$ 4, milhões, além de melhoramentos no sistema elétrico, que ocorreu no decorrer das obras de ampliação, que servirá para reforçar a rede de energia e motores do sistema de captação.
A previsão da Sanepar e da empreiteira responsável, é de que a conclusão aconteceria até fevereiro de 2014, período em que as unidades descritas estariam em condições de operação, envolvendo a etapa final. No entanto, uma série de fatores interferiu no trâmite dos projetos que sofreram diversas alterações em suas execuções. A própria enchente registrada em julho do ano passado, provocou essa mudança, já que o volume de água na captação cobriu todo o complexo, superando índices da enchente verificada em 1983, que foi um dos maiores da história. Com base nisso, foi projetado um sistema de bomba flutuante, para não haver risco de a captação ficar submersa. O mesmo aconteceu com o quadro de alta tensão da energia elétrica, que também teve de ser erguido para evitar problemas quando de enchentes. Dessa forma, diversos sistemas tiveram de serem recalculados e projetados novamente, com necessidade de se adquirir equipamentos com medidas dimensionadas para esse fim. O projeto contempla a construção de um reservatório de água com capacidade para armazenar 1 milhão de litros; construção de uma nova estação de captação; nova adutora do Rio dos Patos até a estação de tratamento; construção de mais um modulo de tratamento, aumentando a capacidade de tratamento de água; nova rede de distribuição, entre outros. Atualmente, a capacidade dos reservatórios existentes no município fica em torno de 750 mil litros. O sistema de reserva atual não tem condições de abastecer o nosso município todo, e as soluções apresentadas para esse problema foram sempre emergenciais. Com a nova obra, a previsão é de que até 2015 o sistema dê suporte à demanda. 


A questão do abastecimento de água e coleta de esgotos é uma reivindicação antiga que vem sendo cobrada pelo Poder Legislativo Municipal, o qual já constituiu uma Comissão Especial Mista, em meados de 2009, para levantar toda a questão do sistema de água e esgotos, e elaborou relatórios, os quais foram encaminhados para os poderes públicos e autoridades, enfatizando o grande problema de interrupção e insuficiência do abastecimento de água, e coleta de esgotos. Nesta legislatura, a comissão foi recriada e já realizou reuniões anteriores com representantes da Sanepar, além de uma vistoria em todo o sistema. A Câmara de Vereadores acompanhou de perto a luta e reivindicação da população, durante esse  tempo, através da Comissão Especial Mista, composta por membros da Prefeitura e Câmara Municipal, para analisar toda a questão da distribuição de água tratada e coleta de esgotos sanitários no município.

 

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» FELIPÃO DEIXA A SECRETARIA DA AGRICULTURA E RETORNA À CÂMARA
» SESSÕES DA CÂMARA COMEÇAM NESTA TERÇA-FEIRA, DIA 06
» FUNCIONALISMO TERÁ REPOSIÇÃO SALARIAL DE 3,71%
» EDITAL DE CONVOCAÇÃO:
» PORTARIA HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO E CLASSIFICAÇÃO
» PORTARIA SOBRE EXPEDIENTE
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: 08:30h às 17:00h - Email: atendimento@cmprudentopolis.pr.gov.br
Telefone: (42) 3446-8600