ÚLTIMAS NOTÍCIAS / SANEPAR
 
COMISSO ANALISA QUESTO DA GUA E ESGOTO
 
16/06/2009
Comissão reunida para definir metas do relatório
Crédito:

Em virtude de inúmeras queixas recebidas de moradores de vários pontos de nossa cidade, envolvendo a questão da distribuição de água tratada e coleta de esgotos sanitários, além das constantes interrupções no fornecimento, verificadas recentemente, a Câmara Municipal de Prudentópolis decidiu pela criação de uma Comissão Especial para analisar toda a questão no município. Além dos Vereadores Júlio Cesar Makuch e Luciano Marcos Antonio, também integram a comissão, o assessor legislativo Renato Sequinel,         o técnico da Vigilância Sanitária Osni Miguel Luis e o assessor Alex Fabiano Garcia, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Através da Portaria número 007/2009, editada pelo Presidente da Câmara Municipal, Vereador Canderói Mainardes Filho, foi estabelecido um prazo para realização de todos os trabalhos de visitas e coletas de dados a respeito do assunto e emissão de um relatório final, o qual deve ser lido e apresentado em sessão legislativa, em data a ser designada, onde constarão todos os detalhes sobre os problemas e situação existente.
 Numa primeira reunião, os componentes da comissão analisaram o contrato firmado entre o Município de Prudentópolis e Sanepar, em 2006, para exploração do fornecimento de água e coleta de esgotos sanitários, envolvendo todos os termos e propostas, para levantar se há cumprimento e execução. Afora isso, também relacionaram as principais queixas da comunidade no tocante ao assunto, além de problemas de maior evidência que se verificam frequentemente. Dentre esses pontos, estão os constantes casos de furtos de cabos da estação de captação e bombeamento de água junto ao Rio dos Patos, em Linha Inspetor Carvalho, além da queima de motores do sistema de captação, fatores que geram interrupção no fornecimento de água por longo tempo, deixando a cidade sem abastecimento, com graves conseqüências, principalmente a estabelecimentos industriais e comerciais, escolas, hospitais, etc.
 Outro aspecto levantado por essa comissão envolve o sistema de coleta de esgotamentos sanitários. O valor da tarifa cobrado, de oitenta por cento sobre o consumo de água, vem sendo muito questionado pela comunidade, principalmente por haver regiões onde existem redes coletoras instaladas, mas sem funcionamento, enquanto em outros locais há vazamentos com esgoto escorrendo a céu aberto, com graves problemas ambientais e de saúde. Aliado a isso, a Estação de Tratamento de Esgotos- Matadouro apresenta grande mau cheiro à região próxima, haja vista que o RALF – Reator Anaeróbico de Lodo Fluidizado -, implantando em meados de 1996, está com capacidade comprometida. Foram feitas visitas em regiões da cidade como Vila Esperança, Vila das Flores, Loteamento Maringá, BNH Vila Iguaçu, além da própria estação, para se observar as deficiências e problemas, bem como o que está funcionando adequadamente. Com relação ao abastecimento de água, todo o sistema existente foi mostrado pelos técnicos da Sanepar,  de como é feito todo o processo desde a captação até o tratamento e distribuição. Foram ainda explanados os planos de investimentos previstos para futuro, como novas elevatórias da rede de esgotos em regiões distintas da cidade, além de expansão do reservatório de água, o qual encontra-se com capacidade limitada.

 
 Galeria de Fotos
Comisso reunida para definir metas do relatrio
 
 Outras Notícias
» FELIPÃO DEIXA A SECRETARIA DA AGRICULTURA E RETORNA À CÂMARA
» SESSÕES DA CÂMARA COMEÇAM NESTA TERÇA-FEIRA, DIA 06
» FUNCIONALISMO TERÁ REPOSIÇÃO SALARIAL DE 3,71%
» EDITAL DE CONVOCAÇÃO:
» PORTARIA HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO E CLASSIFICAÇÃO
» PORTARIA SOBRE EXPEDIENTE
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: 08:30h às 17:00h - Email: atendimento@cmprudentopolis.pr.gov.br
Telefone: (42) 3446-8600