ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Avaliação do setor:
 
QUESTÃO DA SEGURANÇA É DISCUTIDA NA CÂMARA MUNICIPAL
 
26/04/2019
Fonte: assessoria
Crédito:

Reunião convocada pela Câmara Municipal de Prudentópolis, realizada no “plenarinho”, na quarta-feira, 24, à tarde, reuniu diversos segmentos locais ligados ao setor da segurança, para fazer uma avaliação da estrutura existente atualmente e que atuam nessa área, bem como ações que podem ser implementadas visando ampliar esse tipo de trabalho, para deixar a população mais segura em relação à questão, que sempre registra fatos que alarmam diversas regiões do município. Estiveram participando da reunião o Presidente da Câmara, Jaison Kuhn, mais os vereadores Anderson Alexandre Lemos, Iroslau Woruby, Carina Gasparin Rampi, e Soraia Valéria Bubniak; o Secretário Municipal da Administração, Eli Correa Fernandes; o chefe dos agentes de segurança, Juarez da Luz; o presidente do Conselho de Segurança, Orivaldo dos Santos; o presidente do Conselho da Comunidade, Ayr Azevedo de Moura Cordeiro; o Delegado de Polícia Civil, Dr. Rodrigo Cruz dos Santos; o Investigador da Polícia Civil, Júlio Mauro Zdebski; e o Comandante da 4ª Companhia da Polícia Militar, 1º Tenente Walla Souza Adairalba.

          Ao abrir o encontro, o Presidente da Câmara Jaison Kuhn destacou que o objetivo dessa reunião foi de avaliar a situação atual da área da segurança e ouvir dos seus representantes como se encontra a estrutura existente e formas de atuação no combate à criminalidade, envolvendo as diversas situações. Os vereadores fizeram questionamentos aos presentes, sobre pontos que a comunidade vem enfrentando diariamente e cobrando providências das autoridades para suas soluções. Inicialmente, foi questionado da municipalidade, sobre a situação das câmeras de segurança instaladas em diversos pontos da cidade e que, segundo consta, não estariam funcionando a contento. Segundo o secretário Eli Correa Fernandes, está sendo efetuada uma licitação para contratação de empresas especializadas na manutenção desses equipamentos, com vistas a fazer um completo trabalho de revisão do mesmo e instalação de alguns pontos faltantes. Inclusive, as câmeras do sistema de segurança do Município, também devem ser inteiramente revitalizado. Também haverá implantação de um monitoramento em parceria com a Polícia Militar, o que dará maior suporte no acompanhamento de ocorrências em diversas regiões da cidade e de repartições públicas. Houve questionamento ainda, da parte da prefeitura, sobre fiscalizações em bares, lanchonetes, boates e casas de diversão, além de festas e eventos, a respeito de alvarás, consumo de bebidas e uso de narguilé em vias públicas, som alto, e outros, o que foi informado que está sendo realizado um trabalho constante nesse sentido, para evitar abusos e infrações. Essas ações acontecem periodicamente junto com as polícias, bombeiro, e vigilância sanitária.

         O Delegado de Polícia Civil, Dr. Rodrigo Cruz dos Santos, explanou a respeito de sua atuação na Delegacia local, após recente nomeação, destacando que em virtude de falta de delegados nos quadros da polícia, vem fazendo um trabalho de atendimento cumulativo, entre Prudentópolis e Guarapuava, mas que isso não afeta o desempenho de suas atividades, haja vista que a equipe atua em conjunto. Destacou que está implementando nova metodologia de trabalho com relação aos presos, que atualmente somam 42 na cadeia local, e também com relação ao entorno da mesma, que deve sofrer algumas alterações para evitar novas fugas, a exemplo do que ocorreu recentemente. Também questionou a necessidade de falta de mais agentes para atuar no trabalho investigativo e de presença de agentes penitenciários para cuidarem dos detentos.

         Com relação à Polícia Militar, o Tenente Walla destacou que esteve fora do comando por algum tempo, e que retornou há pouco, buscando organizar novamente ações estratégicas no combate à criminalidade e abusos de uma forma geral. Citou números de registro de furtos e roubos do sistema, os quais indicaram que, em relação a janeiro, comparando-se ao mês de abril, houve uma redução de mais de 70 por cento nos casos atendidos pela companhia. Citou a dificuldade de maior número de efetivo e de viaturas para atendimento, principalmente nas regiões do interior, mas, que, mesmo assim, o trabalho vem acontecendo com resultados positivos, graças ao esforço e dedicação de toda a equipe de policiamento. Salientou que em breve um novo sistema de comunicação via celular para o interior deve ser disponibilizado, o que aumentará o sistema de atuação da polícia, que estará ligada com o cidadão residente no interior e que disponha desse tipo de comunicação, agilizando o deslocamento e ação de combate ao crime. Também a regularização do sistema de monitoramento por câmeras que a prefeitura deve efetuar pode surgir como um ponto a mais para esse acompanhamento mais direto.

         Ficou estabelecido que serão oficializados o Governo do Estado e deputados federais e estaduais, com representatividade local, solicitando aumento no efetivo e estrutura das polícias, bem como da possibilidade de se lotar agentes penitenciários na cadeia local. Outro ponto a ser reivindicado junto ao governo, será o repasse da área existente junto à subestação da Copel, para o Município, visando a implantação futura de um centro integrado de segurança, onde ficariam centralizadas as sedes das polícias, bombeiros, agentes de segurança municipais e outros órgãos ligados à área.

        

        

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» SESSÕES DA CÂMARA COMEÇAM NESTA TERÇA-FEIRA, DIA 06
» FUNCIONALISMO TERÁ REPOSIÇÃO SALARIAL DE 3,71%
» EDITAL DE CONVOCAÇÃO:
» PORTARIA HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO E CLASSIFICAÇÃO
» PORTARIA SOBRE EXPEDIENTE
» BUDNIK FAZ UM BALANÇO DAS ATIVIDADES DA CÂMARA EM 2023
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: 08:30h às 17:00h - Email: atendimento@cmprudentopolis.pr.gov.br
Telefone: (42) 3446-8600