ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Comissão reativada:
 
FALTA DE ÁGUA NA CIDADE ESTÁ SENDO NOVAMENTE AVALIADA
 
19/11/2012
Fonte: assessoria
Crédito:

A Comissão Especial Mista criada através da Portaria número 007/2009, editada pelo Presidente da Câmara Municipal, Vereador Canderói Mainardes Filho, para analisar, na época,  toda a questão da distribuição de água tratada e coleta de esgotos sanitários, além das constantes interrupções no fornecimento, verificadas no município, foi reativada pela câmara no início de novembro de 2012. Através de reedição de nova Portaria, o Presidente Canderoi Mainardes Filho mostrou preocupação com as constantes queixas dos cidadãos sobre o problema, que persiste em muitas regiões da cidade, com o início do período de calor.  Além dos Vereadores Júlio Cesar Makuch, Presidente  e Luciano Marcos Antonio, Relator,  também integram a Comissão, os Assessores Legislativos Renato Sequinel, e Humberto José Sanches; o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Marcelo Charnei e o Técnico da Vigilância Sanitária, Osni Miguel Luiz. Em 2009, a CEM realizou todos os trabalhos de visitas e coletas de dados a respeito do assunto e emitiu um relatório final, o qual foi lido, apresentado e votado em Sessão Legislativa,  onde constaram todos os detalhes sobre os problemas e situação existente. O Plenário, após acompanhar toda a explanação feita pelo Presidente e Relator da CE, com leitura dos dados, mostra de fotos e vídeo de todo o completo, aprovou por unanimidade o relatório, o qual foi encaminhado aos órgãos competentes para conhecimento e providências cabíveis.
Os trabalhos da comissão, nesta nova etapa, se iniciaram em novembro, com reuniões com as gerências local e regional da Sanepar, além de visitas à Estação de Tratamento de Água, Estação de Tratamento de Esgotos Matadouro e Papuã, Emissário de Esgotos no Rio dos Patos, Elevatórias Vila Iguaçu, Pousinhos e Estação de Captação de Linha Inspetor Carvalho. Todo o trabalho foi novamente fotografado e os dados de 2009 foram avaliados com a situação atual, para observar o índice de investimentos e serviços realizados pela companhia, para amenizar a situação dos consumidores. Na última reunião realizada, com a presença do Gerente da Agência Local, Sommer George Neto e do Gerente Regional/Ponta Grossa, Leandro Marcondes Ribas, com os Vereadores Luciano Marcos Antonio, Júlio César Makuch, e os assessores municipais Osni Miguel Luis, Renato Sequinel, Marcelo Charnei e Humberto José Sanches, todos estes detalhes foram discutidos. Com relação a rede coletora de esgotos sanitários, a gerência da Sanepar informou que com as novas obras de extensão de rede realizadas recentemente, em parceria com a prefeitura, a cobertura de rede chega a 79 por cento das ligações existentes, que chegam a oito mil em todo o quadro urbano. A partir das obras, foram atendidas as regiões de Vila Das Flores, Iguaçu e Maringá, que apresentavam problemas de esgoto a céu aberto. Das 400 ligações previstas nesta etapa de ampliação, em torno de 110 foram concluídas e o restante deve ocorrer até início de 2013.
Por sua vez, com relação ao abastecimento de água tratada, os gerentes destacaram que ao longo do tempo, houve uma carência em investimentos no setor de captação, abastecimento e distribuição, que está gerando este colapso atual. Assim, as medidas que acontecem até agora são meramente emergenciais e não suprem a demanda existente. Entre 2009 e 2010 houve o período crítico, quando se instalou uma estação de tratamento metálica, para aumentar o volume de água disponível, mas que não normalizou a situação, principalmente em períodos quentes. Houve então, por parte da Sanepar, em parceria com a Prefeitura Municipal, de se investir em um projeto a longo prazo, que deve suprir a demanda por mais vinte anos. O Setor de Engenharia e Projetos da companhia estipulou a obra em 4,2 milhões de reais, cujos recursos já estão alocados e em 20 de dezembro deve acontecer a abertura da licitação para contratar a empresa responsável. O projeto envolve uma nova captação, linhas de adução, mais um módulo de tratamento, redes de reforço de adução, rede de reforço para região alta da cidade, bombeamento novo para região alta, além de reforma em escritórios e almoxarifado. Será erguido um novo reservatório com um milhão de litros na Rua Domingos Luis, próximo da Escola Nosso Futuro, que fornecerá água para toda a região alta da cidade, enquanto o atual sistema abastecerá as demais regiões. 
Para a Sanepar, alguns pontos chamam a atenção para essa constante escassez do abastecimento. Um deles, é a falta de caixas de água para reserva domiciliar das casas situadas nessas regiões. Pesquisa feita por amostragem em dez por cento das economias domiciliares, indica que 67% delas não possui qualquer sistema de reserva, ou caixa d’água. Dessa forma, qualquer pane no sistema ou elevação do consumo, faz com que muitas pessoas fiquem sem qualquer fornecimento por um ou dois dias. Isso se verifica com maior frequência nos dias de calor intenso e entre sexta-feira e sábado, onde a maioria das pessoas permanece por mais tempo no lar e efetua serviços de limpeza e lavagens de roupa. Tomando-se por base a média de consumo de uma casa em nossa cidade, de doze metros cúbicos, ou doze mil litros/mês, equivalente a 300 ou 400 litros/dia, se o morador investisse num reservatório de 500 litros, que é considerado pequeno, com uso racionado, teria água por até dois dias, o que equilibraria a situação. Outro fator que antecipou o estrangulamento do sistema de abastecimento foi o grande aumento de residências construídas nos últimos anos no quadro urbano. Para se ter ideia,  há sete anos, tínhamos em torno de cinco mil ligações. Hoje já são mais de oito mil, o que comprometeu o abastecimento. A reservação atual do sistema da Sanepar envolve dois reservatórios, um elevado de 150 mil litros e outro enterrado de 300 mil litros, totalizando 450 mil litros. Hoje, a parte alta da cidade é abastecida por bombas que jogam entre 1300 a 1400 metros cúbicos, com o sistema trabalhando até 22 horas por dia para suprir todo o consumo, e mesmo assim há escassez.
Agora, de posse dos novos levantamentos, um novo relatório será formulado, apresentado em Plenário e encaminhado aos órgãos competentes.

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» SESSÕES DA CÂMARA COMEÇAM NESTA TERÇA-FEIRA, DIA 06
» FUNCIONALISMO TERÁ REPOSIÇÃO SALARIAL DE 3,71%
» EDITAL DE CONVOCAÇÃO:
» PORTARIA HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO E CLASSIFICAÇÃO
» PORTARIA SOBRE EXPEDIENTE
» BUDNIK FAZ UM BALANÇO DAS ATIVIDADES DA CÂMARA EM 2023
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: 08:30h às 17:00h - Email: atendimento@cmprudentopolis.pr.gov.br
Telefone: (42) 3446-8600