ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Jubileu de Ouro:
 
COMIT PR-CONSTRUO DO MONUMENTO AO POETA TARS CHEVTCHENKO HOMENAGEADO
 
10/12/2014
Fonte: assessoria
Vereadores e lideranças representando a Comunidade Ucraniana presentes durante a entrega da Moção de Reconhecimento
Crédito:

Integrantes do Comitê Pró-Construção ao Monumento ao Poeta Ucraniano Tarás Chevtchenko receberam homenagem da Câmara Municipal de Prudentópolis, pelo “Jubileu de Ouro” da obra em nossa cidade, cuja data é registrada em 03 de dezembro. No ano de 1989 houve a inauguração oficial do monumento e também da Praça Ucrânia, localizados na Rua Cândido de Abreu, onde também funciona atualmente o Museu do Milênio. Durante sessão legislativa de segunda-feira, 08, foi conferida Moção de Reconhecimento Público aos integrantes da Associação Amigos do Museu do Milênio e membros da Comunidade Ucraniana, a qual foi proposta pelo Vereador Luciano Marcos Antonio (PMDB). Estiveram presentes à sessão diversas lideranças locais como o Ex-Prefeito Markiano Antonio; o Ex-Deputado Estadual João Techy Filho; a Diretora do Instituto Santa Olga, Filomena Proczek; Contabilista Vassílio Mysko; Madalena Lozovey, além de alunos e professores do mesmo. O empresário Lademiro Gerei, a Professora Meroslava Krevey e o Ex-Prefeito Gilberto Agibert Filho receberam a Moção e falaram sobre a obra, já que foram os principais envolvidos no comitê, à época. A estátua de bronze foi confeccionada pelo artesão Leo Mol, do Canadá, enquanto os projetos arquitetônico e estrutural foram desenvolvidos pelo Arquiteto Canadense Myroslav Nimeiv e pelo Engenheiro Civil Jonel Nazareno Iurk, de Prudentópolis. Através deste monumento, Prudentópolis é lembrado em várias partes do cenário mundial, já que recebe turistas vindos de muitos países, para conhecer a obra, que retrata o maior dom da humanidade e liberdade. Em todo o Mundo existem cerca de 1.500 obras semelhantes espalhadas pela Europa, Américas e outros Continentes. Tarás Chevtchenko foi Poeta, Pintor, Artista Plástico, Humanista e Libertacionista, conquistando o mundo pelas suas obras e ações em prol da libertação de seu povo.
 O empresário Lademiro Gerei, ao se pronunciar em Tribuna na sessão, destacou que a homenagem reconhece o trabalho de uma comunidade como um todo, a qual se empenhou em eternizar a memória de seu ídolo libertacionista de maior expressão, admirado e citado em todos os setores onde a etnia ucraniana está presente. Na época, cita que o movimento para construção da praça e do monumento foi de grande dificuldade, haja vista a falta de recursos e infraestrutura disponíveis, envolvendo vários aspectos. Basta citar que a estátua veio do Canadá para a Argentina e precisou ser buscada no país vizinho. Gerei esteve lá e enfrentou grandes dificuldades na liberação da mesma, haja vista os entraves burocráticos, o que demandou uma negociação por três dias para que a mesma seguisse viagem a Prudentópolis.
 A Professora Meroslava Krevey salientou que sua consecução se deu graças a um “trílogo” entre comunidade prudentopolitana, Município e Estado. “A comunidade esteve representada sob a liderança da Igreja; o Município, através do Senhor Prefeito Gilberto Agibert Filho e equipe; e a nível estadual, a Deputada Estadual Vera Agibert, de nossa cidade, que fez a intermediação junto ao governo de diversas questões que eram necessárias para concluir a obra”, enfatizou Meroslava.
 Por sua vez o Prefeito da época, Gilberto Agibert Filho, ao se manifestar destacou a sua satisfação em ser lembrado, 25 anos após uma obra a qual não mediu esforços em sua administração para apoiar sua edificação. “Nós apoiamos a iniciativa da comunidade e nossa administração participou ativamente do projeto que deixou Prudentópolis inserida dentro do cenário mundial da etnia ucraniana, retratando sua importe presença em nosso meio”, comentou.
 O autor da matéria, Vereador Luciano Marcos Antonio (PMDB) salientou que a iniciativa da moção partiu de um diálogo com a Professora Meroslava, a qual serviu para marcar os 25 anos de sua criação em nosso município e um modo de lembrar e homenagear as pessoas que estiveram envolvidas em todo o processo de sua idealização e construção. “Essa Moção de Reconhecimento serve para marcar a data dos 25 anos e homenagear a todos que participaram das etapas de construção”, concluiu.

 

 
 Galeria de Fotos
Vereadores e lideranas representando a Comunidade Ucraniana presentes durante a entrega da Moo de Reconhecimento Diversos representantes da Comunidade Ucraniana e autoridades da poca tambm vieram participar da entrega da Moo de Reconhecimento Vereador Luciano Antonio confere a Moo ao Empresrio Lademiro Gerei
 
 Outras Notícias
» FELIPÃO DEIXA A SECRETARIA DA AGRICULTURA E RETORNA À CÂMARA
» SESSÕES DA CÂMARA COMEÇAM NESTA TERÇA-FEIRA, DIA 06
» FUNCIONALISMO TERÁ REPOSIÇÃO SALARIAL DE 3,71%
» EDITAL DE CONVOCAÇÃO:
» PORTARIA HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO E CLASSIFICAÇÃO
» PORTARIA SOBRE EXPEDIENTE
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: 08:30h às 17:00h - Email: atendimento@cmprudentopolis.pr.gov.br
Telefone: (42) 3446-8600