ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Homenagem ao poeta:
 
ASSEMBLEIA LANA LIVRO SOBRE TARS SHEVTCHENKO
 
20/03/2014
Fonte: assessoria
Autoridades na solenidade em homenagem ao poeta, promovida pela Assembleia Legislativa
Crédito:

No ano em que se comemora o bicentenário do poeta Tarás Shevtchenko, nascido em 1814, símbolo da literatura e da Ucrânia moderna, a Assembleia Legislativa do Paraná realizou uma homenagem especial ao artista. Por proposição do presidente da Comissão de Cultura, deputado Péricles de Mello (PT), foi realizada solenidade de lançamento do livro “Taras Shevtchenko – O Poeta da Ucrânia”, na terça-feira (18), às 17 horas, no Espaço Cultural do Legislativo. “A comunidade ucraniana no Paraná recebe este presente de uma das maiores expressões culturais do seu país de origem, reconhecido por influenciar a consciência de libertação dos ucranianos, com ideias que permanecem até hoje na luta pela independência da nação. O artista dedicou sua vida à poesia e à pintura”, destaca Péricles. O Paraná reúne cerca de 400 mil descendentes ucranianos, do total de meio milhão que existe em todo Brasil.
O livro comemorativo foi organizado pelo cônsul honorário da Ucrânia em Paranaguá, Mariano Czaikowski, e recebeu também a contribuição do presidente da representação central da Comunidade Ucraniana Brasileira, Vitório Sorotiuk. Czaikowski diz que foi convidado a traduzir e republicar a obra. Segundo o cônsul, foram acrescentados ao texto dessa nova edição alguns poemas vertidos diretamente do original em ucraniano, em traduções feitas por Wira Selanski em conjunto com Helena Kolody. O cônsul reforça que a língua ucraniana, seu uso e sua defesa sempre foram a principal preocupação de Shevtchenko. “Esta é uma grande homenagem ao poeta”, salienta. Ele ressalta ainda que em 2013 o Brasil deu início ao ensino à distância da língua ucraniana, por meio de um acordo de cooperação firmado entre a Universidade Nacional Pedagógica Dragomanova, de Kyiv (Ucrânia), e a Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná – Unicentro, com sede em Guarapuava. Participaram da solenidade inúmeros deputados estaduais, o Presidente da Assembleia, Deputado Valdir Rossoni; a Consul da Ucrânia no Brasil, Laryssa Myronenko; o Vereador José Adilson dos Santos (PSC), representando a Câmara Municipal de Prudentópolis e o Vereador João Sávio, da Câmara Municipal de Guamiranga. O Vereador José Adilson destacou que o lançamento do livro, destaca a programação realizada em várias cidades, em homenagem aos duzentos anos do poeta. Em Prudentópolis, um ato solene lembrou a data, reunindo inclusive o Embaixador da Ucrânia no Brasil. “Para nós, representantes da maior comunidade ucraniana do Brasil participarmos desta homenagem é motivo de satisfação, fazendo com que a etnia mantenha viva sua tradição”, destacou José Adilson.

 

 
 Galeria de Fotos
Autoridades na solenidade em homenagem ao poeta, promovida pela Assembleia Legislativa Vereador Joo Svio, Vitrio Sorotiuk, Vereador Jos Adilson e a Cnsul Laryssa Myronenko
 
 Outras Notícias
» FELIPÃO DEIXA A SECRETARIA DA AGRICULTURA E RETORNA À CÂMARA
» SESSÕES DA CÂMARA COMEÇAM NESTA TERÇA-FEIRA, DIA 06
» FUNCIONALISMO TERÁ REPOSIÇÃO SALARIAL DE 3,71%
» EDITAL DE CONVOCAÇÃO:
» PORTARIA HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO E CLASSIFICAÇÃO
» PORTARIA SOBRE EXPEDIENTE
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: 08:30h às 17:00h - Email: atendimento@cmprudentopolis.pr.gov.br
Telefone: (42) 3446-8600