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PEDIDOS DE MELHORIAS DOS TREVOS SO ENTREGUES AO DER
 
07/05/2013
Fonte: assessoria
Superintendência do DER/Ponta Grossa recebeu os pedidos das lideranças locais
Crédito:

A questão dos acessos a Prudentópolis, tanto pela Br-277, como pela Br-373, vem sendo motivo de preocupação das autoridades nos últimos tempos, pelos inúmeros acidentes e riscos constantes que oferecem a pedestres, moradores das imediações e motoristas que se utilizam dos mesmos. Inclusive, a Br-373, que corta a cidade de Prudentópolis, foi palco recente de interdição temporária por moradores, em protesto pela falta de segurança e registro de mais de dez atropelamentos com vítimas fatais em prazo de pouco mais de um ano. Para levar reivindicações a respeito, durante audiência realizada no Departamento de Estradas de Rodagens - DER /Regional de Ponta Grossa, na quinta-feira, 02, os vereadores Júlio César Makuch, José Amilcar Pastuch e José Adilson dos Santos, acompanhados do Diretor da Escola Estadual Capitão Domingos Vieira Lopes, da comunidade de Linha Rio da Areia, Adriano Alves da Cruz Neto, e da Chefe do Escritório Regional do 15º. Distrito Rodoviário de Irati, Engenheira Lucimara Farias, foram recebidos pelo Superintendente Regional dos Campos Gerais, em Ponta Grossa, Engenheiro Ciro Macedo Ribas Júnior, onde expuseram diversos aspectos dos pontos de maior preocupação com relação às rodovias que passam pelo território prudentopolitano. O Vereador José Adilson e o diretor da escola de Rio da Areia, Adriano da  Cruz Neto, citaram o caso do Trevo do Relógio, onde as obras de alterações no traçados, promovidas pela concessionária que administra o trecho, causaram transtornos aos moradores da comunidade, que precisam cruzar a rodovia diariamente, principalmente alunos que frequentam o estabelecimento escolar. Em movimentações religiosas da igreja também há riscos iminentes, pois a mesma está à beira da rodovia e há movimentação de pedestres e veículos cruzando a pista. Além de uma solução mais segura para a questão, há reivindicação de melhor sinalização preventiva sobre a presença da escola e da sede da comunidade, além de placas que melhor indiquem a opção de seguir a Prudentópolis via Br-373 ou via Br-277, a qual, atualmente não é suficiente. Inclusive, placas valorizando o potencial turístico, religioso e cultural de Prudentópolis foram sugeridas, para que o viajante, ao invés de seguir via Irati, passe pela nossa cidade. O Vereador José Amilcar Pastuch, expos a grande preocupação de pontos da rodovia Br-277, nos acessos às comunidades de Tijuco Preto, Terceira Linha Marcondes, Jesuíno Marcondes-Sede e trevo de acesso a Prudentópolis, via Pr-160. Além de falta de sinalização orientando os acessos, os quais registram grande movimentação, há pedidos de radares eletrônicos, principalmente no trevo à Pr-160, onde diversos acidentes, inclusive com vítimas fatais já ocorreram. Nos demais acessos, também foi solicitado uma abertura maior da área de refúgio, para possibilitar manobra de caminhões e ônibus, principalmente do transporte escolar. Por sua vez, o Presidente da Câmara, Vereador Júlio Makuch, comentou sobre a questão dos trevos de acesso à cidade de Prudentópolis, via Br-373, principalmente próximo da rodovia que demanda à Linha Esperança, e nas regiões dos núcleos habitacionais. Há mais de dez anos a comunidade aguarda a conclusão dos trabalhos de um trevo seguro e prático, para possibilitar a ligação a todos os sentidos, principalmente de motoristas que chegam oriundos da região norte do município. Na região dos núcleos, já houve um primeiro avanço, com sinalização e radares, porém a reivindicação é de que haja mais investimentos para segurança de alunos que frequentam as escolas estabelecidas nas margens da rodovia e que acolhem alunos das imediações.
 De parte do Departamento de Estradas e Rodagens, foi informado que obras nesse sentido estão programadas para futuro pelo governo, em parceria com a concessionária Caminhos do Paraná, que administra os dois trechos. Junto ao trevo de acesso à Rodovia Estadual Pedro Denczuk, a Pr-160, citou que a instalação de um radar eletrônico depende de fixação de um ponto de energia elétrica, o qual deverá ser fornecido pelo Município de Prudentópolis, bem como a instalação de um super poste de iluminação, que também auxiliará na segurança e visibilidade. Nos demais pontos ações devem ser realizadas em breve, principalmente no tocante à sinalização e remodelação dos acessos. Já na região junto à cidade, pela Br-373, a superintendência regional citou que existe um estudo feito nos últimos quatro anos, que registra a demanda necessária e as ações a serem implementadas. O projeto será apresentado a partir de agora ao Governador Beto Richa, para sua possível inclusão no cronograma futuro de obras estaduais. Há previsão de construção de um túnel “trincheira” para propiciar o cruzamento sob a rodovia nas proximidades da rodovia que liga à Linha Esperança, que deve eliminar inúmeros riscos e trazer mais comodidade aos motoristas. Na região dos núcleos habitacionais, está programada a fixação de mais uma passarela para travessia dos pedestres, próximo das escolas. Nas imediações do trevo principal da cidade,  há estudos para pavimentação asfáltica nas ruas marginais, ligando desde este ponto até se chegar ao Centro de Eventos, o que daria mais uma via de trânsito aos motoristas locais, evitando-se a circulação pela Br. Em termos de obras gerais, há previsão de criação de aproximadamente quatro quilômetros de terceira pista, no percurso entre Imbituva e Guarapuava, o que vai desafogar pontos de trânsito lento, existentes atualmente. O Presidente Makuch salientou que o encontro foi plenamente positivo e agora se aguarda ações da municipalidade e do governo estadual. Ofício à Prefeitura Municipal foi encaminhado, salientando a questão e pedindo esforços no sentido de instalação do ponto de energia e super poste no trevo da Br-277. Ao Governo do Estado e lideranças políticas, foram encaminhados ofícios pedindo apoio para as demais obras.

 
 Galeria de Fotos
Superintendncia do DER/Ponta Grossa recebeu os pedidos das lideranas locais Acesso  cidade, via Br-373, junto da entrada  Linha Esperana  antiga reivindicao
 
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