ÚLTIMAS NOTÍCIAS / CRAS
 
Mais de 1400 atendimentos em um ano
 
17/07/2009

 O CRAS - Centro de Referência da Assistência Social- comemorou seu primeiro aniversário. A Secretária de Promoção Social Jeanne Maria Agibert esteve na Câmara Municipal de Vereadores, quando ressaltou a importância do trabalho do CRAS nas comunidades abrangidas pelo programa.
De acordo com Jeanne, o CRAS é a porta de entrada dos munícipes para os programas socioassistenciais.  Em um ano de existência já realizou 1400 atendimentos aos moradores de sua área de abrangência e se tornou referência para os 21 municípios da região Central Centro Sul do Paraná, de acordo com dados da Secretaria Estadual do Trabalho e Promoção Social. “Muito mais do que um espaço exclusivamente técnico, o CRAS é um espaço afetivo de acolhimento destinado a fortalecer os vínculos familiares e comunitários de seus usuários, assim consolidando a autonomia e o protagonismo de cada cidadão”, destacou.
Para realizar o atendimento de maneira personalizada, o CRAS dispõe de duas assistentes sociais, uma pedagoga, um psicólogo, dois técnicos e uma auxiliar de serviços gerais que trabalham para que o maior número de alternativas possa ser encontrado em diversos aspectos da vida familiar e comunitária dos usuários, sejam elas de cunho social, afetivas, relacionais ou emocionais ou ainda de caráter educacional, às famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família ou Benefício de Prestação Continuada, que é o público que o CRAS atende.
Além disso, o CRAS de Prudentópolis saiu na frente mais uma vez por ser o único a disponibilizar o Cartão do usuário, que agiliza os procedimentos e integra o sistema de dados, oferecendo ao atendimento privacidade e possibilidade de avaliar qualitativamente as intervenções e prescrições realizadas pela equipe.
Jeanne destaca que o trabalho do CRAS conseguiu, neste seu primeiro ano, tanto reconhecimento, que na Conferência Municipal de Assistência Social, uma das principais reivindicações da comunidade foi a criação de unidades do CRAS no interior do município. “Ainda não é possível essa realização, mas temos um projeto de implantar, já no próximo ano, um CRAS itinerante, que atenderia a comunidades do interior”, anuncia. Os Vereadores destacaram a importância da autuação desse órgão assistencial em nossa cidade, como forma de amparo e apoio a famílias carentes que enfrentam as mais variadas formas de problemas e dificuldades, e muitas vezes não sabem para onde acorrer. O Presidente Canderói Mainardes Filho agradeceu a visita da Secretária Jeanne para expor estas questões e esteve participando, juntamente com Vereadores, das festividades de um ano desenvolvidas pelo órgão.
Após as festividades de aniversário do município, que acontecem durante o mês de agosto, o CRAS vai realizar palestras em algumas comunidades do interior, que já estão agendadas pelos profissionais do CRAS.
A fala da Secretária de Promoção Social foi bastante elogiada pelos vereadores presentes na sessão, que destacaram a importância no trabalho da Secretaria no apoio ao projeto e da preocupação que a Prefeitura Municipal tem demonstrado em relação aos programas sociais no município.

 

 
 Outras Notícias
» FELIPÃO DEIXA A SECRETARIA DA AGRICULTURA E RETORNA À CÂMARA
» SESSÕES DA CÂMARA COMEÇAM NESTA TERÇA-FEIRA, DIA 06
» FUNCIONALISMO TERÁ REPOSIÇÃO SALARIAL DE 3,71%
» EDITAL DE CONVOCAÇÃO:
» PORTARIA HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO E CLASSIFICAÇÃO
» PORTARIA SOBRE EXPEDIENTE
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: 08:30h às 17:00h - Email: atendimento@cmprudentopolis.pr.gov.br
Telefone: (42) 3446-8600